Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



quarta-feira, 11 de março de 2009

O dia do curinga!



Mais um livro acaba de ser devorado por este que vos fala! E mais uma vez eu devo admitir que li um livro imperdivel!!! Não é atoa que praticamente me obrigaram a ler este... gostei muito e, como sempre acontece em todos os livros que leio e acabo gostando, me identifiquei muito com um dos personagens. Assim como a historia e as ideias apresentadas.
O livro mostra algumas historias inacreditaveis e surreais de pessoas que vem o mundo como um grande desafio, uma maravilha inacreditavel, uma grande viajem... eles veem o mundo do jeito que eu acho que deva ser visto!
Mas como na maioria dos livors que leio eu acabei chegando a conclusão que deram o papel principal para o personagem errado.
O papel ficou com um menino esperto que esta começando a entender certos mistérios da vida... mas o grande personagem do livro é seu pai!
O verdadeiro curinga do baralho! Ou voces conhecem muitos filhos de nazistas em paises não nazistas, que sofreram perseguição exatamente pela sua condição de nascimento e que ao crescerem se tornaram marilheiros filósofos, obsecados por templos gregos, bebidas e uma mulher que fugiu a oito anos? Conhecem alguem que bata com todas as caracteristicas?
E tem muito mais! Ele ve como as coisas funcionam, nos vê como realmente somos... bonecos de lego que derepente ganharam vida e nunca araram para pensar em quão inacreditavel isso pode parecer!
Ele sabe que Deus esta em algum lugar tendando entender oque criou, ou simplismente esperando que alguem o encontre...
Para resumir a história, ele sabe demais!
E se vê como um curinga, esses de cartas de baralho que alias o próprio marinheiro coleciona aos montes. Um curinga é aquela carta sem naipe ou nome, aquele que não é rei,nem ás, nem dama, nem valete e tambem não tem nenhum numero, que não esta no naipe de ouros, nem de copas, nem de paus e muito menos no de espadas. Curinga como aquela carta com o palhaço desenhado. Alguem que simplismente não se encaixa, mas nem por isso podemos dizer que não tem valor.
Dependendo do jogo ele pode ser crucial! E na paciencia da vida me parece que os curingas são de valor inestimavel.
UM homem que atreveça a europa de carro atras de uma mulher que sumiu tentando se encontrar tendo apenas uns dia de férias, um fiat vermelho, uns trocados no bolso e um filho no banco de trás e a cada parada da viajem para e pensa de onde viemos e como fomos criados... é simplismente um homem que pertence a uma classe dificil de se encontrar mas simplismente fasconante de se conviver.
Se você já eteve na presença de alguem que faria uma loucura dessas sem nunca pensar que isso é loucura, parabens, você conhece a localização de um dos coringas do jogo.
Um homem simplismente encantado com os mistérios humanos e com tudo que o cerca.
Mas mesmo tendo uma das mentes mais brilhantes e divertidas, devo acrescentar, que já vi ele ainda era um homem.
Com seus defeitos ,vicios, fraquesas e tudo mais.
Mas mesmo ele sendo assim tão impresionante a história acontece no banco de trás do carro, e este marinheiro fantastico só aparece ao fundo. Um mero figurante.... um curinga autentico, ignorado pela vida e jogado como figurante.
A sina de todo curinga é não receber o valor que merece.
E devo admitir que passei muito todo o tempo em que lia sobre ele pensando que mudando uma coisa aqui e outra ali... bem que podia ser eu.
Eu no mar!Uns podem rir dessa ideia, mas a cada dia que passa meu medo do mar se torna algo diferente, uma saldade talvez. Já a bebiba... é só trocar alcool por coca-cola!
A infancia repressora, pode ser trocada por um pseudo-abandono e um sentimento de que eu simplismente não me encaixo nesse mundo.E descartando os cigarros. De resto creio que sou muito parecido com este senhor.
Desde as expressões diferenciadas. A maneira sutil de conduzir a converssa até um ponto em que se girta "arrá!" e se revela o verdadeiro discurso. A mania de discursar nos momentos mais inoportunos. O desejo de liberdade. A capacidade de amar tanto as grandes coisas quanto a pequena. A falta de habilidade no que se trata de esquecer. A facilidade de se afeiçoar por quem se perde tentando se encontrar. A mente aberta para novas teorias absurdas e a vontade de ir até o fundo dos mistérios da vida. A sensação de acordar todos os dias como um extra terrestre que acaba de encontar este planeta e se sente maravilhado com oque vê.E acima de tudo, o orgulho de ser simplismente diferente da maioria que nasce, cresce, se reporduz e morre sem nunca ter sentado para pensar em como é misterios, perfeio e mágico o mecanismo que torna isso possivel.
Se você não vê nada de maravilhoso nessas coisas, com certeza não ve nada de mais em mim... Mas caso me conheça ou admire de alguma forma, deve ser capaz de ver ao menos alguma semelhança nesta tosca descrição.
E agora vem a questão? Eu me considero um curinga?
Sim e não. Sim, eu me considero um curinga se comparado com o baralho do mundo e da sociedade humana em geral. E não se for comparado apenas ao pequeno baralho que froma minha "familia de amigos", pois este segundo baralho me parece ser formado apenas de curingas.
Muito embora eu tenha perdido alguns minutos do meu tempo dando um nome de carta de baralho a cada amigo meu... ou pelo menos para alguns, já que esta tarefa não é das mais faceis.
Quem leu este mesmo livro deve me entender...
Para os curiosos eu creio que conheça Três de ouros, Ás de espadas, Rei de paus, Ás de copas, Valete de espadas e Curinga. Sendo que nessa primeira divisão o curinga era eu mesmo... mas acabei pensando que talvez alguns, ou todos, tambem mereceçem o cargo... mas não consegui chegar a uma conclusão. Não posso me dar um cargo de prestigio, ao meu ver, sem que eu realmente mereça e até agora fiz muito pouco para merecer.
E é claro para os que não entenderam muito dessa bagunça de naipes, cartas e marinheiros eu indico este livro como leitura. E para os que entenderam, porem nunca leram esta obra, corram!
è sempre bom ler algo que te faça pensar, e se for de forma engraçada e ludica... muito melhor.
Afinal a vida é feita para ser levada a sério, mas com muita alegria.
E não há problema nenhum em ser um desbravador do conhecimento universal e usar uns gisos aqui ou acula só para não se deixar destrair pela mesmice da vida.
E viva os curingas! Pois "Só o curinga do jogo não se deixa iludir"!
(Foto que ilustra o texto foi tirada por mim. E mostra um baralho que minha irmã mais nova me deu de presente de natal e até noite passada eu não tinha aberto para ver como eram as cartas. E imaginem minha surpresa ao ver que o curinga era representado por um bobo da corte que observa a vida sentado na lua. É meio assim que eu me sinto as vezes!Só essa menina pra acertar exatamente oque eu queria de presente... mesmo que nem eu soubesse oque isso iria me agradar tanto. Eu amo essa menina!)

Um comentário:

igor disse...

Oi, querido! Eu sei que seu blog é bem antigo, e não sei se você ainda tem acesso, mas é pra tratar um assunto muito importante.

Você falou que tirou foto você mesmo desse curinga. Pois eu rodei a internet e não achei de onde é. Preciso de um baralho com esse curinga especificamente, você poderia me dizer qual é a marca/modelo do baralho?