Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Uma moeda apenas...



Se você pudesse ser alguma outra coisa que não você mesmo, oque você seria?
Não sei você, mas eu seria uma moeda. Estive pensando seriamente no asunto e acho que é a melhor opção. Na verdade a vida não mudaria quase nada, mas existe uma caracteristica que a moeda tem que eu não tenho e é essa caracteristica que me convenceu que a vida de moeda é um pouco melhor que a minha.
Assim como existem muitos homens semelhantes tambem existem inumeras moedas semelhantes. Umas um pouco mais enfeitadas, outras um pouco mais grossas, algumas maiores, outras furadas... Da mesma forma que existem diverssos tipos de pessoas. Mas em ambos os casos as diferenças não discaracterizam o inividuo a ponto de exclui-lo da sua espécie, seja ele hunano ou moeda.
Todas os moedas quardam semelhanças entre si, semelhanças essas que acabam sendo muitos mais relevantes do que as diferenças a ponto de dar-mos a todas o nome de moedas. Assim como se dá na raça humana.
Outro ponto em comum é o tempo de duração de uma moeda. Não importa o quanto ela seja brilhante e imponente, o tempo sempre irá desgatar uma moeda. Com o tempo o brilho se perde e algumas marcas aparecem. Sem dizer que com o passar do tempo a informação contida na moeda acaba se perdendo.
Igualzinho acontece conosco humanos.
As moedas, assim como os homens, não se misturam com aquelas que se mostram muito diferentes. Basta uma moeda ser extrangeira que já sera tratada de maneira diferente, muito embora duas moedas de paises diferentes possam conviver jamais iram trabalhar juntas. Mesmo sendo elas da mesma espécies, compartilhando as mesmas caracteristicas e sendo ambas vitimas da degradação que o tempo lhes faz. Elas simplismente são cegas, se recusam a trabalhar em conjunto e só aceitam as moedas nascidas em sua terra.
Muito semelhante com oque os hmanos fazem.
Toda moeda veio ao mundo para trabalhar e faz tudo que é possivel  para executar esse trabalho. Viaja de carona, vai de lugar em lugar, serve a muitos sem receber elogio e continua sempre em movimento. Não são queridas por uns, são procuradas por outros. As vezes se perdem por muito tempo sem saber onde estão. Como tambem acontece de passarem por um longo periodo de trabalho duro, andando e viajando de pagamento em pagamento sem ter tempo para descançar.
E assim como os homens as moedas foram criadas por uma força maior que elas não podem imitar, ver ou entender, mas podem notar que existe por que sempre estão aparecendo novas moedas e todas seguem o mesmo modelo de estrutura.
As moedas tambem dividem com os homens a caracteristicas de poderem esconder suas ideias atras de um soriso. Se uma moeda não quer que descubram oque nela esta contido basta esconder o lado da coroa e mostrar só a cara. Com um riso falsamente cordial.
Para falar a verdade as moedas são quase iguais a sociedade atual. Não passam de um grande aglomerado que depende do seus semelhantes para sobreviver mas não entende por que existe.
Vendo assim eu até fico na duvida se deus não inventou a moeda, já que ele é quem entende desse papo de perfeição.
Digo perfeição por que as moedas tem nossas melhores caracteristicas e não possuem nossos maiores defeitos. Moedas nãs devastam florestas, não geram aquecimento global, mão caçam animais de maneira indiscriminada... Em fim as moedas são mesmo uma boa pção de vida ao meu ver.
Principalmente pela caracteristica mais importante das moedas. Elas quardam em si uma informação util e muito relevante para o convivio das moedas no mundo. Elas tem seu valor impresso de forma que todos possam ver.
Oque eu daria para ter um valor pré estabelecido. Não mais precisaria pedir atenção, carinho ou conforto. Não precisaria dessas demonstrações de acefeto, carinho, amor ou dedicação. O valor tá lá impresso , e ela já sabe desde que foi feita que ela é oque é e vale oque vale, sem ter como reclamar. 
Oque eu não daria para ser uma moeda. E não me preocupar nunca mais se alguem me da valor, por que memo as moedas de 5 centavos, que são normalmente despresada eplos homens, tem seu valor.


Nenhum comentário: