Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



domingo, 7 de agosto de 2011

Machismo

Todo homem é machista. Uns mais, outros menos e meu vizinho mais que todos. Homem trabalhador, de poucas palavras e quase nenhum “Bom dia” aos vizinhos. Se chama Nicanor o traste. Nunca conversamos muito, alguns minutos no elevador, ou um cumprimento rapido no corredor. Mas isso já foi o suficiente para descobrir sua natureza, Machismo puro! Sua frase favorita? “Na minha casa o lugar da mulher é na cozinha.” Escute isso o tempo todo, poucas vezes disse isso diretamente a mim, mas o escuto dizendo isso através das paredes finas do prédio em que moramos. Dia após dia. Certa vez fui falar com a mulher que o defendeu. Disse-me que o “pobre Nicanor” era um homem maravilhoso, que além de trabalhador ainda ajudava em todos os afazeres de casa, menos em um! Nicanor era péssimo cozinheiro, então na hora do preparo das refeições ele ia limpar o chão ou lavar a roupa dizendo “Na minha casa lugar de mulher é na cozinha”. Pobre mulher, sofre horrores na mão desse animal e ainda mente por ter vergonha.



Nenhum comentário: