Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Amigos Nunca Dizem Adeus



Na verdade escreveria sobre rosas brancas e rosas cor de carmim, mas na minha busca pela imagem que ilustraria o texto das rosas encontrei este video que eu procurava a um tempo. Sou um fã de desenhos infantis e este é um dos meus favoritos. Dois amigos, uma aventura ariscada e pouco juizo. Uma vida que eu invejo. Desenho bem feito, boas musicas, boas piadas... enfim tudo de bom. Eu gosto muito. Mas uma das frazes que mais gosto é o refrão da musica do video acima. "Amigos nunca dizem adeus"
Uma belissima frase, cheia de ironia e otimismo aparente. Dizer que amigos nunca dizem adeus não é dizer que amigos nunca se separem. Eles se separam, brigam, nunca mais se falam. Porem nunca dizem adeus!
Na verdade, creio que nunca dizemos adeus. Ou pelo menos não da maneira que deveriamos utilizar. Não importa se falamos com amigos, amores ou com seja lá oque for. Adeus nunca é utilizado com o significado que esperamos desta palavra. Adeus é a despedida eterna, sem volta. Ou pelo menos deveria.
E eu, que perco muito do meu tempo estudando certas palavras ao acaso, imagino como deve ser frustante para o criador do significado da palavra saber que ela não é utilizada da maneira esperada. Mas no caso de "adeus" fica mesmo dificil  utiliza-la da maneira correta. Adeus é forte demais para a vida humana.  Ninguem vive para sempre, nada em nosso mundo é eterno, tudo muda o tempo todo. Uma despedida eterna e irremediavel é simplismente distante demais da nossa realidade. Nossa mente limitada não entende eterno ou imutavel. Teos mentes limitadas que fazem o possivel, mas não deixam de ser limitadas.
Quando nos separamos de um amigo não dizemos adeus pois amizades normalmente não se rompem com palavras, e quando se rompem com palavras são em sua maioria brigas sem muito sentido cheias de acusações, intrigas , mentiras... jamais um adeus. Nos romances o adeus é utilizado com mais frequencia.
Porem nesses casos ele pode ter dois significados, mas nenhum desses significados é o verdadeiro significado da palavra. Um deles é o mais ironico possivel, dizemos adeus a pessoa que amamos na esperança de que esta pessoa desista de partir. O segundo significado é ainda mais diverso, utilizamos quando queremos convencer a pessoa que ouve de que a despedida é eterna, porem sabendo que a tal pessoa ficara eternamente em nossas lembranças. Desta forma o adeus não pode ser uma despedida, já que carregaremos a pessoa conosco por toda a vida. Pensei em diversas cenas nas quais o adeus é comum e em nenhuma encontrei ele no seu real significado. E mesmo na mais classica delas, quando eu pensei ter encontrado, falhei.  Nem mesmo na frase suicida mais classica. O famoso : "Adeus mundo cruel".
Se analizarmos o fato, sim é a despedida eterna. Mas falo do significado colocado na palavra. E nesse caso são inumeros os significados. O adeus neste caso tem em si o resumo dos motivos que levaram o suicida ao seu triste fim. E por mais absurdo que possa parecer o unico caso em que o adeus poderia ter o seu significado respeitado é exatamente aquele no qual não é utilizado. Já que amigos nunca dizem adeus, mas amizades desfeitas não voltam atras de forma alguma, nunca e por toda a aternidade. è o triste fim da amizade. Como a canção o video ilustra bem, motivos para o fim de uma amizade são sempre inumeros e desemportantes. "Todo rio segue o leito" Fim de amizade é algo que acontece de maneira natural, calada, fria. Uma seriedade que não pode ser expressa por nossas mentes limitadas. Talvez por isso que apenas o silencio da despedida é capaz de expressar o verdadeiro Adeus! Amigos nunca dizem... Adeus...

Nenhum comentário: