Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sobre a Vergonha


É uma condição psicológica que se apresenta na forma de limitador ou contralador das atitudes de um individuo. Ocorre quando um valor moral ou social do individuo é atacado por outros ou por suas próprias idéias causando reação de fuga e/ou constrangimento. Como esta ligada a relação que o homem tem com os valores socias e culturais vigentes a vergonha tambem encontra entre seus significados termos com origem no conceito de pudor.
Podemos dividi-la, basicamente, em duas manifestações basicas: Vergonha causa por outros e Vergonha de si mesmo.
Quando induzida através de insultos, exposição publica dos atos falhos, piadas ou atos que venham a ferir os conceitos morais do individuo podemos dizer que se trata de "vergonha causada por outros". Surge sempre que os atos ou opiniões alheias geram de alguma forma no psicológico do individuo a necessidade de esconder a caracteristica que foi alvo de comentario. O fato de se sentir envergonhado por uma opinião de terceiros tem raizes,normalmente, nos padrões de aceitação da sociedade. Sejam de beleza, riquesa, inteligencia... Sempre que o individuo sentir que um comentario alheio o expoem como não pertencente a um padrão de aceitação este individuo se sentirá envergonhado, e por isso tentará se defender ou esquivar da fonte dos comentarios. Esta vergonha pode ser indusida de maneira proposital ou não-proposital. Sendo esta segunda mais ligada ao segunto tipo de vergonha.
A vergonha de si mesmo é quando as próprias opiniões geram no individuo a vergonha. Surge quando o individuo se ve excluido dos padrões de aceitação da sociedade e impoem a si memso uma série de restrições comportamentais visando não expor as falhas ,que pensa possuir, as pessoas que lhe cercam. Este tipo de vergonha normalmente é agravado com comentarios alheios, que vem a reforçar as inseguranças já existentes e aprofundam as atitudes defensivas do individuo.
Ambos os casos de vergonha estão ligados ao sentimento de aceitação pela sociedade, auto-estima, e sendo assim só podem ser solucionados apartir da auto-aceitação. Quando o individuo conseguir aceitar sua individualidade e não se importar com os padrões, sempre mutaveis, de aceitação ele terá superado o sentimento de vergonha.
Cabe resaltar que a aceitação começa no inviduo primeiramente e depois de convencido das suas caracteriticas como qualidades ele deixará de sofrer com qualquer tipo de comentario ,seja maldoso ou não, vindo de terceiros. Embora muitas vezes possa ser necessario ajuda de outras pessoas para superar as inseguranças diante da sociedade.

Um comentário:

Unknown disse...

porque será q qdo eu leio isso me dá vontade de te bater? ¬¬