Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A loucura da sociedade!

Estamos as vesperas do carnaval e vem a mim um email onde um médico metido a sabido diz quais são as 4 loucuras da sociedade. Quanto todos sabemos que a situação estaria muito mais facil se as loucuras fossem mesmo só 4!
mas a itenção do tal doutor era fazer o leitor pensar, e isso ele conseguiu com certeza.
Foi na terceira loucura citada que eu tive que lhe dar razão.
"Você tem que fazer as coisas do jeito certo."
Parando pra pensar com muito cuidado e comparando com os exemplos de amigos e familiares que tenho, o doutor tem toda a razão! É loucura achar que existe jeito certo e jeito errado.
Embora eu mesmo colabore para existencia dessa loucura coletiva, tenho que admitir que não existe jeito certo e errado. Até porque não da pra afirmar que existe certo e errado, pois eles dependem de um referencial, uma regra ética e moral que seja capaz de analizar todas as situações da vida e enquadralas entre o "certo" e o "errado".E como não existe tal regra de forma global, o mais correto é afirmar que não existe certo e errado!
Cada pessoa tem a sua própria balança para medir isso. Cada um escolhe um diferencial diferente e adota uma espécie de "convenção de medida moral".
E se conseguirmos admitir a falta de regras como uma verdade nós acabaremos nos deparando com um problema grave! Como viver sem regras, e a resposta vai ser muito desencorajadora... faremos novas regras.
è dificil nos disfazermos dos conceitos de "certo" e "errado" que criamos para nós mesmos, assim como é quase impusivel concordar com outros conceitos de "certo e errado" conflitantes com os nossos.
Por exemplo, é certo matar e comer outro ser humano? Não importa a sua opinião, tem gente que acha que sim e tem gente que acha que não!
E não há nada que você possa fazer a respeito! Você pode achar isso completamente horroroso mas as pessoas continuaram a se matar e se comer!
Isso entre outras atitudes ousadas que acabam ferindo o conseito de "certo" da maioria das pessoas (considerando que o meu conseito de maioria esteja "certo").
E é ai que vem a minha mente uma frase interessante:
"O fim justifica os meios!"
Se não existe certo e nem errado o importante é acançar um objetivo! Parece até meio obivio...mas é mais um ponto discordante. Que objetivo? Qualquer um serve ou tem que ser um especifico? quem sabe responder? Esse alguem estará "certo"?
Hum... parece que esbarrei na verdade agor. Vejam que surgiu um alguem no meio dessa luta de conceitos e opiniões! Mas eu não vou nomear esse dito alguém não, pois vou me dar o beneficio da duvida. (posso estar "errado")
Mas analizem meu ponto de vista, este probelma que parece insoluvel tem na verdade uma solução simples! Alguem está certo!
Simples assim, entre todas as regras morais do mundo existe uma que esta certa. Uma que é capaz de responder a tudo e classificar de maneira perfeita todas as ações.
E esta classificação perfeita e soberana esta, esteve ou estará em posse de uma(ou talvez varias)pessoas. Ou animais, espiritos e seja lá no que mais as pessoas acreditam que detenha sabedoria.
O fato é que a verdadeira loucura é acreditar que podemos encontrar o jeito certo! Pois mesmo que encontremos, jamais teremos como demonstrar que ele é mesmo o jeito certo.
E muitos ditadores sanguinários e protetores dos direitos humanos já fizeram grandes esforços para provar que o seu jeito era o jeito certo. E até agora nenhum deles obteve um sucesso real.
Eu mesmo sigo um conseito moral bem simplificado e o menos agrecivo possivel, para evitar conflitos.
Regra 1: Não faça tudo para se sentir bem e feliz consigo mesmo.
Regra 2: Faça o possivel para não deixar ninguem infeliz.
São regras amplas demias e muito conflitantes em alguns momentos, mas para mim elas já são o bastante e eu resolvo boa parte dos meus conflitos éticos com elas.
Cada um deve ter suas próprias regras, enumeradas ou não, todos temos um "método operacional" para decidir oque nos parece "certo" ou "errado".
São regras que mudam com o tempo ou podem permanecer as mesmas por toda uma vida... não importa muito a origem o fato é que elas existem e acabam atrapalhando mais que ajudando.
É loucura tentar julgar os atos das pessoas e os seus mesmos, pois tudo sempre irá depender de inumeros fatores!
(acabo de perceber que eu realmente fiz bem em nunca ter pensado em ser juiz ou coisa assim, tenho pensamentos anarquicos e um certo despreso por leis e normas... engenharia foi uma escolha mais aceitavel. Pois se existem regras que eu defendo, são as matemáticas e fisicas.
Ambas igualmente questionaveis... mas voltemos a falar de ética)
E é claro que na tenttiva de defender as suas regras morais algumas pessoas se reunem em seitas, religiões,sindicatos,partidos politicos, linhas filosóficas, cominidades do orkut...
Porem nem sempre os menbors concordem em tudo, na verdade quese sempre eles concordam apenas na maioria mais superficial dos temas.
Isso ta ficando cada vez mais complicado e o tal doutor acha que dizer simplismente que temos que respeitar o jeito de cada um responde a questão e dá fim a discução! E se o meu jeito não aceitar essa resposta? Oque me diria o doutor?
Pronto, e lá recomeçaria a discussão. Não é atoa que inventaram o carnaval, uma festa de loucura esplicita onde o ato de pensar é esquecido por 4 ou 5 dias. E por um curto momento podemos parar de pensar nos grandes dilemas e nas gigantescas loucuras da vida.
E podemos esquecer o questão:
Se a sociedade necessita de regras que todos sigam para existir, e tais regras globais não existem, a sociedade não axiste? Ou vivemos em um mundo de sociedades unitarias que tentam se entender?
E qualquer forma, bom carnaval! Vamos festejar a estupidez humana! A estupidez de todas as nações...
Err... acho que temos que escolher musicas menos intelectuais para tanto!
"Doutor eu não me engano! Meu coração é Corinthiano!"
"Eu não sabia mais oque fazer..."

Nenhum comentário: