Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



sábado, 14 de fevereiro de 2009

Que venham os desafios!


Segundo o sabio pai dos burros trataremos de "Provocações para combates singulares", mas eu prefiro dizer que vou falar uma meia duzia de palavras sobre os "desafios" da vida.
Palavra que merece as aspas que ganhou por ter uma infinidade de nomes e definições diferentes.
Alguns chamam de problemas, outros de pedras, dificuldades, provações... eu gosto de imaginar que são apenas desafios impostos pelo destino para que possamos mostrar nosso valor e força.
E ao contrario de algumas pessoas que encaram a vida de um modo mais asustado eu gosto dos meus desafios.
É claro que, como diz a canção, nem tudo que eu falei eu sou capaz. E as vezes eu posso acabar derrotado ou bem machucado de uma ou outra encrenca que a vida apresenta.
Mas eu tenho a força de vontade necessaria pra me levantar e enfrentar a vida de novo. Acho que a teimosia não é um defeio, e sim uma gualiade que pode machucar o detentor da mesma.
Os desafios são muito variados, podem ser uma receita nova de bolo ou uma mudança drastica e traumatizante na vida... o grau de dificuldade não costuma importar, oque importa é a sua força na hora de enfrentar.
Eu acredito que o melhor truque é não desanimar, estar sempre feliz! Sorrir no meio da tempestade e do desastre é algo dificil... mas é muito admiravel.
As vezes nos parece que é injusto que existam dias ruins em nossas vidas, chegamos a desejar por vidas perfeitas feitas apenas de bons dias! Apenas dias de sol, com uma ou duas chuvas leves e frescas para regar os verdejantes gramados e as frondosas arvores frutiferas, com passaros cantando e rios limpidos e caldalosos refrescando a paisagem paradisiaca!
Que iditice!!! Oque uma vida como essa te traria? Tua alma aprenderia mais sobre ela mesma?
Você saberia gual o verdadeiro limite de suas forças se nunca precisasse se esforçar? Como saber que aqueles seriam dias felizes se nunca tivesse presenciado um dia trsite? Como dizer que tudo esta perfeito se o imperfeito não existir?
Não seja tolo caro leitor, são os dias ruins e seus desafios que fazem a vida valer a pena!
Cada vez que um desafio é vencido a vida nos dá uma recompensa, seja um arco-iris perfeito, um beijo inesperado, um riso de criança ou uma boa noite de sono.
Entanda que só nos desafios você tem chances de aprender algo sobre você e a vida como um todo. Dias bons,onde nada sai errado não tem como te ensinar nada, você só treina as habilidades que já possui.
É mais ou menos como os cavaleiros das lendas e histórias infantis. Oque seria da vida deles se a princesa estivesse em casa tricotando esperando anciosa pela visita do heroi? Pra começar ele nem seria um heroi! Seria só um cara que anda de cavalo com uma armadura desconfortavel. Da mesma forma que a princesa tambem perderia seu charme, pois seria igual a toda mulher que saiba tricotar! Oque faz dela uma mulher unica, maravilhosa e perfeita não é só a beleza e as virtudes, é o desafio!
Sem o quarto mais alto da torre mais alta, do palacio circado por lava, no vulcão das terras do fim do mundo, atras da floresta de espinhos, nos dominios do poderoso dragão malvado, a princesa perde muito do seu valor! O valor dela vem da conquista do desafio! Assim como o heroi só é heroi depois que salva a princesa e ganha uma mulher apaixonada para toda vida! E só depois do grande desafio que o heroi pode voltar pra casa e viver feliz para sempre, por que depois de ter vencido tudo que lhe foi imposto, o resto vai ser facil!
A felicidade eterna vem do trauma das dificuldades, não surge do nada e não pode ser dada por meio de milagre, magia, remédio ou mandinga... que que lutar pra ser feliz.
Reclamar as vezes é facil, lutar de verdade é o mais dificil. Muitas vezes a força de vontade fica só da boca pra fora e nada é feito para mudar ou resolver a vida!
Mas não tem como fugir, pode demorar mas uma hora ou outra chega a vez de enfrentar o dragão!
E é ai que fica meu diferencial! Eu adoro o dragão, cultivo verdadeiro amor pelos desafios, gosto que duvidem da minha força! É da adversidade que eu tiro a forçapara lutar, quando todos desistem é que eu começo a acreditar que pode dar certo!
Sou pessimista em boa parte do tempo, ou pelo menos finjo ser, mas no momento da disgraça é que eu levanto e começo a lutar.
É como se algo nos olhos do dragão ou no bafo podre dele tivesse o poder de ativar o maximo da minha coragem. è nesse momento critico que eu dou um meio soriso, balanço o pescoço, arrumo o cabelo e digo a mim mesmo:
-Ta na hora de fazer alguma coisa!
E são os momentos que eu guardo com mais carinho na memória! Quando tudo deu errado e só eu fiquei de pé e enfrentei o desastre. Sorrindo!!!
Eu sou uma matador de dragões e como todo bom caçador gosto de carregar comigo a prova dos meus feitos. Já gravei em minha pele o desejo de lutar por tudo e todos e porcurei a vida inteira a medalha que simboliza minha constante luta contra os desafios grandiosos que a vida tem a prazer de me apresentar! E eu tenho ainda mais prazer de enfrentar!!!
E justo agora que estou começando uma jornada rumo ao maior dragão já visto até agora.
Um dragão de três cabeças, cada uma com nome e habilidades já conhecidas,oque não o deixa menos feroz.
São elas a "Carreira","Alma" e Coração". A primeiraé a mais resistente, ataca com uma economia amendrotada, poucas vagas de emprego, um salario de miséria e muita dificuldade nos estudos. A segunda é a mais feroz, ataca com palavras acidas, com traições de entes queridos e com marcas de um passado nem sempre alegre (como qualquer outro). E a ultima é a mais traiçoeira, ataca com carinho, com sorrisos e juras de afetividade, mas é sempre esquiva e procura não manter a mesma aparencia (na tentativa de iludir).
Mas eu estou empolgadissimo para chegar logo ao fim desse desafio! Eu estou adorando esse dragão, se preciso for farei como são jorge e passarei a etrenidade lutando contra esse dragão! E mesmo que não o vença, sei que jamais perderei!
E espero que todos façam o mesmo!
Não temam os desafios, pelo contrario, quanto maior o desafio maior tem que ser a vontade de enfrenta-lo!
E esse meu novo pingente significa exatamente isso... Lutar sepre e desistir jamais!
E logo logo eu vou ser mais um heroi vivendo minha fase de feliz pra sempre... claro que logo logo pode ser em um ano ou dois... mas vai valer a pena! Imaginem o premio que esse dragãozinho metido a hidra vai me render!!!

Nenhum comentário: