Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Atlas - O cara que carrega o mundo


Vivem me dizendo que não posso carregar o mundo nas costas, que é impossível agradar todo mundo, que não há homem capaz de gostar de todos, que eu não posso resolver os problemas mais profundos da vida alheia... Essa parte eu entendi. Mas então quem pode?
Onde esta o filho da mãe que pode fazer isso tudo e não esta fazendo nada. Ei bobalhão! Tem muita gente sofrendo aqui! Daria para você vir ajudar?
Não, esse cara não vem. Talvez por não dar a minima, talvez por não existir... Não sei ao certo. Gosto de pensar que esse cara existe, mas não é um ser corpóreo. Penso que seja um ser que se dividiu em um zilhão de pedaços e cada ser humano carrega um pouco dele dentro de si.
Sendo assim é mesmo impossível carregar o mundo nas costas sozinho, mas é fácil fácil quando tentamos fazer isso em grupo. Isso é a verdade? Não sei. Mas gosto de pensar que deva ser assim.
Primeiro por que é uma justificativa as minhas tentativas de ajudar a todos, depois por que me traz a esperança de que alguém possa me ajudar.
Ai você vem e diz que eu me iludo. Pode ser. Mas quem conseguiria viver sem um pouco de ilusão? Sem uma pequena loucura? Acho que ninguém, ou talvez só o cara que pode udo. Mas nisso tudo ainda não disse oque me leva a escrever...
Mesmo eu tentando cuidar de tudo e todos sempre, sou obviamente insuficiente. Disso não há duvida. Mas há no meu interior algo que não sabe desistir, e e não tenho vontade alguma de que isso mude.
Pois ao meu lado pessoas choram. Algumas fazem pior, fingem sorrir. E essas as vezes me enganam, mas quando eu descubro dói bem mais. Não suporto o sofrimento alheio, dói mais que o meu. Dói mais por que não dói em mim, dói num peito que não é meu. Onde eu pouco posso fazer para a dor diminuir.
Ahhh as vezes eu queria ser o tal cara que pode tudo. Semearia um sorriso sincero em cada rosto amargurado. Sonho tolo? Sim! Mas quem há de viver sem um sonho tolo? Seria uma vida vazia, ou talvez nem vida seria, apenas uma inútil sobrevivência
Bom,não posso ser esse tal cara. Não posso ajudar a todos. Assim como todo mundo eu sou limitado e imperfeito, a ponto de algumas vezes eu mesmo ser o motivador das lagrimas que correm nos rostos que amo.
Bom ai eu paro e penso... Não seria melhor desistir, se está claro que não vou ter sucesso? Hunf...
Não vou continuar fazendo oque posso, no limite do possível. E só as vezes passando um tiquinho disso. Por que? Não sei.
È mesmo tão pouco oque se pode fazer. Vejo muitas pessoas que desistiram de se importar com os outros e parecem viver bem. Até melhor que eu. Mas... temo me sentir vazio. E a solidão faz doer.
Eu sei, as vezes eu a encontro. Aqui nesse apartamento pequeno longe de tudo, outras vezes numa multidão de pessoas que olham, mas não enxergam umas as outras. E quando eu a encontro, chamo pelo homem que pode carregar o peso do mundo. Na esperança que ele possa carregar o peso do meu.
Se ele vem? Nunca o vi, mas as vezes quem vem são as pessoas com as quais me preocupo. Que na falta de um nome especial para as pessoas mais importantes do mundo, as chamo de amigos. Elas vem e me ajudam a me levantar, oque me faz acreditar na teoria de que cada um tem em si a chave para começar uma mudança. Oque precisamos é de mais gente para fazer essa mudança acontecer.
E meus amigos, com um gesto ou um sorriso salvam minha alma da solidão.
E, se é mesmo impossível ajudar todos sempre, que eu tenha força para ajudar alguns as vezes. Que eu possa levar um sorriso par quem importa. È oque eu desejo todos os dias... E espero que, um dia desses, o homem que pode tudo, se é que existe, passe por perto de mim e escute meu pedido. Realizando-o. Pois existem muitos amigos a minha volta que sofrem. Quando sofrem eu sofro. Mas acredito que nenhum de nós deveria sofrer.
Sou infantil ou inocente demais ao pensar essas coisas? Talvez. Mas quero ser assim sempre.

(Caracoles, ficou confuso pacas. Mas a moral de história é: Quando você achar que não há quem se importe, lembre-se que eu me importo! Com tudo, todos... e sem duvida nenhuma, com você.)

Um comentário:

Anônimo disse...

Felizmente vc não está só nessas derrotas diarias.