Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



quarta-feira, 17 de junho de 2009

Terra de fé

Segundo uma reportagem da revista Época do dia 15 de junho, o nosso país é o terceiro na lista dos mais religiosos do mundo. Isso não me surpreende muito. Oque me fez comprar a revista foi a faixa etária da pesquisa, jovens de idade entre 18 e 29 anos. Faixa que eu considerava , de forma preconceituosa talvez, uma faixa etaria onde a religiosidade não parece atrativa. E embora eu tenha me enganado muito a tal pesquisa mostra que é mais ou menos assim. 95% dos jvens se dizem religiosos, desses 65 % afirmam ser profundamente religiosos e mesmo assim 35% dizem não seguir os preceitos de sua religião a risca.
Esses dados apresentados assim são deveras insigficantes. Como toda estatisca e probalidade que eu conheça, mas esta pesquisa se demonstrou densamente ligada ao meu cotidiano.
A pesquisa mostra que essa mudança se deu em menos de 10 anos, rapido demais para um evento tão generalizado e em um pais de cultura tão diverssa.
E o curioso é que esta explosão religiosa não se deu através de religiões ou cultos convencionais, foram cultos minoritarios que unidos geraram este resultado. Só para constar eu mesmo me enquadro num grupo de 1,4% dos jovens brasileiros que se dizem espiritas. Enquanto a grande maioria ainda se diz católica.
mas isso é pesquisa, reportagem... informação que serve de base para discusão, mas não acrescenta muita a nossas vidas. Só estou citando isso por que eu e boa parte dos meus amigos estamos vivendo esta mudança. Estamos tentando nos firmar em solo religioso e seguir os ideais da religião que escolhemos.E é ai que chegamos no ponto que eu resolvi discutir. Ser religioso é acreditar em Deus (ou o represententa similar, dependendo da religião) ou é seguir os ideais desta religião. Acreditar no sobrenatural, espiritual , angelical ou seja lá o nome que você queira dar a sua crença faz com que você se torne um religioso? Ou só te faz um fervoroso?
O ato de acreditar que Deus existe te faz religioso? Ou seguir os mandamentos é que te da o direito de dizer que você pertence a uma religião?
Na minha opinião, a coisa é bem simples. Acreditar em algo não te faz religioso. Você pode acreditar em algo, pode recorrer a esta ajuda religiosa nos seus momentos dificeis, mas se em sua vida não existe a preocupação e o esforço para tentar se viver dentro das regras desta determinada religião, você não é religioso.
Religioso para mim é aquele que dedica sua vida a religião, seja trabalhando em cultos ou simplismente fazendo valer as regras da religião todos os dias.
É claro que erros ocorrem e que ninguem é capaz de seguir tudo a risca sempre, mas o religioso tenta e caso não consiga ele tentará se redimir de alguma forma. Religioso é aquele que basea sua vida nos paradigmas de uma religião, e faz valaer suas regras todos os dias de suas vidas.
Acho positivo que 95% dos brasileiros se digam religiosos, mas acho trsite que apenas 35% levem isso realmente a sério. Cinceramente eu acho que isso vai melhorar e que a diferença entre esses dois daos vai diminuir, pois o Brasil é um pais que tem tudo para gerar um povo unido por ideais de não agreção, afeto e caridade. (principios basicos da maioria esmagadora das religiões)
E mesmo que muitos admitam que não conseguem levar as regras a sério o importante é todos estão tentando encontrar seu próprio caminho. Mesmo que de maneiras tortas!
As pessoas estão ficando menos preconceituosas, já não tem a mentalidade de que a religião tem que mudar a aparencia das pessoas e sim os habitos. A discriminação racial diminuiu muito cultos tipicamente de afro descendentes recebendo descendentes de euroupeus, e o inverso é igualmente valido.
Até mesmo as pequenas brigas entre as religiões estão desaparecendo e começam a surgir fusões entre religiões e cultos multi-religiosos. Parece que finalmente estamos entendendo que não importa a maneira escolhida para fazer o bem. O importante é fazer o bem ao proximo, a si mesmo e ao meio ambiente sem jamais ferir ninguem. Ideias que são repassados a mais de 2 mil anos e que nosso Brasil parece estar entendendo muito bem. Até mais rapido que os outros paises! Pois a mensagem esta viajando o mundo a mais de 2 mil anos, e nós com apenas 500 e poucos anos estamos muito perto de entender ela em sua totalidade e aplica-la em nossa sociedade. E que não importe em que você escolha acreditar, que você encontre felicidade por onde andar. Leve a sério suas escolhas e se empelhe para fazer desse pais um exemplo ao mundo. E que Oxalá lhe ilumine, ou se preferir, que Deus te abençoe. Acredite, assim como nós somos iguais. Todos que pregam o bem são iguais.

(Admito que não consegui dar sentido ao que escrevi, mas este é um asunto delicado demais para mim. mas fica ai minha primeira tentativa de tratar da tematica religiosa. Quem sabe um dia eu não escreva algo mais profundo ou até mesmo histórias de minhas experiencias religiosas... por hora, é isso)

Nenhum comentário: