Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



domingo, 12 de abril de 2009

Oque você mais teme?

Esta foi a primeira Páscoa que me fez algum sentido... mas para quem não me conhece, talvez pareça algo banal.
De ultima hora foi decidido que eu iria com um camarada passar pelo menos dois dias na praia, na base do faça chuva ou faça sol! Quando estavamos nos preparando para a descida da serra, inusitadamente, a tia e prima desse camarada foram adicionadas a nossa pequena viajem.
Sexta de manhã tudo pronto e descemos, e o caminho foi recheado de papos sobre espiritualidade e histórias inacreditaveis, para os mais séticos. Nada em especial, apenas um tema de gosto comum para as 4 pessoas que ali estavam no já conhecido carro verde da Marcia.
Após uma hora, mais ou menos, chegamos ao litoral. E como fazia sol!!! Contrariando as previsões pessimistas que o radio e a tv não paravam de anunciar dias antes do feriado.
A chegada foi tranquila e o lugar se mostrou aconchegante. Após uma breve acomodação das malas nos aprontamos e fomos visitar o motivo de nossa viajem.
O imutavel e sempre mutante mar, que sempre esteve lá, mas jamais se encontra igual.
Praia praticamente deserta, vento forte, sol ainda mais forte, agua deliciosa.
De longe meu melhor banho de mar.
Assim que ajeitamos nossas cadeiras e nos dispimos de tudo que não podia ser mergulhado na tão aguardada agua salgada corremos em direção ao mar.
Na verdade comecei caminhando, admirando aquela infinidade de água e ouvindo o canto das ondas. Mas loga meu momento contemplativo acabou, pois meu camarada passou correndo por mim naquela tipica brincadeira de quem chega primeiro!
Eu corri, pulei as primeiras ondas e só parei quando a água estava na altura da minha cintura, onde já é dificil correr.
Peitei as primeiras ondas, desafiei o mar a bater mais forte! Deixe me levar por muitas vezes, joguei água nos meus amigos. Vi rostos felizes molhados e iluminados pelo sol forte.
Brincamos como crianças, fomos felizes como se deve ser!
O tempo passou rapido, como sempre acontece quando estamos nos divertindo, e logo nossos estomagos avisaram que era hora de almoçar.
Mas não queriamos parar de brincar, então nos dirigimos a um quiosque para comer alguma tranqueira.
Pastéis e refrigerante, combustivel para mais uma ou duas horas de diverssão.
De estomago devidamente tapiado decidimos dar uma volta pela praia...
Andamos, cantamos e brincamos com a marola, que alias me pareceu gostar da brincadeira de hora ser pulada e hora poder molhar nossos pés.
Vimos as gaivotas, e em quantidade que eu nunca tinha visto! Belissimas!
Adorei a converssa e pude contar uma ou duas das minhas mais incriveis histórias, que foram recheadas de comentarios alegres e perguntas dos amigos que lá estavam.
Um grandalhão desengonçado e uma menininha perdida. Grandes pessoas!
Após ter construido um discurso que defende o ódio masculino para com os vendedores de canga e andarmos bastante, decidimos voltar.
Ao chegar acordamos dona márcia e decidimos voltar para a casa de praia, após o banho de mar da dorminhoca. E como se banhou!!! Parecia ainda mais infantil que nós na água, uma crinaça feliz como todas deveriam ser.
Voltando para casa hora de fazer um macarrão improvisado e comer algo que sustente de verdade! A comida foi o suficiente para nos deixar com um pouco de sono, mas dormir no meio da tarde seria disperdicio.
A muleca que la estava resolveu tomar sol no quintal enquanto meu camarada tomava banho, eu a acompanhei!

Converssamos deitados no chão, observando as nuvens no céu. E assim que o camaradinha terminou o banho fomos dar uma volta de bicicleta. Bicicletas de pneu mucho e uma delas de roda torta!
Foi necessario uma ida ao borracheiro, mas logo após esse pequeno atraso passeamos por um bom tempo, indo até a praia visinha e voltando pela ciclovia. No caminho paisagens inacreitaveis, quase milagres divinos, e muita mulher bonita, outro tipo de milagre divino!
A volta pra casa foi marcada pela mais degradante e vergonhosa derrota que o jogo de Tranca já viu! e logo após fomos visitar uma feira de artesanato.
Muitas coisas legais, bonitas e inacreditaveis pudiam ser vistas ali. E não só de artesanato se fazia a beleza do lugar, tambem contamos com garotas lindas e um belo luar!
Tiramos algumas fotos, muito divertidas por sinal e voltamos para casa.
No jantar mini pizzas e sorvete (como nos velhos tempos).
E tirando um incidente no qual meu camarada matou uma barata e tentou me assustar colocando ela na minha cara! Nada de mais, até por que ele ficou frustado em não conseguir me assustar. Na verdade a barata tava com uma cara muito mais viva do que a cara frustrada dele.
O segundo dia começou com correria, viajamos para outra praia onde estava a familia da namorada do camarada.
pós um bom tempo perdidos pelos caminhos litoraneos, chegamos a praia.
Pouca areia, muita agua, mar revolto! A natureza mostrando sua força e exigindo que alguem pague o preço por terem violado a praia, construindo prédios onde deveria ter areia.
Conhecemos a familia da baixinha, um povo muito simpatico e alegre. Logo eramos parte da familia e apos nos divertimos um pouco o mar expulsou todos da praia e fomos a casa da familia da baixinha.
Brincamos na psicina fria, falamos besteira e comemos boa comida! Pessoas simpaticas, engraçadas e autenticas, gente rara de se encontrar hoje em dia.
Depois de comer algo... nada como um picole de fim de tarde a beira do mar, já não mais braviu.
Mais alguns papos imperdiveis e algumas coxinhas muito gostosas e o fim da viajem estava se aproximando.
Logo estavmos os 4 no carro novamente, e logo eu estaria dormindo no banco de tras até o fim da viajem... nada de muito incrivel, para os que não sabem como é indiscritivel enfrentar tudo que teme de uma só vez.
E é ai que começa a parte incrivel!
A pásca segundo me contaram é a comemoração de renascimento de Jesus! E eu , pessoa invejosa que sou, esconhi os mesmos tres dias para mostrar ao mundo que morri e renasci!
Meses atrás eu morria de medo de me afogar, oque me mantinha bem longe do mar, piscina, parque aguatico ou qualquer coisa que tivesse água represada em grande quantidade.
Era algo inacreditavelmente assustador, toda aquela água e eu me sentindo tão pequeno... medo é algo dificil de definir em palavras, só posso dizer que de alguma forma a água parecia um ser cruel e maldoso sempre alerta para de destruir.
Eu temia, fugia e me detia por medo do mar. Nunca pude admitir o quanto eu adorava a água, pois a temia.
Eu ia a praia quando mais novo e ficava observando os outros se divertirem, me tornei rancoroso, não queria tocar no asunto. Dizia que odiava a areia... tudo para fugir da água.
Mas nessa pascoa eu fui um peixe de alto mar! Me balhei, brinquei, fui derrubado, engoli agua e fui feliz!
Tranformei meu medo em satisfação e meu rancor em superação!
E tambem tem o caso da bicicleta! Quando garoto eu não consegui aprender a andar nesse treco.
Após muitos tombos e piadas sem graça eu desisti!
Disse a mim mesmo que eu não tinha equiibrio para pedalar, mais um medo que eu coloquei sem saber na minha vida!
Mas nessa milagrosa pascoa eu pedalei, no começo foi estranho, penssei em desistir. Mas eu não podia deixar um monte de ferro retorcido ganhar de mim!
Com a ajuda dos meus companheiros de viajem eu consegui! Domei a fera de infancia, o bastante para pedalar por uma hora ou mais.
Ahhh e é claro, meu medo de baratas! Certa noite a anos atras uma barata teve a feliz ideia de pular no meu rosto e passear pela minha face enquanto eu girtava e tentava tira-la de lá.
Ela deve ter ficado muito contente com a brincadeira, mas eu fiquei amedrontado por um bom tempo.
Mas páscoa é tempo de mudanças incriveis. E essa foi só mais uma.
E tem muito mais... fiz muito mais que isso.
Mas já deu pra entender que eu enfrentei meus medos e venci um por um...
Por que? Não sei... simplismente por que me senti capaz! Antigamente minha força vinha da raiva, me sentia atacado pelo mundo e revidava com o dobro de força! Sempre agrecivo, sempre implacavel.... sempre cheio de medos.
Minha angustia me dava força para conseguir qualquer coisa, menos a felicidade plena. Pois meus fracassos me deprimiam dia a dia.
Mas muita coisa tem mudado e eu encontrei outra força tão poderosa quanto a ira. A alegria e o amor sincero... por mais meloso e estranho que isso possa parecer, até mesmo para mim!
Mas não é esseo ponto.... o mais importante a ser dito, ou respondido é:
De que você tem medo?
E algo ainda mais curioso...
Por que ainda tem medo?
Saiba que existe algo que pode te dar força para superar esse medo, basta encontrar oque é essa bateria milagrosa.
Cada pessoa tem a sua... então não vou nem tentar explicar como encontrei a minha...
Mas posso dizer que superação é algo simples... não tenha medo de ser feliz! E eu estou dizendo plenamente feliz!!!!
Eu não lembro de ter me divertido tanto em minha vida... e eu acho que todos podiam tentar!
Não tem por que temer, mesmo que seja assustador, sempre existe uma maneira de vencer seus temores.
Fugir a vida inteira alem de cansativo é estremamente cruel.
Procure ajuda, se esforce, tenha fé! E seus medos não seram mais problama.
pense...
Oque você mais teme? E oque você pode fazer para superar isso?
Não deixe para amanhã... seja feliz agora!
Eu tentei e consegui... agora é sua vez!

Nenhum comentário: