Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Abaixo a ditadura do "Bom Curriculum"

Não sei bem como o simples ato de escrever algumas linhas sobre você mesmo foi transformado nesse bicho de sete cabeças que é fazer um curriculum.
Existem milhares de regras, todas contraditórias, que acabam te obrigando a fazer um monte de coisas, tudo menos demonstrar sua personalidade e falar da sua vida a sua maneira!!!
E a toda hora surgem novas regras , porem nunca aparece alguem para explicar as regras do jogo!
Ele esta cada vez menor, mais resumido e mais ditador. è tudo pré estabelecido, a formatação, cor, fonte, modo de apresentação, como esconher o conteudo, só falta te obrigarem a ter sertas aptidões ou ser alguem diferente de você mesmo! Ou sera que já é assim?
Mas na tentativa de fazer um bom curriculum eu sai a busca de sites que ensinam, ou tentam, as melhores maneiras de encarar esta tarefa.
E foi ai que a revolta começou! Ninguem concorda na hora de responder como deve ser um bom curriculum! Mas todos concordam na hora de responder como não deve ser um curriculum!
Dá pra entender? Quem foi o corno que começou essa zona?
Eu não faço idéia, mas cultivo um grande ódio para com esta pessoa...
Mas vá lá, vou postar as melhores dicas que encontrei, ao meu jeito é claro.

1-A Vida é bela! Mas seu curriculum vai ter que ser preto e branco. Nada de enfeitar, colorir e decorar. Se você não teve infancia o problema é seu! Seu curriculum é um documento e deve ser tratado com seriedade. E lotar ele de detalhes e cores pode distrair o leitor da informação. O importante é oque esta escrito e não a cor utilizada na impressão.

2-Escolha uma fonte legivel! E com legivel eu não quis dizer uma fonte gigante e chamativa. Escolha algo sobrio e prefira manter as letras entre o tamanho 10 e 12, dependendo da fonte escolhida. Procure evitar fontes muito complexas e a Times New Roman (essa é a fonte automatica da maioria dos editores de texto e é vista como desleixo e preguiça, em 8 entre 10 sites de ajuda para curriculum.)
Não vá perder tempo vendo se essa ou aquela fonte é boa, basta escolher uma que não seja estranha. De preferencia uma que lembre livros velhos ou máquinas de datilografar, por algum motivo gente séria gosta de coisa velha!

3- Vá direto ao ponto, você só tem uma pagina e não tem espaço pra ficar enrolando. ( A não ser que vc realmente não tenha feito nada da vida até enttão, nesse caso vale enrolar)Coloque seu nome em destaque no alto da folha e depois escreva seus dados pessoais. Nada de número de rg ou coisa do genero! Basta colocar seu endereço, telefones de contato, idade e estado civil... nesta parte não tem muito oque inventar! E pelo amor de Deus não tente inventar moda, a criatividade esta vetada. É a trsite realidade

4-Escreva um paragrafo falando quem é você e oque você deseja, se não for capaz de fazer isso... vai vender coco na praia! Nada de falar de sentimentos... é só falar qual sua profissão, seu atual emprego (ou atual falta de) se esta fazendo algum curso que possa atrapalhar sua jornada de trabalho e qual a sua pretenção. Ou em outras palavras... Escreva o motivo que te levou a encarar essa inutil batalha que é escrever um curriculo

5-Coloque sua formação academica. Mas pode deixar passar o pré primerio e sua lembranças das alinhas de pintura a dedo com a tia francisca! Diga só oque for relevante. (alias essa é a dica mór, diga só o relevante)Coloque a fundação de ensino e o ano de conclusão. Não precisa colocar telefones de contato ou coisa assim, eles não vão se dar ao trabalho de ligar. Pra dizer a verdade eles mal vão ler essa merda toda. Oque é revoltante para muita gente, mas não pra mim que sou dono de um blog falido.

6-Faça uma seção para suas aptidões adicionais, não tente socar tudo num canto só. O ideal é que caiba tudo em uma pagina... mas se vc acha que tem coisas MUITO importantes que não podem ficar de fora faça em dua folhas... mas é bom que você seja REALMENTE tão foda e cheio de méritos quanto se acha, por que ninguem gosta de ficar lendo textos enormes que não dizem nada de util. Carteira de motorista e´pretenções de estudo são coisas para se colocar aqui.

7-Não minta!!!! Cacete se você tem que mentir para conseguir o emprego é por que não esta capacitado! Ta na cara que vai dar merda!

8-Nada de fotas a não ser que seja exigido! Você e ua mãe podem te achar lindo... mas as vezes o mundo vai discordar do fato! E mesmo que você realmente seja lindo, sempre corre o risco de quem estar lendo morrer de ciume e rasgar sua foto. Não corra esse risco!

9-Não siga dicas, relaxe e faça algo que lhe agrade. Afinal esse maldito pedaço de papel é a primeira impressão que a empresa terá de você. Então é importante que voCê quebre as regras que não gosta, ou todas se assim quiser. cada um sabe oque tem na cabeça e oque pretende conseguir. Não se renda a ditadura do bom curriculum. Faça o seu melhor.

10-Revise tudo que você fez e pessa para as pessoas em que você confia para lerem e relerem. Tome cuidado para que tudo saia da melhor maneira possivel.
E se der errado... eu já disse, há sempre espaço na areia para vendedores de coco!


E só mais uma coisa... Se alguem sober que foi que criou essas regras idiotas e cruéis para esse papo de cirriculum ma avisa. Eu tenho que acabr com a raça desse infeliz!

(e é calro... se conhecer alguma empresa precisando de um técnico me dá um toque! =] )

Nenhum comentário: