Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



domingo, 4 de outubro de 2009

I am colorblind

 daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.


Provavelmente você que esta lendo isto agora não da a minima para a informação que acabou de ler. Nada mais natural, eu tambem nunca me interecei pela explicação do que era daltnismo. Sempre pensei que diferença faz saber que existem pessoas que são incapazes de ver certas cores. Na verdade já ri muito de histórias de dautonicos. Mas hoje eu mudei minha opinião. Olhe a figura abaixo.




Se seus cone não sofreram nenhuma degradação ou lesão, se sua genética segue os padrões normais e se sua cabeça funciona bem você deve estar vendo um 8 nesta figura. Parabens!
Eu só vejo um monte de bolinhas coloridas. Pode parecer engraçado, admito que se não fosse comigo eu riria, mas não tem graça. Estou diante de uma figura que jamais serei capaz de ver. Eu passarei minha vida inteira sem saber onde esta o oito da figura.  Existem figuras nas quais eu não vejo nenhum tipo de alteração. E em algumas se eu forçar muito a vista, ao ponto de sentir dor de cabeça, posso identificar o numero escondido. E tambem existem os testes em que eu consigo passar. Descobri que sou dautonico, e que não sou dos piores. Uma dautonia leve ao que parece. Em breve irei a um médico para me certificar e descobrir qual o grau exato da anomalia. Pode parecer um exagero se preocupar com isso. Mas do nada, sem avisar, roubaram minhas cores!
Hoje eu descobri que as pessoas conseguem ver 7 cores no arco-iris. E eu sempre achei que esse papo de 7 cores era coisa de cientista, que na verdade só dava para distinguir 5. Hoje meu arco-iris perdeu 2 cores. Cores que eu nunca vi. Mas que agora me fazem falta. A expressão "Saudade que eu sinto de tudo que ainda não vi" ganha mais um significado em minha vida. Foi a mesma coisa quando coloquei o óculos pela primeira vez. Naquele momento eu percebi que minha visão não era como deveria. Naquele momento roubaram meu foco.
E hoje roubaram minha cores. Sob a cruel forma de uma doença sem cura. Meu mundo tem uma resolução diferente do mundo que o resto da humanidade habita. segundo consta esta desfunção visial tambem tem seu lado bom. Estou realmente triste com isso. Não que minha vida tenha mudado muito, mas mudou. Hoje eu sei que existem coisas que eu não poderei ver, não importa o quanto tente. Minha garra e minha determinação são capazes de verdadeiros milagres. Com o passar dos anos alterei muito minhas caracteristicas e hoje sou capaz de muita coisa que antes não podia. Mas agora encontrei uma barreira que eu não posso vencer. Por mais que tente, existem coisas que eu não conheço e que todos os outros conhecem. Oque é banal para todos é para mim grande mistério.
E o pior é que não há como tentarem me explicar, assim como eu não me vejo capaz de lhes fazer entender. Eu e o mundo vemos as coisas de forma diferente. Não tem jeito. Já passei quase duas horas tentando ver esse 8, mas não dá. Meus olhos até tentam me mostrar. É estranho, mas eu conheço as cores que não posso ver por se apresentarem sempre em movimento. Tudo que possui uma dessas cores que eu não vejo parace ficar vibrando, tremendo. Não parece sólido e inerte, mesmo que esteja. Parace ser feito de uma espécie de gás super condensado. Fica dificil de explicar. Só meus olhos podem ver oque eu tento agora descrever.
Mas esta explicação não importa, assim como não importa minha opinião. O destino vem e rouba de mim as cores do vida. Sem pedir ou avisar. Apartir de hoje sou dautonico. E me sentirei feliz sempre que ver um café numa chicara branca. Afinal existem seres vivos de visão monocromática, e desses eu ainda posso rir.
Mas vou rir baixinho. Por que se o destino me pega rindo por ai, é bem capaz de roubar logo o resto do foco e as cores que restaram. E se eu já estou triste por não ver algumas cores, ficarei mortalmente infeliz se algum dia não puder ver cor alguma.


Nenhum comentário: