Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



domingo, 23 de janeiro de 2011

A lista de aprovados



Só quem já prestou algum concurso publico, vestibulinho ou vestibular consegue entender oque é a tal lista. Um zilhão de nomes absurdos organizados por nota e o seu nome lá no meio, em algum lugar. E cada um tem um jeito de procurar. Tem o arrogante que coloca o dedo bem lá no topo da lista e vai descendo o dedo com uma cara de desilusão. Tem o mais humilde que começa lá do fim da lista e vai subindo cauteloso. Tem o perdido que começa em algum lugar do meio e vai indo e voltando ate se encontrar. Tem o medroso que manda outra pessoa procurar. Tem o conformado que já chega dizendo ser um dos últimos e de longe já aponta seu nome no fim da lista. Como também existe o preparado, que procura e encontra o nome no começo da lista. Mas entre todos tem um cara em especial, o ultimo convocado! O cara que é dono da nota de corte, aquele que pegou a ultima vaga, o dono da ultima esperança. Uma pessoa que deve rezar muito e tomar banho de sal grosso, pois é o primeiro que desejamos que seja atropelado por um ônibus, trator ou animal de grande porte. Afinal é o dono da vaga mais próxima. Porem ninguém lê o nome dele de proposito, você simplesmente esta acompanhando o numero de vagas e tromba no nome dele ocupando a ultima vaga disponível. Agora tem outro nome na lista que fatalmente você irá ler, e esse você lê de proposito. O primeiro da lista. O inalcançável e intocável primeiro da lista. Não sie você mas para mim o primeiro da lista é sempre japonês, sem namorada, com olheiras de tanto estudar, corcunda, óculos fundo de garrafa e sem vida social. È uma imagem que me acalam, por que faz com que eu não queria ser o primeiro da lista. Um pensamento que serve de consolação. Mas acabei por descobrir que não é bem assim... O primeiro da lista pode ser gente como a gente. O primeiro da lista as vezes pode ser preguiçoso, cabular aula para ver a namorada, errar contas de matemática, escrever errado, sair de balada, ter amigos, jogar joguinhos no computador. Enfim ele pode fazer qualquer coisa que quiser, pois é um ser humano como qualquer outro. Engraçado é que eu jamais teria chegado a esta conclusão se eu não fosse o primeiro da lista. Até acho graça quando penso que alguém esta me imaginando um japonês corcunda! Faz bem pro ego ser o topo da lista, pelo menos uma vez na vida! Não comemorei muito,nem achei natural. Por incrível que pareça ser o primeiro ou ser o “nota de corte” teve o mesmo impacto em mim. Eu passei! Mas não consigo parrar de pensar no ducentésimo quadragésimo terceiro da lista... Oque será que ele esta pensando de mim, qual comentário será que fez ao ler meu nome? Do que sera que me chamou? Oque ele pensa de mim? Mas a pergunta que mais me incomoda é: Oque sera que ele me diria se soubesse que eu não vou me matricular na vaga? É infelizmente o curso é em período integral e fora da cidade, não tenho como me bancar nessas condições. O primeirão vai ceder a vaga para outro. Quem na lista inteira poderia prever isso? Eu não sei. Sempre pensei que o primeiro era o cara mais decidido, capacitado e determinado a pegar o diploma. Na minha cabeça o primeiro da lista era um ser tão perfeito que no momento da matricula ele já ganhava o diploma! Mas não é assim. O primeiro da lista pode ser qualquer um, e até por isso esta sujeito a qualquer tipo de problema. Imaginem quantos primeiros da lista não perderam a matricula por estarem bêbados, ou presos no transito, ou na delegacia, ou com diarreia, operando a vesícula, acompanhando o nascimento do filho, ou simplesmente marcando presença no próprio velório! O primeiro da lista não é um nerd estranho com vida perfeita. Ele é uma pessoa normal com uma vida normal e cheio de inconvenientes como qualquer um. Só teve notas mais altas seja por preparo, reza brava, sorte ou simplesmente por ter conseguido manter a calma na hora da prova... No final não importa o primeiro é só mais um aprovado como qualquer outro... Na hora da divulgação dos aprovados, somos todos apenas nomes na lista.

Nenhum comentário: