Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



quarta-feira, 29 de abril de 2009

Caridade


"...quando criou o céu e a terra,olhou um enxame de abelhas e falou: adocem o mundo, fabricando o mel. Elas o escutaram, mas, mesmo adoçando com o mel, esqueceram de adoçar seus próprios corações. Por isso, quando o homem vai procurar o mel nas colméias, elas ,revoltadas, o atacam. ..." Palavras de Ócay a Luiz Sérgio, no livro "Ninguém está sozinho!"
Talvez esse não seja o melhor, nem o mais bem construido exemplo já feito sobre a diferença entre executar uma tarefa e atingir um objetivo... mas é bonitinho e didatico! Realmente acho estranho o termo adoçar o mundo, pois embora eu esteja numa fase mais careta e beata da vida... adoçar o mundo ainda me parece algo estranho. Patético para dizer a verdade... mas não vou perder meu tempo analizando os termos usados pelo sabio arabe que disse essas palavras.
Fabulas são fabulas e todas tem esse jeito estranho e meigo de tratar asuntos sérios.
Mas o fato é que vejo muita gente agindo como as abelhas do texto, elas receberam uma função mas não entenderam extamente qual o objetivo do seu trabalho.
O erro das abelhas foi escutar só metade da ordem, talvez atrapalhadas pelos zumbidos irritantes provenientes delas mesmas. O Todo Poderso foi bem claro:
Fçam mel e adocem o mundo!
Mas elas só entenderam a parte do "façam mel". O resultado é que muito mel foi produzido, mas devido a dificuldade em se conseguir tirar o mel das abelhas o mundo não ficou nem um pouco mais doce.
Quando tratados nesses termos ludicos fica até facil de falar... mas meus caros leitores(se é que existe algum!). Mas vocês já estão grandinhos para acreditar que estamos falando de abelhas!
Mas se ainda não entenderam... as abelhas são só um eufemismo usado para tratar das pessoas sem ofende-las. Coisa que eu não sou bom... então adeus abelhas!
Eu estou falando das pessoas que não cumprem seu papel na vida.
E é claro que cada um tem uma missão diferente, idéias diferentes , passados diferentes... em resumo, somos todos diferentes. Mas temos muito em comum!
Somos agentes modificadores do equilibrio natural das coisas, não seguimos as regras e limitações aplicadas aos outros animais... somos diferentes de todos os outros filhos do planeta terra. Lembrando que ser diferente não é ser superior (coisa que muitoas ainda não entenderam).
Mas mesmo sendo diferentes entre si, temos algumas responsabilidades em comum.
Só pra começar, vamos tratar de algo obivio!
Somos responsaveis pelo planeta que vivemos! Simples assim...~se não cuidarm-mos da nossa mãe terra, morreremos todos!!!
Não adianta ficar vendo quem polui mais, quem joga lixo no chão ou quem desmata a floresta x ou y! No fim tanto faz! Oque importa é oque você faz para resolver o problema.
O fato de alguem poluir mais que você não te da o direito de continuar poluindo. Faça a sua parte!
Até por que ninguem pode fazer mais que a sua parte... por mais que se esforce, você estará apenas fazendo a sua parte, não espere agradecimesntos.
Outro dever comum é cuidar dos outros animais viventes do planeta, afinal eles não tem como se defender das pragas e atrocidades já cometidas contra o planeta, por nós como sempre.
Claro que você pode alegar aque oque seus antepassados fizeram não é responsabilidade sua, mas você estar vivo é responsabilidade deles. Se qualquer um de teus antepassados não tivesse se esforçado em ficar vivo, você não estaria ai lendo essas babozeiras que escrevo. Você deve muito a eles e uma forma de pagar e consertando os erros cometidos por eles.
Para resumir um pouco a história... podemos dizer que uma das responsabilidades que todos temos é a de respeitar e cuidar de tudo e todos a nossa volta.
Se todos cumprissem esta meta, viveriamos num mundo muito melhor.
Não precisa ser santo, aceitar todo e qualquer desaforo e nem sair por ai doando até a roupa do corpo! Basta praticar um pouco de caridade.
Ajudar os outros quando sentir que há necessidade, sempre respeitando o livre habitrio de cada um.
Não precisa ajudar a todos sempre, mas pelo menos alguem as vezes!!! Sei muito bem que é uma missão dificil, principalmente por que somos educados a fazer exatamente o contrario.
Cuidar só de nós mesmos e não se importar se ao fazer isso estamos prejudicando alguem.
Mas nos cabe a dificil tarefa de ir contra esta educação dada no berço e fazer-mos a coisa certa.
Ajudar no que for possivel... muitas vezes oque precisamos fazer pode até parecer pouco, mas pra quem recebe é muito.
Um papel de bala jogado no lixo, um pouco de agua na arvore da esquina, uns goles agua a um cachorro sedento ou um pouco de atenção a uma pessoa isolada da sociedade... coisas pequenas, mas que já fazem alguma diferença.
Podemos mudar nosso pensamento mesquinho e pensar mais nos outros, nos tornar-mos abelhas que adoçam o mundo! E não apenas fabricantes de mel...
SEi que devo estar parecendo um desses testemunhas de geová... dizendo que o mundo pode ser perfeito e todas as pessoas felizes! Mas não é essa minha intenção.
Não sei se o mundo pode ser perfieto e duvido que algum possa ser feliz o tempo todo... mas não custa tentar melhorar situação.
Não existe maneira de ser perfeito (em vida), mas existem milhares de maneiras de se chegar bem perto. Só estou tentando fazer você leitor procurar uma dessas maneiras.
Tente dedicar algum tempo do seu dia para o mundo e seus habitantes... para tudo que não é você e nem seu!
Jà pensou em utilizar os dons que tem para ajudar os outros?
Nem sempre é facil descobrir ou aceitar oque podemos fazer pelos outros, mas tentar não é exatamente a pior coisa do mundo.
Tentar distribuir oque temos de melhor! Ao invés de atacar todos que tentarem se aproximar desse nucleo de bondade que existe em cada um de nós.
Que os poetas publiquem suas poesias... e não as escondam no fundo da memória.
Que os que se dizem apaixonados pelos animais cuidem de todo bicho que precisar de ajuda... e não apenas dos que estão trancados nas jaulas em suas casas.
Que os que amam as flores plantem... ao invés de colher e colocar em vasos para enfeitar.
Que você faça o seu melhor... não importando oque vão pensar. Todos temos algo para doar e uma infinidade de coisas a receber!
E se todos começarem a fazer isso logo o mundo terá não só sabor de mel, mas chocolate, acçucar... enfim! Milhões de sabores novos e deliciosos... bem diferente do gosto amargo do mundo cinza em que vivemos.
E para os que ainda não se tocaram que dividir é a maneira mais rapida de almentar suas posses... lá vai um ultimo pensamento.
SE você quiser ser uma abelha como tantas outras, que fazem mel e nãoa dmitem que outros tentem saborear o doce da vida. Pois bem, que seja assim!
Mas tente recordar oque acontece com a belha depois que dá a ferroada...

(homenagem ao Zé do Risco, pintor e mendigo. "Só Deus é dono da arte. E ele nos empresta um pouco dela para que possamos enfeitar o mundo. Por isso eu não cobro pelo meu trabalho, mas aceito qualquer ajuda que garanta meu sustento. Minha arte é tudo que Deus me deu para dividir. Mas o mundo não aceita meus desenhos em troca de pão"
Frases de um camarada estranho, sujo, fedido... mas de bom coração. Esteja onde estiver, que nada falte ao zé do risco!)

Nenhum comentário: