Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O trem maluco...

"O trem maluco
Quando sai de Pernambuco
Vai fazendo vuco vuco
Até chegar no Ceará
Rebola pai
Rebola mãe
Rebola filha
Eu também sou da família
Também quero rebolar
Minha mãe me pôs na escola
Pra aprender o beabá
A danada da fessora
Me ensinou a namorar
Sete e sete são quatorze
com mais sete, vinte e um
Tenho sete namorados,
mas não gosto de nenhum"

Para aqueles que não conhecem esta é a cantiga de roda mais legal de todos os tempos! E conheci o trem maluco a pouco tempo, mas logo que ouvi essa cantiga pela primeira vez (num video do youtube) fiquei empolgado! Queria decorar, cantar, brincar...
Mas eu fiquei triste ao lembrar que o tempo passou para mim e já não brincamos de roda aos 21 anos de idade. E foi na tristesa e nostalgia do momento que eu vi algo verdadeiramente importante naquele video.
Gostaria de ter o link para postar, mas foi algo de ocasião... não saberia nem como procurar ele agora. Mas no video podiaos ver uma garoto de uns 2 ou 3 anos dançando a dança mais louca e criativa já inventada enquanto a mãe, sentada ao seu lado no tapete da sala, cantava o Trem maluco com a irmãzinha, de meses de vida, nos braços.
O pai que tambem atuava de camera-man ia incentivando o menino a dançar cada vez mais engraçado, pedindo esse ou aquele passo.
Um video caseiro simplista, que não tem nenhuma obrigação de ser divertido, porem muito engraçado e gostoso de se ver.
E ao ver a mãe cantando toda feliz o Trem maluco e vendo nos olhos dela uma felicidade invejavel foi que eu percebi um dos grandes motivos que leva alguem a ariscar ter um filho.
É a saudade dos tempos de criança!
Chega uma hora da vida que nos afastamos tanto da infancia que fica impossivel reviver aqueles dias, mesmo que seja só na memória. E é nessa época da vida que ter um criança por perto parece gostoso e super saldavel.
Nossa vontade de reviver os bons tempos da infancia fica tão grande que esquecemos das noites de sono que perderemos, das fraldas extremamentes sujas que teremos que trocar, dos cuidados que teremos que tomar e da responsabilidade que é ter uma vida dependendo completamente da sua vida.
Claro que só vontade não batsa. Ou pelo menos não deveria bastar!!!
è sempre bom verificar se temos condições financeiras e psicológicas para ter uma criança, por que se a vontade de brincar acabar a criança vai continuar lá!
Não podemos levar na brincadeira, criança é coisa séria!!!
Temos que estar preparados e é exatamente essa a parte mais dificil.
Eu creio que não conheça ninguem que não quer ter um filho, todos querem. Alguns sentem que não estão prontos, outros acham que nunca estaram... mas querer todo mundo quer, nem que seja por um segundo...
Tem muita gente que se acha incompetente para criar um filho mas a vida acaba dando seus jeitos de provar o contrario.
Não da pra prever quando descobrimos que podemos ser pais, na maioria das vezes essa descoberta só vem quando estamos com nossos filhos no colo!
Não deveriamos temer tanto esse papo de ter filhos, pois é algo tão natural quanto nascer, crescer e morrer... esta no meio do ciclo natural das coisas.
Mas somos humanos, as criaturas mais complicadas da mãe natureza, e sempre acahmos um motivo para gerar panico.
Sei que estou simplificando demais a coisa toda... mas é que eu gosto de ir na contra mão da espécie! Enquanto bilhões complicam, eu simplifico!!!
Cuidar de uma criança não é tarefa facil, exige atenção total, cuidados inumeros, comprometimento inabalavel e muita força de vontade... mas o mais importante é gostar!
É amar aquela criaturinha com cara de joelho do momento que nasce até o fim de nossas vidas da mesma forma e com um amor infindavel!
Amores, romances, amigos.... tudo isso podemos perder, mas filhos são para sempre. Cuidamos deles hoje e teremos quem cuide de nós lá no fim da estrada.
Educamos eles para que tenhamos um mundo mais educado no futuro.
Eles são necessarios, são uma parte da nossa vida. E principalmente eles são o elo que nos une com nosso lado mais entil, inocente e amoroso. Quando a idade, a vida dura e as palavras asperas já tiverem apagado de nossas mentes oque é ser criança.
Nós aprendemos, ou reaprendemos, muitas coisas com crianças e em troca elas só necessitam de um pouco de carinho e atenção.
É clar que sempre teremos dias dificeis. Eles vão se machucar, vão dizer que te odeiam, vão tentar fugir, vão tocar fogo na cortina da sala, vão beber candida, vão se afogar... criança só apronta, mas é o jeito deles de conhecer o mundo. Cabe a nós ter paciencia com eles e ajudar no possivel.
É sabio que para se ter uma criança seja necessario um pai e uma mãe, assim o trabalho pode ser dividido.
Mas muito mais importante que ualquer coisa já citada como necessaria para se ter um filho (desprezando o metodo de fabricação pois o blog é censura livre), temos que lembrar do trem maluco!
Afinal voce tera que entreter seu filho alem de ensinar, cuidar, manter saudavel e bem alimentado.
Vai ter que reaprender a jogar bola, correr, andar de bicicleta(coisa que eu já desisti de aprender) e principalmente a cantar essas cantigas esquecidas.
Quando eu ouvi o trem maluco pela primeira vez fiquei triste por nunca ter ouvido quela canção. Será que minha mãe e meu pai não gostavam de mim o bastante para me cantar uma musica bacana dessas???
Gostavam sim! Mas essa musica é da região nordeste... não é muito conhecida em São paulo.
Para conseguir essa versão ai eu tive que sair perguntando para tudo quanto é nordestino até encontrar uma mulher que com MUIIIIITO esforço lembrou da letra (mas já vou avisando que tem dois ou tres verssos falatndo, algo que fala de Coca-Cola e Guaraná mas ela não soube onde encaixar na musica).
Eu já decidi, tenho vontade de ser pai, sei que não sou o cara mais delicado do mundo e morro de medo de machucar uma criança (coisa que eu faço com frequencia pois estou sempre brincando com eles e meu tamanho acaba sendo um problema) mas assim que surgir uma mãe decente para meus filhos eu pretendo ariscar.
É claro que até a chegada desse dia eu pretendo já ter encontrado a letra completa do trem maluco. Pois não adianta ter medo de algo que faz parte da vida, é como ter medo de morrer ou de ficar velho... não faz sentido!
Eu já tenho boa parte do que se precisa para ser pai, o resto eu só vou descobrir quando tiver um filho meu (e que ele erde a cara da mãe, pq o pai é feio que nem carranca)!
E até lá... é bom ir me preparando aos poucos...
Vou começar entrando nessa do trem maluco!
Quando sai de pernambuco... Vai fazendo... vu...co... v...u...c...o... a... t... e... ´...
(e lá vou eu cantando e me acostumando com a ideia de um dia ser pai... assim aos poucos... como se estivesse decorando uma musica... verso por verso... um pouco de cada vez)

3 comentários:

Unknown disse...

O trem maluco
quando sai de Pernambuco
Vai fazendo vuco vuco
até chegar no Ceará

Rebola pai, mãe, filha
Eu também sou da família
também quero rebolar

Minha mãe me pos na escola
pra aprender o be-a-bá
mas a danada da professora
me ensinou a namorar
sete e sete são catorze
com mais sete vinte e um
tenho sete namorados
mas não gosto de nenhum

o primeiro foi paulo
segundo foi joão
terceiro foi pedro que é um bobão

mamãe tá na cozinha
papai no corredor
vovô de cuequinha
dançando rock'n roll
roll roll

Anônimo disse...

"O trem maluco
Quando sai de Pernambuco
Vai fazendo chic chic
Até chegar no Ceará
Rebola pai
Rebola mãe
Rebola filha
Eu também sou da família
Também quero rebolar
Um pouquin' de coca cola
um pouquin' de guaraná
um burrinho la na escola
aprendendo o be-a-bá

Assim não dá!
Tico-tico no fubá.
(um tenta fazer cosquinha no outro)

Marilia Fonte

Navegadores do Mar Net disse...
Este comentário foi removido pelo autor.