Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



sábado, 21 de novembro de 2009

A Saga do Template

Faz tempo que eu queria mudar a aparencia do blog. Para ser sincero nunca estive feliz com a aparencia do meu blog, mas minha falta de conhecimento sempre foi uma barreira para mudanças. Não entendo quase nada de computador, programação, html, flash... Eu mal sei como postar. Vou aos poucos arriscando uma coisa ou outra e a cada tentativa de aprendizado vão ficando erros e problemas por todo lado. Quando comecei eu não sabia nada, mas nada mesmo. Fui fazendo tudo na base do improviso. Primeiro consegui fazer abris o blog, depois a primeira postagem já com imagem, depois mudar a aparencia, um pouco de cor, fundo simples, as coisas foram mudando aos poucos. Claro que cada nova mudança gera um novo problema. Texto pequeno demais, cor que dificulta leitura, link que não funciona, video que não roda. Numa dessas mudanças até bloquiei os comentarios sem saber! E como já disse em outro texto, demorei muito para descobrir que estavam bloquiados. A saga do contador de visitas foi outra encrenca, era um contador novo a cada mês. Todos paravam de funcionar e eu demorei a descobrir que existiam contadores que alem de mostrar o numero de visitantes ainda podiam levantar diversos dados estatisticos sobre meus visitantes. Hoje eu sei quantas pessoas acessam o site por dia, a que horas e de que cidade do mundo! Alias convem comentar que eu tenho um visitante da arabia saudita!!! Toda vez que vejo os acessos pelo mundo eu dou uma risada alegre para aquele unico acesso da arabia saudita. É uma pena que provavelmente tenha sido um acesso por engano de alguem incapaz de ler oque eu escrevo. Mas que eu tenho um acesso da arabia saudita eu tenho! Em portugal e nos estados unidos até que sou bem recebido tambem. Isso tudo fruto de muito tempo dedicado a tentar entender como funcionam as ferramentas do blog. Mas cada pequena mudança foi sempre feita com cuidado e muito medo. Se eu por acidente estragar o blog e perder tudo não sei oque faria. Não aprendi a fazer backup do blog. Mas já ouvi falar de programas que podem não só fazer o backup como tambem aproveitam e analizam a organização do mesmo dando notas de organização, acessibilidade e dicas para a melhora do blog. Só naõ testei ainda por achar isso tudo muito complicado ainda. Prefiro ir com calma, uma coisa de cada vez. Quando começo a dominar um ponto é que eu começo a tentar aprender outro. Tudo com muita calma. E hoje foi um desses meus longos dias de aprendizado. Após alguns meses atras de um template legal, porem sem encontrar nada de meu agrado. Acabei por chegar a solução óbivia. Se você quer algo que combine com você, faça você mesmo. O problema é que eu não sabia como fazer, nem por onde começar! Isso seria um grande impedimento a alguns anos atras, quando não saber fazer algo era praticamente sinonimo de não poder fazer algo, mas as coisas mudaram. E hoje existe o google, que te ensina de tudo. De nó de gravata a bomba caseira, tem de tudo. E foi ao google que recorri para aprender a criar um template. Apóes passar por alguns tutoriais complicados, técnicos ou em linguas que eu não entendo acabei por encontrar um outro blog que ensinara como alterar os tamplates padrões do blogger de maneira "simples". Coloco aspas por que para mim não foi tão simples. Levei um dia inteiro para fazer uma ou duas modificações definitivas. Embora tenha feito bilhões de testes e já tenha visto esse blog mudar de cara inumeras vezes hoje. Quando ele simplesmente não sumia, graças a uma linha de comando errada. Com esforço tudo se resolve. Mesmo que os defeitos não parem de aparecer. Meu primeiro desafio foi entender o código do template, nada muito dificil pois tive nossões de programação na faculdade, uma ou outra diferença. Principalmente na hora de gerar novas variaveis. Depois foi o desafio de conseguir dominar minimamente um editor de imagem decente, já que até ontem meu unico editor de imagem era o Paint. Depois foi um tal de ampliar e reduzir figura aqui, alterar tonalidade e resolução ali, mudar um contorno, defenir cor de linha e no final... meu querido blog tava parecendo um carnaval. Muitos elementos chamativos que dificultavam demais a visualização. Resultado? Começar tudo de novo. Trocar o fundo mais chamativo por outro mais neutro, trocar cores claras por escuras, imagens cheias de detalhes por imagens mais simplificadas, diminuir o numero de margens, contornos e linhas. Em resumo, deu trabalho. E para falar a verdade ainda não terminei... No meu dessa baderna toda a discrição do blog ficou sem ter pra onde ir e eu não encontro onde coloca-la. Mas com o tempo a coisa se arranja. O importante, e que deve ser frisado, é que eu consegui. Sei que é coisa simples, no final acabei optando por manter muita coisa da maneira antiga simplismente por já estar acostumado com o blog como estava. Muitas mudanças fizeram meu blog parecer de outra pessoa, uma sensação super estranha! Mas mesmo mantendo muito do antigo e mudando só algumas coisinhas no fundo eu consegui. Tenho um template que gosto e que ninguem mais tem! E o mais gratificante, fui eu que fiz! Eu que perdi um sabado de folga para montar um template novo par emu querido blog. Pintei cada pena, escrevi cada linha de código, criei cada erro, consertei a maioria deles, recortei, colei, li, pesquisei, surtei... Mas valeu a pena. Agora o "Colecionaor de Histórias" ficou com uma cara bem mais séria. Parece um blog respeitavel, e não um improviso qualquer. Querendo ou não valorizou muito o blog. Deu uma imagem nova, bem acabada. Tem sim algumas coisinhas que eu vou continuar mudando, mas o resultado foi bom. Comparado com o antigo ele chama bem mais atenção. Claro que eu podia ter colocado um fundo bem mais trabalhado, imagem de anjos em sombreados incriveis e um menu cor de sangue que ficou incrivel. Mas simplicidade é mais o estilo do blog. Ainda etou pensando em diminuir o numero de penas... Exagero no visual não é o objetivo por aqui, até por que os textos já sobrecarregam a imagem por si só! O importante é que se algum dia eu quiser fazer algo mais chamativo eu sei, aprendi a mudar a cor, estilo e localização de cada linha desse blog. Para algo feito em um dia esta de bom tamanho.
Fica aqui a dica, não importa oque, não importa por que, se você realemente quiser e se dedicar vai conseguir fazer!
(se quiserem criticar o visual fiquem avontade)

Nenhum comentário: