Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O mundo me espanta!

Um sabio qualquer da antiguidade disse um vez:
Existem 2 tipos de pessoas, que são extremamente semelhantes. Ambos acordam cedo, executam suas tarefas da melhor maneira possivel e voltam cançados para casa.
Uma vez em casa ambos iram dormir e encontraram um pequeno buraco no teto acima da cama.
O primeiro tipo de pessoa ficará preocupado com o buraco, pois mesmo que a noite não tenha nenhuma nuvem, ele logo imaginará o risco de uma goteira durante a noite.
E tentara evitar ao maximo ficar abaixo do buraco. Jurando tapa-lo assim que possivel.
Já o segundo tipo, ao ver o buraco irá examina-lo.... e verá por ele as estrelas!
E começará a pensar como astros tão grandiosos como as estrelas cabem em um pequeno buraco no teto.
E perderá o sono até encontrar a resposta mais correta possivel.
Eu não sei onde você, caro leitor, se encaixa... mas eu sou do segundo grupo.
Pois o mundo me espanta!
Cada detalhe, cada gesto, cada feixe de luz... tudo é tão misterioso e inexplicavel!
E eu acabei por adotar uma conduta de pesquisador dos pequenos mistérios da vida. Fiz de mim meu principal objeto de estudo.
No começo foi algo meio instintivo, eu era apenas um muleque que não sabia nada da vida, desconhecia a ciencia e os métodos experimentação cientific, mas eu já sabia observar.
Me tornei um expecialista em não ser notado, era como se eu nem existice. Uma criança quieta, sozinha e sempre atenta.
Logo foi gostando de ficar nos cantos observando as pessoas e suas interações com outras pessoas, fazia pequenas teorias e tentava prever os acontecimentos de cada cena.
Aos poucos fui desenvolvendo essa habilidade de observar, memorizar e prever ações humanas. E da mesma maneira minha curiosidade e espanto pelo mundo almentaram. Eu passei a colecionar histórias e vivencias, minhas e dos que me cercam.
Ao longo dos anos minhas habilidades me deram o poder de ajudar as pessoas em determinados tipos de problemas, pois meu "banco de dados" mental já estava repleto de acontecimentos, assim como suas causas e conseguencias.
Fui me tornando um pesquisador de campo cujo objetivo era entender a interação entre os seres humanos, pois de tudo que existe oque mais me espanta são os seres humanos.
Mas algo saido do meu controle em algum ponto... e sem perceber eu acabei me tornando um espectador da minha própria vida.
Eu não participava dos eventos apenas moldava as situações e tomava nota das conseguenccias desses ou daqueles atos. E fui abulindo alguns atos que eu já conhecia, inpedindo todos a minha volta de cometer erros que eu já conhecia.
Limitando, sem perceber, o desenvolvimento dos outros (e de certa forma o meu tambem). Minha pesquisa passou dos limites e acabou tomando quase todo meu tempo, fiquei mais preocupado em entender o por que de cada ação de cada pessoa que eu conhecia... que acabei esquecendo de evar em conta as vontades, desejos e sonhos dessas pessoas. Elas viraram apenas objeto de estudo, assim como eu!
Esse é um risco que todo fanático pelos mistérios do mundo corre, o seu facinio se torna maior que sua própria vida , te cegando e te tornando escravo do seu estudo.
É a loucura que consome os apaixonados pelo conhecimento! Sejam eles poetas, musicos ,cientistas ou meros contadores de histórias.
E é algo quase irresistivel, não há como conter meu espanto a admiração pelo mundo! Mas isso não é motivo para tratar as pessoas que gostam de mim como cobaias. Eu não tenho esse direito!
Mas demorei para percebr tudo isso.
E estou decidido a esquecer esse lado misterioso da sociedade.

Acho que é hora de rever essa minha mania de analizar a vida. (note que essa conclusão foi obtida atravéz de uma longa analize, oque demonstra que isso não será muito facil)
Vou tentar relaxar, cuidar de mim e relaxar um pouco.
Os problemas gerados por anos de negligencia estão cada vez mais alarmantes e criticos, então se essa mudança não acontecer agora... talvez nunca mais possa acontecer.
E note um fato inusitado.
Nasce um homem que por pur vontade fica a beira da existencia por 21 anos. Mesmo não vivendo , na forma convencinal. Ele acaba por influenciar a vida de várias outras pessoas que au contrario dele vivem suas vidas intensamente e em algum momento dessa existencia conturbada esse homeme resolve mudar todas as regras do jogo da vida.
Se isso não te espanta... pare de visitar esta pagina! Você faz parte do grupo um. E esta pagina é feita para aqueles que gostam de viajar pelas palavras e vivenciam cada história, ou seja, o grupo 2!
E nesse meu momento de revolução, onde eu estou jurando que não vou estudar mais ninguem!
Vou cutir um pouco... hunf! percebi que certas coisas não tem volta, mas tem algumas que tem sim... basta ter vontade.
E se tem alguem nesse mundo que é capaz de fazer alguma coisa, esse alguem sou eu!
Eu fui capaz de decifrar os segredos da vida contemporania a ponto de prever as ideias, ações e sentimentos dos que me cercam.... Creio que não vá ser dificil mudar o quadro.
Existiu um momento de fraqueza na minha vida em que eu deixei de ser um observador e fui um personagem...
É claro ue eu não percebi isso na época, mas agora faz sentido. Vou me divertir muito nessa nova fase. Cuidar dos outros e estudar o mundo foi bom... mas estou precisando cuidar mais de mim e estudar as nuvens a passar!!!
É claro que eu não deixarei de ser esse doido metido a sabio que sou hoje... mas vou relaxar, calar a boca e ver a deixar a vida me levar.
Como pode tudo mudar com tanta facilidade? Como pode existir alguem que entenda tudo? Como pode existir alguem que não entenda isso? Como pode poder alguem ter o poder de saber oque pode e não pode?
As respostas dessas perguntas eu não sei... e pela primeira vez na vida (de forma conciente) eu não quero nem saber!
Só sei que... a vida me espanta! E tá na hora deespanta-la tambem! Veremos doque eu sou capaz...

Um comentário:

LC disse...

nunca tinha pensado por esse lado. Gostei! Sou da segunda turma :)