Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Era pra ser Natal...



Nessa vespera de natal acordo um pouco mais triste. Na televisão vejo mil desenhos de natal, vilões e mocinhos abraçados ao redor de arvores grandiosas. Todos cantando e em todos s lugares os enfeites, guirlandas, visgos, lempadas e estrelas tomam a paisagem. As lojas estão cheias de atrazados comprando os ultimos presentes e nos fornos estão a espera dos perus.
Tem muita gente fazendo caridade , exercitando solidariedade ou comemorando a fé. Milhões de crinaças estão vascunhando cada pedaço de suas casas a procura de presentes e os mais novos mla podem esperar pela visita do bom velhinho. O natal chegou e se instalou no mundo, porem pela primeira vez ele esqueceu da minha casa.
Este ano milha gloriosa arvore não será montada, minhas guirlandas não serão colocadas, minha estrela de 2 metros não será montada, as taças e toelhas de mesa não estão preparadas, a lenha não foi cortada e o forno a lenha não sera ligado, onde antes se asava de duas a tres aves este ano mal se fara uma e a grande fezta de natal foi reduzida a um mero jantar solitario.
Eu que costumava fazer a festa acontecer nesta manhã estaria correndo pra lá e pra cá com um exercito de ajudantes mirins pendurando os ultimos enfeites, lavando o quintal, consertando os enfeites que precisasem de reparos e fazendo mil compras de igredientes que faltasem na ultima hora.
Mas esse natal foi cancelado, como nos desenhos de natal onde um vilão maluco sempre quer cancelar a festa. Aqui em casa ele conseguio, não vejo sorisos, não há esperanças e nenhum espirito de natal.
Bem eu já sou grandinho, sei que não deveria me chatear por uma bobeira assim, mas o natal era a minha festa! Não comemoro a pascoa, nem festejo o carnaval, as vezes me dou um presente de dia das crianças, não tenho namorada para o dia dos namorados, não vejo graça no ano novo e nem meu aniversario eu comemoro! Eu só festejo o natal.
Não pelos presentes, nem pela comida, nem pelo nascimento de um mesias e muito menos pelos enfeites eu gosto de fazer uma festa perfeita e grandiosa para meus parentes e amigos! è o dia em que eu agradeço por tudo que fizeram e mostro meu lado afetivo...
Mas esse ano o vilão venceu! Na verdade não foi apenas um vilão, e sim um trio de super vilões.
A doença, a trsitesa e a desesperança...
Os aptriarcas da familia não estão bem e com eles assim ninguem quer comemorar, não haverá festa... a minha tão esperada festa de natal. Isso me doi tão fundo que mal posso esplicar.
Mas eu conheço o natal... como ninguem mais conheçe. Sou um especialista nessa data e sei que milagres de natal são reais e estou esperando pelo meu.
A qualquer momento algo pode acontecer e fazer minha festa acontecer. Sei que muitos podem estar pensando que só depende de mim fazer a festa, mas não é!
Por mais que eu enfeite as coisas e faça tudo como antes, ninguem estará feliz. Eu só queria o espirito de natal... a felicidade de natal , a união familiar.
Mas com meus avós assim, todos vão passar suas noites de natal em outros lugares. Normalmente todos trazem seus parentes, amigos conhecidos e minha casa fica abarrotada de gente feliz. Gente que eu nunca vi mais gorda e nem mais magra vem pra cá e convive em harmonia com todo mundo.
Bem minhas lamurias de natal acabam aqui.... não gosto de ficar me lamentando, mas dessa vez não estou vendo saida... vou ficar sem natal! Vou ficar desfalcado, terei 21 anos e apenas 20 natais.
Mas vou presentear a todos os desocupados que aparecerem por aqui com um conto natalino.
O Menino e a Estrela
Vezpera de Natal, o dia manhece. Mas ou contrario dos especiais de natal não havia grandes camadas de neve lá fora, e sim um adoravel e aconhedordia de sol e céu azul! Uma das vantagens de se viver em um pais tropical!!!
A casa já estava cheia e movimentada e havia muia gritaria e confusão, pessoas pra lá e pra cá limpando, decorando ou simplismente bagunçando e atrapalhando (função das crianças de plantão) e esse menino que acabará de acordar era um dos bagunceiros oficiais.
No café panetone e chocolate morno! E varios doces e frutas roubadas da dispensa da festa!!!
Logo após o café, o garoto foi ver oque e onde todos estavam. Saiu pela casa distribuindo "Bom dia!!!" e onde estavam e oque estavam fazendo todos os trabalhadores ntalinos. Essas informações eram importantes pois o proximo passo do dia do menino seria perigoso e exigiria cautela, furtividade e muita inteligencia!
Ele se esqueirou para os quartos, onde já não havia mais ninguem e começou a busca. Onde estão os presentes?
Escalar estantes, guarda roupas, olhar de baixo da cama e dentro das gavetas... uma busca demorada e muito perigosa. Se um adulto visse o menino antes do fim da busca ele seria vigiado de perto e seria impossivel encontrar os presentes.
Mas esse garoto sempre foi especialista em entrar e sair sem ser notado e na vespera de natal usava todo seu talento na busca.
Claro que procurar e encontrar sem ser pego era dificil, mas o mais dificil era adivinhar oque era o presente balançando a caixa ou tentando abrir o embrulho sem rasgar, e nisso o menino era péssimo.
Mal sabia ele mas ele cresceria e nunca aprenderia a abrir embalaçens direito... pobre garoto! Abrir embalagens, amarrar os sapatos e andar de bicicleta foram 3 habilidades que ele não tinha naquela vespera de natal e jamais iria adquirir.
Mas aquela busca por presentes não foi um grande desafio, em mais ou menos uma hra já tinha encontrado tudo e adivinhado quase tudo.
Faltava a caixa grande e pesada, não conseguia adivinhar oque era! Era meio pesada, não fazia muito barulho e era meio grande... mas quando se é pequeno tudo é grande!!!
O menino sentou no escuro e pensou oq poderia ser. Uma pergunta dificil... logo ele começou a fantasiar e chegou a uma conclusão impulsiva. Só podia ser o video-game que ele tanto queria mas todos diziam que era novo demais para cuidar de um!
Na verdade a caixa era do tamanho de um video game, porem não era do tamanho de uma caixa de video game... mas já falei que crianças tem problemas para avaliar tamhos, pesos e outras medidas (como tempo e limites éticos).
Ele quardou a caixa e ficou super empolgado com seu novo video game, oque ele não sabia é que não havia game nenhum! Era tudo coisa da cabeça dele, o primeiro video game viria só no próximo Natal... mas infelizmente para o garoto, ele não sabia disso!
Tem certos momentos que ficamos MUITO bravos da vida não ter um roteiro no qual poderiamos ver oque esta por vir....e aquele Natal foi um desses momentos na vida do nosso menino espião de presentes.
Acabada a busca restava a tarefa mais importante do dia! Ajudar na decoração!!!
Toda criança adora "ajudar" na decoração, o problema é que nada no mundo consegue faze-las entender que por serem pequenas, desajeitadas e destraidas elas acabam atrapalhando e quebrando as coisas. Mas essa bagunça faz parte da festa!
E foi na busca de alguem para ser ajudado que ele encontrou seu tio com objetos curiosos na mão.
Martelo, pregos, barbante, talhadeira, desenho de uma estrela de 5 pontas, lampadas pisca-pisca (dois rolos) e um pedaço de madeira bem maior que o tio!
É claro que ele ficou animado em ver aquelas coisas, estava claro que o tio ia construir algo!!! e ele não sabia exatamente oq...
Foi perguntar! Mas não encontrou resposta, na verdade encontrou algo muito mais empolgante que uma resposta, encontrou um convite para ajudar a montar.
Eles foram subindo e subindo e subindo todas as escadas da casa (que são duas) o tio disse que iriam subri no telhado e que ele iria ajudar o menino a subir!
No telhado ficava o quarto de bagunças do avô, cheio de coisas legais e perigosas!!! motivo pelo qual ele ficava no telhado, assim nenhuma criança tocaria nessas coisas.
Mas não estavam indo para o quarto de bagunças, estavam indo para a parede externa lataral do quarto.
E lá o tio disse oque fariam.
Como a casa era a mais alta da rua e ficava no topo o tio ia fazer uma estrela de natal gigante!!! Que seria vista de quase todo bairro!!!
Nada poderia ser mais empolgante para um menino daquela idade, talvez um video game novo. E naquele momento o garoto estava certo de possuir os dois.
Foi trabalhoso, para o tio, porem muito divertido, para ambos!
Foi trabalhoso e o sol castigava a cabeças dos aventureiros do telhado, mas apos muitos traçados, testes e de terem que descer para pegar uma estenção por que esqueceram que não é normal ter uma tomada no telhado, eles fizeram uma estrela de 2 metros de raio!!!
A noite foi chegando a confusão dos banhos foi se instalando... pois 4 banheiros pra 20 pessoas é pouco!
Logo era noite e a festa começou e na casa do menino os presentes e o auge da ceia acontecem na virada da vespera para o dia de natal!
Todas as crianças se amontuaram ao redor da arvore e se socaram a procura dos seus respectivos presentes.
O menino já sabia quais eram seus e era meior que os outros, oque facilitou muito as coisas!
Logo ele já tinha reunido todos seus embrulhos em um canto da sala e correu para abrir seu video game!
E imaginem qual foi a trsitesa que se abateu guando ele viu um estojo de pintura no embrulho que até aquele momento quardava um video game!
Ele nem quis saber dos outros presentes, saiu correndo da sala , oque no meio da bagunça passou despercebido.
Só apos alguns segundos é que os adultos perceberam que ele tinha sumido e que seus presentes ainda estavam fechados, algo muito estranho de se acontecer com crianças no Natal.
Ele percebeu que o procuravam e procurou o lugar mais escondido que conhecia... e logo vei na cabeça a ideia de ir para o telhado! aquel estrela era oque tinha lhe sobrado de bom!!!
Ele subiu com dificuldade e chegou até a estrela, sentou no telhado encostado na parede da estrela e ficou vendo as outras luzes de natal e pensando se alguem ali estaria observando a estrela gigante e veria um menino chorando em seu telhado.
Esse passou a ser o abrigo e esconderijo favorito do garoto para os dias dificeis... ele subia no telhado e chorava suas mágoas.
Mas aquele era um dia de natal, e milagres de natal (acredite você ou não) acontecem!!!
Se tio e seu pai apareceram lá, asustados e tentando entender o por que da fuga.
O garoto não falou o por que do choro, só disse que o papai noel tinha errado o presente...
mas o pai veio lhe dizer que o Natal não era só o presente, era a familia unida, a fetsa agradavel e as decorações que você faz para alegras e melhorar as festas de todos.
E o tio se sentou ao lado e abraçou o menino, coisa que esse tio só fazi quando ia fazer cocegas ou torturar suas costelas até o menino chorar de rir... mas dessa vez não teve ataque, eraum abraço mesmo!
E eles ficaram lá calados, não são de uma de muitas palavras, e observaram as luzes de natal.
Logo mais parentes chegaram ao telhado e em pouco tempo odos estavam lá vendo a estrela e as outras luzes de natal e uma tia mais festeira fez todos cantarem musicas de natal.
Aquela familia esta longe de ser unida, mas aquele dia e naquele telhado eles foram um só!
Vistos de longe seriam contronos pretos sob um céu azul marinho semi iluminados por uma multi-colorida estrela de 5 pontas.
Mas de pertos eram uma familia carinhosa, unida e perfeita cantando e brincando no telhado de casa!
O melhor Natal do mundo... depois desse dia o menino cresceu um pouco. Virou garoto!
Não se preocupava mais com os presentes e aprendeu que o bom da festa é o carinho gostoso e a comulhão com seus entes e amigos mais queridos.
E naquele dia ele ganhou o maior e melhor presente de todos!
Um quadro que esta pendurado nas paredes da memória onde pode se ver ele, o pai e o tio entados no telhado vendo as luzes brilhar.

Um comentário:

maaá :) disse...

aaa "moça" voltou. quero que saibas, que estou bem, nao estou mais perdida como meus textos diziam. To em um novo blog. http://wishfordeath.blogspot.com (nome convidativo? não.)hehe mas tudo bem. Meu natal ta sendo bom, apenas 5 minutos para a grande festa começar. Seu texto me comoveu, agora deixa eu ir, estao me esperando! Deixo meu sincero abraço.
me add no msn, maarcellax3@hotmail.com
a "moça" manda um beijão.