Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



quinta-feira, 23 de julho de 2009

Um romantico qualquer...

Chegou em casa cansado. Não fez nada para estar assim, mas estava.
Desanimado, sonolento, sem forças. Susparava e tinha a fisionomia triste.
Românticos são poucos
Pensou em ligar para um amigo. Mas desistiu da ideia, poucos seriam aqueles que iriam entender. E mesmo sabendo quais entenderiam, tambem já sabia oque quais frases de consolo iria ouvir, não por já telas ouvido antes mas por serem muito parecidos.
Românticos são loucos desvairados
Mais uma série de suspiros. E um grande tapa na mesa. Era sinal de que algo iria acontecer, mas não se engane, nada mudaria. Ele se levantou com a cabeça cheia de novos planos, porem os mesmos alvos. Aqueles que o conhecem costumam comentar que ele é incapaz de aprender com seus erros. Ele chama os erros de oportunidades de aprimoramento.
Que querem ser o outro
Planeja mudanças drasticas. Mudar a cor do cabelo, da roupa, da rua! Quem sabe pintar o pavimento da cor que mais a agrada-se... Ou talvez contratar uma banda que toca-se a musica favorita. Um restaurante só com os pratos favoritos. As opções eram inumeras, e uma mais absurda que a outra. Todos sabem que ele é detalhista e sabe tudo da vida de quem gosta, mas ver até onde pode ir esse conhecimento é de assustar.
Que pensam que o outro é o paraíso
Mas ele com certeza não se assustava com isso. Pelo contrario, sempre achou que fazia pouco. Estava sempre se dedicando mais e mais. Se os estados unidos tivessem soldados tão fieis e dedicados como ele jamais teriam perdido a guerra do vietinã. Não há nada que ele não faça peo seu amor.
Românticos são lindos
É tanta dedicação que ele acaba sendo adimirado. Embora nunca tenha parado para agredecer a adimiração. Esta sempre lutando pelo seu amor. E mesmo que troque o alvo do amor, a determinação continua constante. Fiel. Leal. Insuperavelmente presente. Alguns comparação com um cachorro, cão de guarda. Outros se contentam em dizer que é bonito ver alguem se doa de corpo e alma.
Românticos são limpos e pirados
E não imagine que ele é um desses que pula de cabeça e quando se dá mal cai na bebina e ddespista a tristesa na fumaça do cigarro. Seu unico vicio é amar. E muitas vezes até tem ataques de over-dose. Fica louco. Escala prédios, invade casas, solta balões, faz oque achar necessario para ter uma pequena dose de amor.
Que choram com baladas
E mesmo sendo tão exageado e expansivo ainda sobra espaço para um pouco de melancolia. Afinal quem ama com tanta vontade acaba se machucando, e ele jamais esquece uma ferida de amor. É facil de descobrir que mesmo após o fim ainda sobra algo, basta tocar no rádio a canção desse ou daquele amor perdido. E lá vai um homem feito e barbado chorar feito criança.
Que amam sem vergonha e sem juízo
Chora e não faz questão de disfarçar. Sua vida é sempre um livro aberto. Tanto as histórias boas quanto as ruins, ele conta sempre que houver a chance. Se orgulha de tudo que fez e do pouco que tem. Esta sempre disposto a gritar seus ideais, mesmo correndo o risco de ter que se retratar segundos depois. Gosta de dizer que não teme estar errado, só teme não ser feliz por ter medo de errar.
São tipos populares que vivem pelos bares
Frases de efeitos e boas histórias são sua marca registrada. Onde chega tem logo uma história para contar e logo acha quem queira escutar. Esta sempre cercados de amigos que nos dias de felicidade lhe pedem para contar as historias de seus dias tristes e nos dias trites as de dias melhores. E é assim falando dos seus erros e acertos do passado que ele passa seus dias e noites. Cercado de amigos, na mesa do bar, esperando o momento em que seu coração vai se apaixonar e ele terá que sair para lutar por um novo amor.
E mesmo certos vão pedir perdão
E nessa luta é capaz de tudo. Perde a vergonha e o orgulho. Quando apaixonado faz qualquer coisa, brinca como criança, luta como soldado, escreve como poeta e perdoa como um padre. Nenhuma mentira, erro ou pequena mancada é grande demais. E as vezes mesmo sabendo que não é o culpado pela confusão, assume a culpa. E faz questão!
E passam a noite em claro
Pois mesmo não sendo o culpado, ele se culpa da mesma maneira. Se culpa até dos fatos que ninguem tem culpa. Se chove é culpa dele, se o cinema ta lotado a culpa é dele, se a comida esfriou a culpa é dele... Não importa o quão absurdo possa parecer, na cabeça dele a culpa é dele.
E se não se desculpa não consegue ficar quieto. Não dorme e nem come até que possa se retratar.
Conhecem o gosto raro
Parece loucura, ou talvez até seja, mas o fato é que ele é feliz! Sofre muito e ganha pouco. Gasta tanto tempo se doando que não sobra quase nada para ele mesmo. Tem muitas secratizes para mostrar. Umas na alma e outras no corpo, mas mesmo assim nãoquer de maneira alguma mudar sua maneira de encarar a vida. E pasme, mesmo tendo essa vida sofrida, sempre que fala do seu amor, sorri como uma criança. O riso mais puro que você pode imaginar.
De amar sem medo de outra desilusão
E da onde vem esse soriso? Já disse, vem do amor que ele com tanto esforço nutre. É um homem que não vive para amar, ama para viver! Se sente pena dele por ser ele tão cego e louco, saiba que ele sente pena de você por ser tão medroso e tolo. Diz que só quem ama sem medo é que sabe oque é verdadeiramente ser feliz.
(Romântico é uma espécie em extinção)
É bonito de se ver como parece forte e implacavel. Pena que não vai durar muito. São tantos os desafios e tantas as derrotas que quem escolhe viver como ele não dura muito. Alguns caem de um prédio, outros no esquecimento e um a um vão desaparecendo da face da terra. Hoje ele pode ter energia, folego e garra para lutar pelo amor que devende, mas amanhã é outro dia e tudo nessa vida acaba. Até mesmo a fé do romantico. Mas não fique com pena dele não... pois basta um soriso da pessoa certa, uma carta que o correio demorou a entregar ou até mesmo uma foto encontrada no fundo da gaveta para reascender o fogo do amor que move esse tão raro ser. E lá vai ele outra vez. Romanticos não aprendem nunca! E queira deus que continue assim. Esse é um personagem ficticio, mas como você pode perceber, todo romantico é parecido. Você pode até achar que é diferente no começo, mas logo ele se mostra igual a um outro romantico que esteja mais perto de você.
(Ahhh... não liguem. Deu vontade de falar bobagem sentimental)

Nenhum comentário: