Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



quinta-feira, 28 de abril de 2011

Nego Véio

Se tem uma coisa que nóis aprende na viada é que ninguém é melhor e nem pior que ninguém. Uns pode ser mais sabido, outros vão ser mais teimosos, mas melhor que todo mundo só mesmo nosso Deus. Isso é regra. Mas entre os irmãos tem sempre aquele que sabe mais, e o outro que sabe menos. È assim mesmo. Oque não pode acontecer é o sabido achar que sabe tudo e o menos sabido pensar que não sabe nada. Isso é tolice da grande! Todo mundo sabe alguma coisa de bom pra ensinar e tem outras tantas para aprender. È coisa que a vida ensina, nem precisava eu vir falar. Mas falo por gosto. Gosto de falar, e gosto mais quando falo a quem quer me ouvir. Só que nem todo cabeça tem nela penduradas bons pares de orelhas! Tem gente que não quer ouvir de jeito e nem maneira. Mas eu sou bicho teimoso e paciente, se eu decido que alguém vai me ouvir. Na hora certa eu vou esta lá preparado pra dizer tudo que tiver engasgado. Mas me desculpe que não era disso que eu queria falar. È que eu vou falando e vou lembrando do povo teimoso e acabo perdendo o fio da meada. Mas já achei ele de novo! Dizia que falo tudo que falo por gostar de prosear, mas também pra ensinar. Pois já vivi foi muito e vi de tudo um tanto pra saber de coisa bastante. E alem de ensinar aprendo com os amigos que me procuram pra conversar. Posso ser velho, mais bem velho mesmo Mas não deixo de ser irmão. Posso não ser deste tempo, mas meu tempo não passou a muito não! Perto do eterno de Deus nasci mesmo foi hoje de manhã, e tu nasceu agora no finzinho da tarde. Tem aqueles que são mais sabidos que eu, que nasceram ontem ou ante ontem. E esses são sabidos por demais. Fazem as coisa do jeito deles, mas se´rio e sem prosear demais da conta. Mas fazem bem feito e eu respeito mais muito quem faz o certo e faz direito. Só quem tem ainda nessa terra gente humilde de tudo, até de pensamento. Gente que não entende o trabalho e nem a prosa do povo mais velho e mias sabido. E por não entender o professor que ensina oque é certo, vai o aluno fazer coisa errada atras de coisa errada. È pra esse que eu falo. Tá ai o meu espaço. Pois eu converso, falo e explico com paciência. Do meu jeito meio certo e errado de falar, mas que é mais fácil de entender do que ciência Não nego o poder da água, mas valorizo a doçura do melado. Poderia fazer muita coisa sem fumaça, mas aprecio a ajuda do cachimbo. Eu pito! Mas não machuco ninguém com isso, é fumaça usada pro bem e sem fazer mal a ninguém. Sei que mesmo tentando explicar que sou do meu jeito por ser mais chegado com o povo novo, muita gente ainda não vai entender. Pois que seja! Que não diga que não tentei, e se não consegui explicar eu um dia volto a tentar. Mas não importa assim tanto oque me faz ser quem sou, o que importa é que eu estou aqui, do jeitinho que sou, pronto pra ajudar.



(texto meu, tentado explicar do jeito dos velhos como é que são as coisas.)

Nenhum comentário: