Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



domingo, 17 de abril de 2011

Normalidade


Tenho raiva, rancor, ódio, inveja. Tudo que repudio e desprezo nos outros mora também em mim. É difícil lembrar disso nos dias felizes, mas é desesperadoramente fácil lembrar disso nos momentos complicados. As vezes basta uma palavra para que tudo isso venha à tona. O mais puro dos homens esta sempre correndo o risco de ser o mais bestial entre nós. Ninguém me ensinou nada disso, aprendi sozinho. Senti na pele. O sentimento de invencibilidade de perder o controle. A sensação libertadora de não ter nada a perder. A anestesia causada pela dor de contrariar sua moral, sua ética. Como bom ser humano eu só sei ver o mundo pelo meu ponto de vista. Sendo assim acho que todo homem tem em si algo mal, isso simplesmente vem do fato de que encontrei algo assim em mim. Triste? Lamentável? Não, por mais cruel que possa parecer nesta manhã ensolarada. Acredite em mim, ou espere até a próxima noite sombria para perceber que no fundo você também pensa assim.
É hipocrisia defender a bondade plena, exclusivamente caridosa e dotada de impecável compreensão Sim. Mas é ai que que esta a grandiosidade de ser humano. Todos podemos ser monstros, mais cruéis e sádicos que qualquer outra criatura do planeta, mas muitos escolhem não ser. Nobreza humana. Cada ato bom que se faz vai contra uma legião de sentimentos ruins, muitas vezes mais fortes e controladores que os sentimentos bons. Admita que a guerra é mais forte que a paz. E isso tem explicação. A paz não destrói quem se opõem a ela! A paz tenta convencer, tenta entender,consegue amar. A paz escolhe um caminho mais demorado, mais trabalhoso, mais difícil Essa escolha nós também podemos fazer. Cada ato bom, momento de felicidade, demonstração de confiança. Cada minusculo gesto a favor da vida em sociedade, gestos respeitadores e cheios de bons sentimentos vem a dura escolha pelo caminho mais difícil O mais longo. Para ser e lembrado como um bom homem é necessário um esforço imenso e uma vida inteira. Para ser lembrado como um monstro basta um dia difícil e uma ideia insana, vinda em má hora, lhe passar pela cabeça. Ser bom é ser vigilante. Para e reflita por um instante sobre o ladro sombrio da sua alma, traga a mente as lembranças mais amargas e se deixe contagiar por elas por alguns segundos. Se fez isso agora com certeza não gostou. Agora respire fundo e lembre-se de que você é maior que isso. Lembre-se dos momentos felizes, do seu ultimo sorriso franco. Por mais que faça tempo que o tenha dado. Se fez o exercício por completo deve estar se sentindo um pouco mais leve, embora ainda abalado, ou desconfortável Sabe por que se sente bem ao lembrar do teu sorriso? Por que és bom! Todos somos, embora tenhamos o potencial de sermos maus. O mal viverá em você, ira te tentar. As vezes irá prevalecer e por algum tempo te guiar. Mas você sobreviverá, voltará a sorrir e demonstrará que é mais que um mesquinho, violento ou egoísta Você é humano. Gosta de rir, ama abraços, boas conversas. Sente pena, se sensibiliza pela dor alheia, tem que fazer algum esforço para negar uma ajuda. Nega que, ao ver alguém precisando de algo que você possa fazer, fica chateado por ter que negar? Se nega, mente! Mas até mesmo com a mentira , veneno da alma, temos que conviver. Sendo jamais imunes! Mas muito resistentes. Tenho amor, bondade, fraternidade e esperança. Tudo que admiro e desejo nos outros mora também em mim. E ao contrario dos sentimentos ruins, que aparecem as vezes e em momentos de dificuldade, a bondade é essa paz tranquila que esta sempre comigo. E contigo! Só que a desvalorizamos, a chamando de normalidade.

(passei a madrugada vendo uma maratona de Batman! 4 horas de filme com a temática sombria de Gotham... isso inevitavelmente te faz pensar um pouco sobre o bem e o mal em você. Pelo menos comigo é assim.)

Nenhum comentário: