Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Ignorancia é uma benção!

Muitos vão ler esse titulo e fão fazer caretas, vão reclamar e até fazer criticas e ofensas a minha pessoa.Mas é por puro medo de admitirem que concordam plenamente.
Todos os seres com alguma pontuação no teste de QI já tiveram inveja dos seres com atividade celebral mais baixa que a deles. É um sentimento inevitavel , pois a fonte da maioria dos nossos problemas vem da capacidade de perceber que eles existem e de analizar criticamente o mundo no qual vivemos.
Eu sofre freguentemente desse mal. Muitas vezes me vejo invejando essas pessoas que conseguem ser felizes simplismente ingerindo grandes quantidades de alcool, acompanhando os jogos do brasileirão e discutindo a semana inteira oque aconteceu no ultimo programa de calouros do domingo.
Uma vida onde seus maiores problemas são a temperatura da sua bebida, a hora do jogo do seu time do coração e como chegar ao estadio a tempo e principalmente onde raios a por...PI!...ra do controle remoto resolveu se esconder. (mas sou obrigado a admitir que não importa quão inteligente você é... o controle remoto continua sumindo sem maiores explicações)
E sempre que tenho esse desejo de ser mais bossal me vem na cabeça as coisas intelectuais de que eu tanto gosto. Não me sentiria feliz sema fisica, a arte e a musica. Não consigo me imaginar priado do conhecimento. Não saber de que material as coisas que me cercam são feitas, como funcionam meus orgãos internos, não saber apreciar pinturas, esculturas e construções, e principalmente não conhecer a cultura musical da minha terra.
Simplismente não conseguiria viver rodeado de crendices, boatos e musica Funk!
Mas isso por que eu ainda tenho a habilidade de pensar. Uma vez que me tronasse ignorante, nada disso existiria e só oque eu veria são crendices, boatos e muita musica funk.
Eu veria toda forma de ciencia como besteira, arte como papel higienico metido a besta e musica bem escrita como coisa velha do tempo do meu avô.
SInto pena dos ignorantes nesse ponto, pois eles são privados do melhor do mundo. Mas tambem são poupados do pior do mundo.
Eles não apreciam as grandes construções, verdadeiros milagres de engenharia.Mas tambem não precisam se preocupar com os impactos ambientais causados por essas construções.
Eles não entendem a funcionamento do universo, porem tambem não temem nenhum tipo de desgraça que pode acabar com o planeta em instantes.
Eles não sabem o gosto de se ouvir uma armonia com uma letra super critica, mas tambem não sofrem da depressão de se entender a dor do altor da canção.
Eles não se preocupam com o desenvolvimento sustentavel da raça humana, mas tem a grande benção de não sbaer que isso é uma luta perdida e que a humanidade esta fadada a extinção e que todos os esforços que fazemos são apenas para adiar o inevitavel.
SEr ignorante é abrir mão da beleza da vida em troca da paz inabalavel. A nãoser que o time perca, ai a paz da lugar a uma selvageria inacreditavel.
Mas pense bem, ignorantes revoltados só quebram uma ou duas mesas de bar. Intelectuais revoltados derrubam governos, destroem paises ou até continentes!!! Vendo por esse lado os ignorantes parecem bem menos barbaros, não?
O fato é que a inteligencia é um dom que devemos usar com cuidado e responsabilidade, e é essaresponsabilidade que nos faz sentir inveja dos ignorantes, que embora não tenham o dom de pensar tem a vantagem de ter uma vida despreocupada.
E o mais incrivel é que eles naõ sabem de nada disso, eles usufluem de todos os beneficios da ignorancia sem jamais perceber que estaão fazendo isso, ou que ao viverem suas vidas despreocupadas estão abandonando um mundo muito mais incrivel!
Eles simplismente vivem! Sem maiores motivações, algo praticamente puramente biológico e instintivo. Como um cão, gato ou melhor papagaio, já que este ultimo fala! (imitações do que ouve dos seres mais pensantes, assim como os ignorantes)
Oque explica o fato de não se ver um ignorante invejando a inteligencia de ninguem. Ele não sente façta de nada, até por que é ignorante demais para ver quantas coisas existem a sua volta que são merecedoras de analize e critica.
O máximo que um ignorante sente de um intelectual é dó... eles sentem pena de nós por sermos tão estranhos, preocupados, esnobes, metidos, teimosos... em resumo estranhos.
Os ignorantes tem dó dos intelectuais!!! Assim como os intelectuais tem dó dos ignorantes... ah, como eu queria ser ignorante!

Nenhum comentário: