Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



terça-feira, 26 de maio de 2009

Ritual

Abro os olhos. E ainda meio desfocados começo a ver os mesmos móveis de madeira antiga, todos apertados no pequeno quarto ainda escuro. Escuridão que sempre me traz a mente os deslises e defeitos do dia anterior.Me levanto com cuidado, costume justo para aqueles que dormem na cama de baixo de um beliche. Sentado na borda da cama, levanto a cabeça reclamando do sofrimento que é ter que levantar cedo, com os pés procuro pelo tato meus chinelos. Olha para meus criados mudos, e em cima deles vejo uma coleção de lembretes. Meus amigos sorindo em uma foto, um dragãozinho me lembra o soriso da dama que gosto e o relógio me lembra que não tenho tempo a perder com recordações.
E quanta recordações, todos os dias minha vida inteira passa diante dos meus olhos. E muitos dos meus erros pesam nos meus ombros. Não aprendi a perdoar, nem a pedir perdão.
Levanto e agradeço a Deus por ter conseguido esse feito. Na minha filosofia o mais dificil é levantar da cama, depois disso nenhum desafio é intransponivel.
Pego meu travesseiro e de dentro da fronha retiro três colares de conta, guias de proteção como diz minha religião. As coloco com cuidado e as admiro por uns instantes, passaram o resto do dia comigo, escondidas sob minha camisa. Mas é algo importante para mim saber que estão comigo.
Pesso aos céus força, sabedoria e paciência, oque tenho melhor mas não custa reforçar.
Um grande bocejo, uma balançada forte de cabeça, fechou os olhos bem fechados e os abro enquanto jogo a cabeça para tras. Digo a mim mesmo "Vamos lá!".
Dou uma olhada no visor do celular e confirmo as horas, sempre procuro ver se me ligaram, mas nunca ligam! E quando ligam, não era quem eu queria que fosse.
Saio do quarto com passos ainda sonolentos. Jamais estou bem disposto após uma longa noite de sono. Sou como os lobos me sinto se dormir umas três vezes ao dia, porem sonecas curtas.
Desço as escadas, e aqui mais uma semelhança com os lobos, não vivo sozinho.
Antes mesmo de chegar ao banheiro já escuto um alegre bom dia, normalmente acompanhado da pergunta "Caiu da cama?". Todos os dias, as mesmas frases. Minha avó.
Um velho sentado na cabeceira da mesa grita! Fala Tico!
Eu não sei ao certo qual o significado desse Tico, mas respondo o melhor bom dia que consigo entre pequenos bocejos.
Escovo os dentes, lavo o rosto e olho no espelho. Pode parecer loucura para alguns, mas me acho lindo! Abro um belo soriso para mim mesmo, coloco finalmente meus óculos e me considero acordado.
Volto para a cozinha, bagunço os poucos cabelos que ainda vivem na cabeça de meu vô e beijo a testa de minha vó.Alguns dedos de prosa, brncadeiras e um pouco de carinho. Duas pessoas que me ama simplismente por que amam, um amor injustificavel e que eles jamais tentaram negar ou esconder. Se todos amassem assim, se eu amsse assim. Quando este pensamento vem, logo levanto para abraça-los. Eles dão risada, minha avó me belisca forte. Dói, mas eu me sinto mais vivo.
Eles se arrumam para ir caminhar. Eu preparo meu caé com leite na velha xicará quebrada. Bebo o quanto conseguir, o resto acaba no fundo da pia. Lamento muito pelo mal que fiz a mim mesmo, mas não adianta chorar. É dificil comer algo nas primeiras horas depois de acordar. Alguns segundos e um arroto diz que o estomago acordou, e assim como o dono ele sempre amanhece de mal humor.
Volto para o quarto, arrumo o material que utilizarei no dia. Jogo o cobrtor sobre a cama e tento me convencer de que isso é arruma-la.
Vou até um cantinho especifico do quarto. Ajuelho e peço a deus calma e tranquilidade de pensamento, para mim e para os meus. Nesse momento sinto falta de algo... um afeto, um carinho, uma abraço! Queria que pelo menos uma pessoa estivesse ao meu lado. Desejo que alguem sinta minha falta da mesma maneira que sinto.
Levanto olho em volta e não encontro oque procuro, só a velha mobilha castigada pelos cupins.
Mais uma vez desejo que alguem em algum lugar tbm esteja sentindo falta de mim, E olho para o telefone sabendo que ele jamais irá tocar tão cedo, mas não custa sonhar. Pego minhas coisas, saio do quarto, fecho a porta. Desse momento em diante eu serei uma fortaleza pelo resto do dia.
Nada irá me desanimar, nada irá abalar minha fé.
Que venham os aflitos e necessitados! Que venha a vida! Estarei preparado.
Esse é o ritual que me prepara para um novo dia. Pode não fazer sentido, mas pra mim acordar é como resnascer a cada dia.

Nenhum comentário: