Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



sábado, 17 de outubro de 2009

Minha Maior Incapacidade

Eu sou mesmo um cara iluminado, um bom coração, uma boa cabeça, uma vida tranquila e um corpo que não me deixa na mão. Não sou do tipo esportivo, não curto correr atoa, fazer ginastica, exercitar os musculos de maneira geral. Tranquilidade é a coisa que mais valorizo. Não quero correr uma maratona, mas gosto de andar pelo menos 1 km por dia. Não quero levantar meu peso em barras, mas faço questão de fazer tudo com minha própria força. Vivo de maneira razoavelmente independente. Faço minhas próprias coisas, cuido só dos meus problemas, passo muito tempo sozinho.
Mas não é ruim. Passo meus dias pensando, pelo simples prazer de pensar. Gosto de analizar cada ação, fato e acontecimento. Me delicio com os diversos significados das frases e expreções que escuto durante o dia. Vivo cada movimento e fenomeno. Penso demais.
Oque me torna um tanto inseguro. Vejo muitas possibilidades para cada ação, um numero infinito de reações possiveis. me asusto sozinho. É ai que minha independencia fica menos absoluta. Acabo buscando em outras pessoas o abrigo e o consolo que necessito por ter medo dos pensamentos que criei. Tenho bons amigos.
Eles passam seus dias escutando os maiores absurdos e as mais descabidas inseguranças e quase nunca se irritam. Realmente, bons amigos.
No fim das contas meus defeitos e qualidades se equilibram. Sou um cara legal, realmente ilumidado. Faço minhas pequenas caridades, piso na bola, faço milagres, cometo meus erros, mas sempre acabo mais ou menos inteiro. Alias nunca estou inteiro, assim como a tranquilidade é oque eu mais admiro e desejo, a falta que eu sinto do que não conheço me atormenta. Acho que esta falta, sentimento estranho e descabido, é que me faz progredir. Na falta dela eu viveria deitado a sombra, tranquilo.
Mas meu espirito é sedento de apenas duas coisas nessa vida : Tranquilidade e Explicações. A primeira é mais ou menos simples de se encontrar, basta estar de barriga cheia, com a saude em dia e ter um pedaço de chão seco em boa temperatura para se jogar. Já as explicações, essas são complicadas. Por que toda explicação traz junto novas perguntas. 
Graças a deus que isso não chega a ser um problema a ponto de estragar minha tranquilidade. Todo problema tem solução, e para mim não é muito dificil encontra-las e entendelas. Sou inteligente, pelo menos o bastante para entender boa parte do que me disponho a tentar entender.
Entendo por que o pão cai com a manteiga para baixo. Entendo por que existem pessoas de cores diferentes. Entendo por que o foguete consegue voar. Entendo que cada pessoa tem percepções diferentes da vida. Entendo a ligação entre a musica e o humor de uma pessoa. Entendo por que um cachorro perde seu tempo urinando por todo quarteirão. Entendo que cada animal tem uma forma diferente de sobreviver neste planeta. Entendo oque leva o homem a matar. Entendo de que são feitas as leis. Entendo por que fevereiro as vezes tem um dia a mais. Entendo que basta misturar o dna de duas flores semenhantes de cores diferentes para gerar uma nova tonalidade de flor. Entendo por que as mulheres perdem seu tempo escolhendo mantanhas de roupas nas lojas. Entendo por que os homens pegam a primeira que veem. Entendo por que certos animais são fieis a sua parceira para sempre. Entenpo por que alguns animais não são. Entendo que o homem esta no meio desses dois extremos. Entendo o porque da minha vó brigar comigo por eu nunca arrumar a cama. Entendo oque faz alguem gostar de mim. Entendo tambem oque faz não gostar. Entendo como minha voz pode viajar por milhares de quilómetros através de ligações telefonicas. Entendo que os olhos são tão cegos quanto o cotovelo. Entendo que tudo na vida só a mente pode ver. Entendo que existe mais que apenas matéria, Entendo as leis divinas da natureza e da vida. Entendo quase tudo que um dia tentei entender.
Mas oque mais me incomoda é a minha maior incapacidade. Existe na minha vida um unico ponto, um pequeno detalhe na infinidade de temas que ocupam minha mente, um grão de areia num desertos de dunas gigantescas. Um unico ponto que eu não consigo entender.
Como pode alguem querer e não querer querer oque que quer? 

Nenhum comentário: