Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



sábado, 7 de março de 2009

RESPONSABILIDADE

Todos os dias ouvimos essa palavrinha infeliz mas nem sempre damos a ela a atenção que ela merece.Ou seja, na maior parte do tempo agimos de forma irresponsavel.
Mas a vida não esta nem um pouco interessada em como nós encaramos a palavra "responsabilidade", na verdade não tenho nenhum indicio que a vida saiba ler... mas isso é só mais um de seus defeitos! A vida é analfabeta e "escreve" o destino com desenhos infantis feitos com giz de cera largo, algo altamente imcompriensivel.
Mas eu não estou aqui para reclamar da vida, dessa vez! Estou aqui para tentar demonstrar que não importa se nós somos ou não responsaveis ao tomar nossas decisões, todos nós temos responsabilidades e a cada dia ganhamos mais e mais!
A cada dia existem mais e mais coisas, pessoas, criaturas ou "seja lá oque" que dependem da nossa existencia para existir. Nos tornamos responsaveis pela pessoas que amamos, pelas que tratamos bem, pelas que acabamos de conhecer e até pelas que não gostamos. E isso pode ser extendido as coisas criaturas e os "sei lá oques".
Embora muitas vezes nós não tenhamos a exata certeza de quais são todas nossas responsbilidades e em alguns momentos nós negligenciamos algumas (ou muitas) de nossas responsabilidades. Todos nós temos uma grande lista de coisas que não deveriamos ignorar.
E papa garantir que realmente não ignoremos nada a mente que tudo criou e tudo observa ( e a toda hora tudo julga) criou uma maneira de tentar nos convencer a não fugir das nossas responsabilidades.
A regra é simples e extremamente funcional, se você fugir de uma responsabilidade agora pagará caro por sua escolha erronia no futuro.E quanto maior a responsabilidade negligenciada, maior o castigo!
Facil assim! A divindade nos ensina na base do puxão de orelha! Dificilmente poderia ser mais direto, talvez se com chavas de raios na cabeça dos teimosos... mas um ser de sabedoria infinita não faria algo tão brutal e escandaloso quando um pequeno susto já se mostra funcional na maioria das situações.
O fato é que fugir das responsabilidades pode ser algoMUITO arriscado e perigoso. E se falo isso é porque eu mesmo já fugi de uma ou duas e acabei pagando o pato! Mas descobri que existia uma responsabilidade da qual eu fugia desde criança sem nunca ter conciencia disso. (oque é comum, as vezes nós fugimos de certas coisas sem nem saber que de fato estamos fugindo)
Quando nasci me foi dada uma determinada responsabilidade (não sei se foi no memento em que eu nasci ou no meio da infancia, mas já faz um tempão)que eu nunca conheci ou entendi. Mas todas as minhas ações a vida inteira foram tomadas de forma que eu me distanciasse desta responsabilidade. Tudo mesmo! Desde meu grupo de amigos a meu mode de vestir, tudo me afastava de algo que eu desconhecia mas que me era cobrado a todo momento.
Hoje eu vejo que se eu tivesse descoberto e admitido essa responsabilidade antes hoje eu estaria em uma situação de vida muito melhor. Não que esteja ruim, mas da pra melhorar e muito.
E se eu não estivesse fugindo da responsabilidade eu estaria com uma vida muito mais gratificante.
O curioso é que me foram apresentadas muitas e muitas oportunidades de entender, admitir e trabalhar esta responsabilidade ao passar dos anos e a cada nova oportunidade perdida vinha uma conseguencia drastica! Oque me faz pensar que talvez eu não precisasse ter sofrido tantas perdas na vida. Mas eu nunca terei a resposta a essa questão, o maximo que posso dizer é que todo decisão leva a uma perda. Então de uma forma ou de outra eu perderia algo.
E mesmo que eu tenha tido alguns dias ruins, no todo, a vida tem sido boa! E acho que não tomei decisões tão ruins assim.
Pois algumas responsabilidades nos são apresentadas em moemntos em que estamos despreparados para aceita-las, então nós as negamos, pagamos o preço e no futuro elas voltarão a ser ofertadas. Assim nós temos uma amostra do que vai nos acontecer se fugirmos dela e teremostempo para nos preparar para aceita-la.
Mas preste atenção, são poucas as responsabilidades que nos dão uma segunda chance, embora muitas vezes estas sejam as mais importantes e assustadoras.
E até mesmo estas tem um limite de oferta, pois a divindade e seus representantes são eternos, mas nem por isso vão perder a eternidade tentando converncer um mortal teimoso a fazer oque ele TEM que fazer.
Existe um determinado momento em que a oferta sera feita pela ultima vez. E depois desse meneto cada um recebera o fruto de suas escolhas.
Porem não vá confundindo importancia com tamanho ou grau de dificuldade, as vezes as obrigações mais importantes são as mais simples e requerem apenas que você admita seus sentimentos e lute por eles com seriedade.
E vale lembrar, seus sonhos tambem são uma responsabilidade de você para com você mesmo, e como de uma maneira ou de outra afetam o todo estão sobre a mesma regra de cobrança.
Agora não me entendam mal! Não quero que nnguem para de se divertir e de viver a vida de forma plena e feliz só para tentar demonstrar que esta levando seus compromissos a sério.
A seriedade que eu falo é simplismente o esforço, o comprometimento e o empenho que deveram ser empregados para que suas responsabilidades possam ser cumpridas. E se você puder fazer isso sorindo, MUITO melhor!
Alias é exatamente assim que deve ser feito. Responsabilidade não é sinonimo de sofrimento, porem irresponsabilidade é!
Se algo tem que ser feito, que seja feito da melhor maneira possivel com entrega de corpo e alma.
Ou como dizem no popular" Sem medo de ser feliz!".
Pare por alguns minutos e tente fazer uma lista curta, mesmo que mental, das suas responsabilidades. Quias seus planos traçados? Quem são as pessoas que precisam de você?
Quem são as pessoas de quem você precisa? No capitalismo precisamos de dinheiro, você tem?
Se não tem de onde pretende conseguir? Vai viver bancado pelos outros ou vai ter algo que é seu? Quando vai começar teus projetos de mudança? Não da mesmo pra ser agora? Tem certeza?Você é feliz?
Estas são só as perguntas que vieram a minha cabeça neste exato momento, mas existem muitas mais que meu limitado celebro não conseguiu dizer assim de ultima hora. Fora que a quantidade de perguntas pode estragar o texto e foender o leitor(dicas para uma boa redação com o cara que escreve tudo errado!).
Mas a ultima pergunta foi a mais proposital de todas. Você é feliz? Eu ouso repetir.
Por que quanto mais eu vivo, mais me parece que o verdaeiro desafio da vida, o sentido de tudas as provações pelas quais passamos tem um unico objetivo. A obrigação das obrigações!!!
Somos responsaveis pela nossa própria felicidade, e tudo que fizermos para ir contra esta responsabilidade primaria nos trará as piores e mais radicais conseguencias.
Ser feliz não só depende de você mesmo como tambem é uma responsabiliade sua e te será cobrada por toda vida, e para aqueles que tambem acreditam em vida após a morte... pela eternidade.
Segundo o sabio pai dos burros, tratamos de uma "obrigação de responder por certos atos próprios ou alheios ou por alguma coisa que lhe foi confiada", ou de maneira mais clara, responsabilidade.
Percebam bem as três condições de existencia da responsabilidade.
Atos próprios: Você é responsavel por tudo que faz, ignorando o motivo ou se houve premeditação ao ato.
Atos alheios: Você é responsavel, mesmo que em pequena parte, pelo que fazem a sua volta. Seja por negligencia ou por cumplicidade.
Alguma coisa que lhe foi confiada:Você é responsavel por tuo que tem, e por tudo que foi colocado sobre sua guarda mesmo que por tempo limitado. Lembrando que podem ser coisas fisicas ou espirituais(para os que acreditam).
Eperceba tambem que logo no começo da explicação já fica bem claro que responsabilidade é uma obrigação e que vamos responder pelos nossoa atos.
Admito que para aqueles que me conhecem este texto pode parecer uma carta de amor a hipocrisia. Mas meus caros camaradas que eu tanto gosto e admiro, eu mudei um pouco e passei a ver as coisas sobre esta ótica.
Embora jamias possa afirmar que esta é a meira certa, eu posso dizer que esta é a maneira que me parece certa! E me responsabilizo por ela, afinal é um ato meu escrever, é um ato meu publicar... então é responsabilidade minha oque vocês faram após ler.
(quem vê pensa que tenho milhares de leitores por dia!)
Mas se escevo isso é por que achei necessario, tinha outro tema para escrever.
Mas eu tenho que ser responsavel e alertar aqueles que possam vir a procura de ajuda.
Parem e pensem se estão mesmo encarando a vida de forma responsavel ou apenas agindo como crianças empolgadas com o milagre da vida!

Um comentário:

Unknown disse...

cade o post q tava aqui?