Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



segunda-feira, 26 de abril de 2010

A fina arte de pensar...

"A civilização começou quando o homem cavou a terra pela primeira vez e plantou a primeira semente
A religião começou quando o homem descobriu a influencia do sol nas sementes que ele havia espalhado sobre a terra.
A arte começou quando o homem glorificou o sol num hino de gratidão.
A filosofia começou quando o homem comeu o produto da terra e sofreu indigestão."

Kahlil Gibran

Infelizmente são poucos os pensadores hoje em dia. Parece que ninguem mais dedica seu tempo a decifrar os pequenos enigmas da vida. São poucas as pessoas que carregam, como tesouros raros, perguntas insolucionadas ou verdades mal explicadas na busca eterna de resposta. A maioria prefre "deixar pra lá"!Um pena ao meu ver, já que conheço poucas atividades mais iteresantes que um debate de intelectos, principalmente quando a asunto é polemico e/ou agride a base das teorias de ambos os lados do debate. Uma batalha ariscada e delicada onde a verdadeira vitória é o empate, pois ao empatar normalmente acaba se unificando e fortalessendo as teorias. E de brinde ganha-se um amigo.
Estes dias conhici uma garota encantadora. Admito , e aqueles que me conhecem sabem que é verdade, que acho toda mulher encantadora. Mas essa tinha um algo mais. Um semblante vago, de quem analisa tudo que ouve, comentarios que visam induzir a novas discuções, perguntas que tem como objetivo esclarecer mais do que foi perguntado. O algo mais dessa garota era sua mente brilhante. Eu tolo arrogante que sou, e telvez sempre serei, não notei isso a primeira vista. No primeiro contato me pareceu apenas inteligente e interessada. Qualidades que somadas a beleza e delicadeza das feições me mantiveram atraido por algumas horas de converssa. Mas foi no outro dia que ela se revelou, vindo a mim com perguntas elaboradas e iniciando uma discussão profunda onde tive que me esforçar para manter minhas teorias. Uma mulher com memória incrivel, capacidade argumentativa muito boa e visão aberta, capaz de fazer rapidamente inumeros paralelos. Admiro muito aqueles que me fazem pensar alem, são os professores que encontro pela vida. E ainda mais quando seapresentam sobre a forma delicada de uma bela mulher. Mas é exatamente sobre isso que eu queria falar. Mais uma vez me extendi no exemplo e desviei do tema. Venho escrever sobre a origem dessa capacidade intelectual auçada de algumas pessoas, de onde vem esse poder penetrante e incrivelmente arriscado. Esse dom que muitas vezes pode ser visto como maldição. Que fatos dispertaram em mim, ou nessa garota mais nova que eu, ou em outros sabios de distintas idades, origens, crenças.... Afinal oque nos leva a pensar? Kahlil Gibran Responde de maneira comica, porem acertiva. Dor de barriga!
Acho que é exatamente issoque traz a cada um, em graus diferentes, a capacidade de analizar a vida e seus eventos. Quanto maior a dor de barriga, maior será o sabio que dela nascera. Entendamos dor de barriga como um problema que deve ser solucionado e vamos ter que quanto maior o problema maior a sabedoria necessaria para soluciona-lo. Então fica facil ver que pessoas que passaram por um numero maior de problemas, aflições, medos, desafios... Enfim, tudo que atrapalha a tranquilidade de nossas vidas acaba por nos fazer pensar. É um instinto natural do ser humano a necessidade de procurar sempre por melhores condições de vida. Pensamos para não passar duas vezes pela mesma dor de barriga! Se a semente que plantamos ontem ao ser colhida não nos faz bem, tentamos descobrir o porque. Foi o solo? Falta de luz? Excesso? Talvez água? Será que a dor de barriga é caracteristica desse tipo de semente? Pronto! Magicamente o celebro começa a funcionar e quanto mais tempo dedicamos a tarefa de desvendar o problema mas desenvolvida fica nossa inteligencia. Porem na maioria das vezes a busca por respostas gera um numero ainda maior de dores de barriga! Porem hora ou outra o problema é resolvido. E aquele que se desenvolveu através da dificuldade aprecia a felicidade e a tranquilidade da calmaria. Até a próxima dor de barriga. E assim vai se desenvolvendo a fina arte do pensar, através de ciclos de trsitesas e alegrias. Fazendo de cada pensador um sofredor e herói. A me deixando mais uma pergunta sem solução. Se todos pensadores sofreram, mesmo que pouco, para aprender. Como convencer aqueles que preferem que terceiros pensem por eles a se desenvolver por si só? Já que não é agradavel dizer a alguem que ele vai sofrer, mesmo que seja para adquirir algograndioso como recompensa. Essa questão eu vou continuar a tentar decifrar. E enquanto isso espero encontrar muitos pensadores e muitos problemas para esta fina arte eu continuar a aperfeiçoar. A inteligencia nasce da necessidade.Hum... Já ouvi esssa frase em dia e a achei uma frase boba. Mas os maiores genios do mundo, nasceram e morreram pobres, comendo o pão que o diabo esmagou. Enquanto os outros apenas se aproveitaram das ideas que esses genios deixaram de herança a humanidade. Oque minha triste conclusão. Muitos não se empelham em entender por aque alguns, que já sofreram do mesmo mal antes, deixam receitas de como os solucionar. E ao invez de entender como a receita funciona a humanidade atual se contenta e apena usa-la. O resultado é semelhante, a dor de barriga para. Mas as chances dela voltar é sempre maior por que ele não aprendeu como trata-la. Pensar não chega a dor, mas requer certo esforço! Como toda arte, esporte ou profissão. Desenvolver o pensar exige dterminaçã. Presente apenas em alguns. Aqueles em que a receita pratica não conseguiu sarar a dor de barriga. A fina arte de pensar nasce na lamentavel sensação de indigestão.

Nenhum comentário: