Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



quarta-feira, 10 de março de 2010

Amanhã pode ser tarde


Desculpe falar o óbivio, mas estamos todos envelhecendo. Inclusive você! Mas não se preocupe com isso agora, és jovem ainda. Um dia, daqui uns 40 ou 50 anos o tempo que passou pode até ser motivo de angustia. Agora não! A velhice é uma coisa distante. Temos a vida inteira pela frente e força de sobra para encarar os desafios. Somos auto-suficientes, sabemos de tudo que precisamos e oque não sabemos podemos aprender. Vamos a todos os lugares e conhecemos todas as pessoas. Uma vida sem paradeiro, sem rumo e nem ponto de partida. Somos jovens.
Porem não irresponsáveis, sabemos que hora ou outra a coisa fica séria. Já começamos a economizar na balada para pagar as contas, a faculdade. Cabular aula só em extrama necesidade! Acordar tarde virou luxo e os tempos de tomar café da manhã assistindo Tv globinho fazem falta. Mas ainda somos jovens.
Temos empregos ruins, cansativos, chatos, desagradaveis... Mas hora ou outra encontramos coisa melhor. Toapmos qualquer emprego que pague bem e seja perto. Entregador, garçom, palhaço de rua... Mas em breve não aceitaremos nada menos que sócio, engenheiro, médico. Muito em breve, falta só um diploma e alguma sorte. Depois do emprego descente vem o sonho dourado. Casa própria! Morar sozinho, indepencia, privacidade, paz finalmente. E algumas contas para pagar, infelizmente. Mas as baladas continuam, e terminam na sua própria casa. Sem reclamação de horario! Perfeito. A juventude é uma benção!
Mil pessoas, mil lugares. Uns tres ou quator mil beijos, em bocas diferentes. Hora ou outra a pessoa certa aperece. Fim das baladas?! Jamais! Relacionamento?! Nem pensar! Deixa pra lá, se for para dar certo pode esperar. A primeira depção, primeira grande briga. Quase terceira guerra mundial. A solidão, baladas suspensas por motivo de depressão. O mundo acaba. Foi tudo culpa sua! Foi tudo culpa nossa?! Foi tudo culpa minha. Hora de reagir. As baladas voltam, mas acabam cedo. É a juventude é assim...
Nada tem exatamente um ponto final. Tudo começa agora! Mas termina amanhã... O problema é que esse amanhã não costuma avisar quando vai chegar. Hoje a velhice é algo distante, mas amanhã ela será uma realidade. E você, oque preparou para sua velhice? Um monte de planos inacabados?
Olha eu não estou tentando dar uma lição de moral em ninguem, mas ouvi uma coisa que me fez pensar. Trabalho como operador de telemarketing, um desses trabalhos temporarios de jovens perdidos, e hoje falei com um senhor do qual não lembro o nome. Aposentado, casa própria, seguro de vida, plano de saude, viaja com frequencia, tem um cachorro que gosta muito. A primeira vista parece ser um exemplo de velhice bem sucedida. Mas uma frase no final da liagação me fez pensar.
"Muito obrigado mocinho, há dias eu não tenho ninguem para conversar. Olha aceite um conselho, se for para ficar velho, não fique um velho solitario feito eu."
É faltou alguma coisa na vida dele. Ele conseguiu quase tudo, mas a velhice chegou antes que ele pudesse encontar alguem para acompanha-lo no fim da vida. Com certeza ele conheceu esse alguem em algum momento da vida, mas resolveu deixar para amanhã. Agora já velho e fraco fica dificil correr atras.
É como o velho da foto, a principio parece um belo velhinho. Mas falta algo, não nele, mas no banco!
Falta alguem para completar a foto, falta alguem para lhe completar a vida.
Quem hoje erde tempo pensando em quem estara ao nosso lado no futuro? Quem dividira com você as felicidades e tristezas da vida? Quem te faz sorrir só de aparecer? Quem sabe secar suas lagrimas? Quem não te abandona? Quem você não abandona? Com certeza você deve conhecer esse alguem. Uma pessoa que possa amar e ser amada por toda vida. Ela esta com você agora? Não! Sem problemas, vocês tem tempo. São jovens! Podem deixar para depois...
Só não demore muito. Pois um dia e velhice chega!Não estou dizendo para sair por ai casando com o primeiro que lhe sorrir! Sem exageros, mas tente cuidar daqueles que fazem parte da sua vida. Não deixe pequenas brigas, discussões, diferenças de opinião distanciar as pessoas que você gosta. As vezes as brigas acontecem, e demoram para ser resolvidas. Mas nem sempre temos tempo para esperar!
Faça algo, mesmo que pareça inutil e banal. Não pense nos impedimentos, se existe bom sentimento para com aquela pessoa, faça algo. Muitas vezes um pequeno gesto pode ser o inicio de uma mudança. Se te magoaram, diga que perdoa. Se maguou, pessa desculpas. Se apenas sente falta, procure. SE vê todo dia, faça algo inusitado!
Não espero a velhice a solidão chegar, valorize as coisas hoje.
Lhe faço um desafio. Pegue seu celular e ligue para a pessoa com quem você envelheceria e diga a ela o seu valor. Mesmo que ela não vá gostar de ouvir. Ligue a cobrar mesmo! Se ela atender já é uma prova de amor! Faça algo hoje! Agora! Já! Não deixe para amanhã... pode ser tarde.