Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



domingo, 12 de setembro de 2010

Meu amigo Deus

Muitos dizem procura-lo e muitos outros dizem jamais te-lo encontrado. Concordo que, para um ser unipresente, ele é bem dificil de se achar. Porem aprendi que é mais uma questão de saber como procurar, já que muitas vezes ele eatará onde você jamais pensou encontra-lo. Eu achei ele em um desses lugares. Já faz um tempo. Uns dois anos para tentar ser mais exato. Na época eu já tinha mesmo desistido de procurar.  Tinha desistido de tentar me acertar com Deus. Mas como ultima tentativa estava fazendo tido que ele desaprova, com intenção que ele aparecesse pelo menos para dar uma bronca. Mas nada disso, nem pra desejar juizo ou boa sorte ele deu as caras. Desisti. Porem meus abusos me cobravam um preço caro e minhas loucuras juvenis estavam cavando rapido oque já era o fundo do poço. Por sorte, teve gente que não desistiu de mim. Fui levado para um centro de umbanda, um terreiro, uma tenda espririta... ou como dizem os ignorantes... Me levaram pra macumba! Com perdão da má palavra. Eu, sético e preconceituoso que era, fui quase arrastado. Mas fui! Chegando lá todo me era novo e um tanto estranho adimito. Lugar simples, rustico, paredes brancas, bancos de madeira e lá na frente uma cortina branca dividindo o ambiente em 2. Nada mais que isso, para minha surpresa, pois esperava algo assustador, chamativ, estranho... Mas não encontrei nada disso. Só uns enfeites simples nas paredes e um brasão na entrada. De resto, mais nada. Quando a serimonia de abertura começou as coisas ficaram mais parecidas com oque eu imaginava encontrar. Cortina abriu, gente de branco cantava musicas que me pareciam cirandas, uns tres homens tocavam tambores e um altar com figuras de snatos católicos indios e sereias podia ser visto ao fundo. Tudo muito animado e bem diferente do que se vê pela tv ou nas histórias que o povo conta. Nada de gente endemoniada se contorcendo ou gritando palavros... Não não não. Eu vi gente educada, animada cantando e festejando uma paz que eu nunca tinha visto. E lá no meio da roda eu vi ele dançando e girando ao som da cantiga dos homens de branco. Quando as entidades começaram a incorporar nas pessoas de branco a musica diminuiu e ele teve um tempinho para sair e se sentar no banco, junto aos visitantes. Me aproximei e snetei ao lado. Ele sorriu. Não converssamos, pois ambos queraim ver oque acontecia por lá. Pessoas vinham de todos os cantos da cidade aflitas e ouviam dos esperitos palavras de consolo e conselhos carinhosos. Tudo sempre muito alegre. Eu e Deus olhavamos animados para toda aquela festa. Quando foi a minha vez de falar com as entidades levantei e ele me sorriu. Fui recebido por um baiano pra lá de gente boa, que foi me esplicando como funcionava o espiritismo. Gostei muito do papo e quando voltei Deus já estava de novo na roda dançando e abençoando os filhos. Foi lá, naquele terreiro de paz e alegria que pela primeira vez vi Deus, dançando, cantando e fazendo folia. E de lá pra cá eu tenho encontrado ele em quase todo canto que vou. Na igreja católica ele esta sempre sério, não dança e nem canta. FIca lá no popito de braços abertos abençoando a todos. Com os evangélicos ele arrisca um gritos glorificantes e algusn gestos exagerados. Medita com os budistas, se ajoelha com os mulçumanos. Estuda com os céticos e agnósticos. E eu já vi ele sair muitas vezes de balada com os ateus. Onde quer que exista paz, amor e boa vontade ele lá esta. Não se importa com a crença ou filosofia da pessoa. Só com os sentimentos e atitudes de cada um. Aprendi que para encontrar Deus basta estar de coração aberto e conciencia limpa. Assim será facil encontra-lo em qualquer lugar. E principalmente que não existe caminho certo para chegar a ele, embora atacar aquele que não segue o mesmo caminho que vc com certeza é o caminho errado. DEus esta do lado de todos. Então é bobeira brigar pra saber quem esta mais perto dele. Hoje ainda frequento a Umbanda e danço com ele sempre que possivel. Mas jamias irei recriminar aqueles que preferem deus sério e parado, ou gritando entusiasmado... ou sejalá como você prefira encontrar Deus. O importante é que cada um encontre sua maneira de falar com ele, pois ele é uma rapaz muito sabio e esta sempre disposto a ajudar quem precisa. Basta procurar direitinho e voce encontra ele, acredite!

(eu bem que tento escrever sobre religião, mas não consigo. Tem coisa que é mais facil simplismente sentir... que não dá pra escrever. Mas continuarei tentando. Uma hora eu acerto)

Nenhum comentário: