Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eleições 2010


Não falei nada antes por achar que isso não fosse acontecer. Erro meu. Acreditar no meu pais foi erro meu! Chega a doer falar isso, mas é verdade. Ontem o meu estado, do qual tenho orgulho, me decepcionou. E hoje eu acordei tentando entender oque foi que aconteceu. Simplismente nada mais faz sentido. As pessoas motivadas pelo descontentamento ou pelo desconhecimento da real conseguencia dos seus atos fizeram algo que me impresionou. Me assutou. Ontem o Sr. Francisco Everardo Oliveira Silva foi eleito deputado federal pelo estado de são paulo. Oque me assuta é saber que nem quem votou nele sabe disso! Pois votaram no personagem Tiririca, porem o eleito foi o ator que faz o papel do palhaço. Não teremos Tiririca na camara dos deputados, teremos Francisco! Oque já é algo a se pensar. Alias agora é tarde para se pensar, ele já esta eleito. Porem mesmo não fazendo diferença eu vou tentar explicar oque eu vejo de desanimador e preocupante nessa eleição. Primeiro entenda quem é Francisco, ou Tiririca. Agora é tarde para querer diferenciar. Esse cara nasceu no interior do ceará numa cidade chamada Itapipoca. Trabalhou desde criança no circo e passou por diversas funções até se tornar palhaço. Fez susseço como palhaço e passando muita necessidade conseguiu até levantar um circo próprio. No qual botaram fogo! O Francisco passou fome batalhou, conseguiu se reerguer.Levantou lona novamente e alcançou a fama com a musica "Florentina". UM homem batalhador que alcançou fama nacional e este ano. Do nada! SE candidata a deputado federal a convite do partido PR. Aparecendo no horario eleitoral com o slogan; "Vote Tiririca. Pior do que tá não fica." Atraino a atenção das pessoas infelizes com a politica nacional e tambem das pessoas que acham que votar nele seria uma boa piada. Assim fica dificil decidir quem é o palhaço! Se é quem voutou ou quem foi votado, mas tudo bem... Segue o texto. A ideía de protestar com votos ridiculos é velha, mas bem velha mesmo. Mas no passado foi feita de maneira até mais deboçada, porem mais segura e ouse dizer inteligente.
O primeiro relato que eu conheço de um protesto bem humorado nas eleições creio que seja a eleição do Cacareco para vereador em São Paulo. Naquela época se escrevia o nome do candidato ná cédula e o rinoceronte do zoológico da cidade acabou sendo eleito! Conseguiu 100 mil votos, oque na época foi o bastante para ,sozinho, reunir mais votos do que o segundo partido nas eleições(que alcançou 95mil votos totais). E creio que a idéia de um rinoceronte vereador continue sendo mais agradavel do que ter esses homosapiens  cheios de falcatruas sendo eleitos. E para não falar que esses esculaços com a democracia só acontecem em São Paulo, no Rio de Janeiro o macaco Tião qause foi eleito prefeito da cidade sendo o terceiro mais votado naquela eleição com um total de 400 mil votos.
Nesses dois casos o protesto foi engraçado, chamou a atenção, cumprio o seu papel... mas não comprometeu o rumo politico do pais, ou das cidades nos casos. E embora o caso do Tiririca pareça um protesto semenhante, só parece. Pois ele foi eleito e a piada perde a graça quando após eleita ela assume o cargo e começa a tomar decições em nosso nome. O cacareco não assumiu o cargo, não votou leis, não teve voz ativa na camera dos vereadores e muito memso saiu chifrando os colegas durante os debates e as seções da cãmara dos vereadores. Mas já o Tiririca vai estar lá para fazer gracinha e piadas. Isso se o Francisco não resolver agir como Francisco, pois desse ninguem nunca ouviu falar e não sabe do que o homem é capaz. O Tiririca todo mundo conhece e sbe que só fala e faz besteira, mas do Francisco ninguem sabe nada. Nem o nome! Puta que pariu!!!! Nem o NOME!!! Mas essa ainda é só metade da missa, tem mais.Graças a um calculo muito estranho os votos do Tiririca, que são uns 1.35 milhões, vão eleger outros deputados federais do partdi PR. Deputados que nós não fazemos idéia de quem são ou oque querem. Mas já fica a desconfiança. Pois se eles não conseguiram votos suficientes por merito próprio e precisaram apelar para o Tiririca para serem eleitos não devem ser boa gente. E não duvide. Em entrevista a revista folha o ainda candidato Francisco Eerardo Oliveira Silva disse que foi convidado pelo PR este ano para se candidatar e que o próprio partido se incubio de patrocinar oda a campanha e publicidade! Como são bonzinhos não é? Apostaram e apostaram alto na candidatura do Tiririca! Visando os votos que sobrariam e assim podendo eleger quem o partido acahsse melhor. Golpe perfeito, admito. E não é só o Pr que usa esse tipo de estratégia! Eles foram apenas os mais descarados. Nesta eleição apenas 35 deputados federais foram eleitos com seus próprios votos. Os outros 478 serão "puchados" pelo votos de candidatos com "excesso" de votos! Não me peçam para explicar que raio de regra louca de conta absurda é essa. Eu pesquisei, pesquisei e pesquisei e não entendi por que você pode transferir os votos. Acho isso algo injusto até,mas não sou eu quem escreve as leis. Alias não sou eu quem escreve, mas vai ser o Tiririca quem vai ajudar a escolher quais serão implantadas no pais.Ta sentindo o drama? E tem mais! O partido do qual o Francisco faz parte é na verdade uma fusão entre outros partidos. E um deles é um famoso partido do passado, lembrado por estratégias de campanha com alto apelo e muitas algumas falcatruas nos mandatos. Lembram do prona? Patido do Eneas?? Sim! É dai que vem a candidatura do tiririca.  E tem mais... Essa história ta sempre piorando! Tem tambem a mão do Sr. Vlademar Costa neto. Politico e marqueteiro. Que foi quem idealizou a campanha escraçada do Tiririca, pois segundo reza a lenda Francisco se apresentou para gravar a propaganda de terno e gravata!  Foi valdemar que mandou francisco se vestir com a fantasia do palhaço Tiririca e falar as frases chicletes que atromentaram o horario eleitoral. E o palno deu certo! Tiririca estou a boca do balão e vai levar bem mais politicos na aba dele do que o partido tinha planejado. E quem patrocinou essa roubalheira toda? O palhaço que votou no tiririca! (Meu pai, infelizmente esta nessa lista) Embora eu não duvide em nada das capacidades do Sr. Francisco (Homem temente a Deus, que ama e valoriza a mãe e que promete ajudar os nordestinos descriminados em são paulo) eu temo oque os outros que foram eleitos com os votos dele podem fazer. Assim como a completa inesperiencia do Francisco na politica é algo MUITO preocupante. E se ele resolver bancar o "Deputado Tiririca"... Ai fudeu de vez! Só espero que esses 4 anos passem rapido e que os prejuizos dessa brincadeira sem graça sejam os menores possiveis. Mue estado muito me decepcionou, mas uma coisa nessa história toda ficou gravada fundo no meu coração outrora orgulhoso e patriótico. Pior do que tá não fica! To torcendo pra ser verdade...

(fiquei com preguiça de citar as mais de 12 fontes de pesuisa, se qusier confirmart oque foi dito vá a luta)

Nenhum comentário: