Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



sexta-feira, 30 de abril de 2010

Saudades dos amigos que se foram


Acima estão meus amigos de longa data. Amigos que nunca existiram, pois se tratam de criaturas virtuais mas que jamais deixaram que o fato de não existir os inpedisse de me acompanhar, incentivar, consolar, distrair, alegrar... Em resumo, não existir não impediu nenhum deles de serem meus amigos. Mas como tudo que esta no espaço virtual, tambem eles são ou foram de certa forma temporarios. E com o tempo acabarm se perdendo. Porem mesmo depois da separação ainda quardo todos em meu coração, uns com mais carinho que outros. Mas todos estão lá. E hoje, em momento nostálgico, venho contar a história de ¨deles. Meu time de ouro!  Aqueles aos quais eu me dediquei de corpo e alma para torna-los os melhores, em todos os aspéctos e que de certa forma me ensinaram uma ou duas coisas. Comcemos pelo começo, o primeiro e maior deles! Aquele que deu inicio a uma mania que resiste até hoje, provando que para ser criança não há idade. Dizem que pode se descobrir muito sobre a personalidade de uma pessoa sabendo qual pokemon ele escolheu na primeira versão do jogo. Não sei se isso é verdade. Deixarei a vocês a incumbencia de julgar... Pois eu escolhi o Charmander!

1º - Char : Ganhei um game boy de presente de natal e junto com ele minha primeira versão de Pokémon. Eu era um moleque de sabe lá quantos anos e estava empolgadissimo com o meu novo brinquedo. Tratei logo de começar a jogar e após a chatissima abertura de pokemon, que se mantem em todas as versões até hoje, eu esta pronto para ganhar meu primeiro pokemon. Entre as três opções eu não tive duvida, tinha que ser o Charmander! Eu adorei a carinha sorridente daquela pequena largatixa flamejante. E quando me perguntaram se eu gostaria de mudar o nome dele, não tive duvidas. Nascia ali o pokemon que me acompanharia por anos. Era o Char! Não sou de dar nome especifico ao meus pokemons, mas aquele merecia, eu sabia que ali nascia o mais incrivel pokemon e decidi que faria o possivel para deixa-lo forte. Juntos enfrentamos o Brock, a Misty.... só vim capturar outros pokemons lá pela terceira cidade. E nesse caminho meu pequeno charmander evoluiu para um mal encarado Charmeleon e depois para um desobediente Charizard! Esse sim era o começo da lenda. Era na forma de cherizard que ele chegaria ao topo. Graças ao adivento da troca de pokemons o Char pode vencer os ginasios e a liga pokemon inumeras veses.  E quando a versão gold chegou ao brasil ele foi viajar para novas regiões, na intenção de carboniar outros oponentes. Foram mais ou menos 5 anos de companherismo e amizade até a vesão onde se encontrava quebrar e nos separar para sempre. Jamais tive outro charizard, serei sempre fiel a aquele. Meu grande Char. Com ele aprendi a encarar o mundo de frente e lutar com todas as forças mesmo quando todas as chances estão contra você. Afinal se ele conseguia levar hidro-bomba na cara e continuar de pé por que eu iria desistir perante alguma dificuldade. Se algum desafio parece intransponivel eu só preciso bater mais forte. Isso foi oque o Char me ensinou, lutando até o fim, mesmo quando o game boy estava apitando para avisar que a morte dele estava próxima. Eu olhava para tela e ele ainda sorria como se não sentisse a dor, só queria vencer. Esse foi o grande Char, o imbativel.

2º - Snorlax: O Char era o simbolo da força e da determinação, o Snorlax era o oposto. Alias o Snorlax era em tudo o oposto do Char! Com o Char foi paixão a primeira vista, já com o Snorlax foi meio que um ódio profundo. Aquele gordo deitado no meio da estrada atrapalhando meu caminho. Eu sempre xingava mil palavrões quando passava pela estrada obstruida pelo Snorlax. E quando chegoua hora de acorda-lo e enfrentalo eu e o char estavamos prontos para fazer aquela bola inconveniente sumir do mapa para sempre! E não houve dó ou piedade, foi o melhor golde do Char. Critíco! E mesmo assim o barrinha demorou para chegar ao fim. E quando eu achei que ele iria enfim me deixar em paz ele sobreviveu por um milimetro na barrinha de Hp!!! E oque ele fez com em seu ultimo ato antes da morte? Enfrentou o inimigo até as ultimas conseguencias como faria o char, sorrindo? Não... Ele até sorria, mas resolveu dormir. Ignorando a mim e ao temivel Char! Eu não pude acreditar na arrogancia daquele gordinho sorridente. Não tive outra escolha. Capturei ele e o coloquei em meu time. O  snorlax foi desde o inicio um folgado arrogante. Não era muito chegado a lutar, não se empenhava em nada. Suas batalhas eram vencidas pelo cansaço e ele sempre subestimava seus inimigos os deixando dar o primeiro ataque. Jamais perdia aquela paz irritante e resistia aos atauqes como se fosse de chumbo. Tudo para não precisar se empenhar em um contra- ataque. Com ele eu aprendi a arte da paciencia. Aprendi que não temos por que temer nada e nem ninguem, quando estamos confiantes e cientes de nossas capacidades. Ele me ensinou aquele ditado que diz; " Oque vem de baixo não me atinge". Foi quem me mostrou as vezes aquele que ataca como um desesperado nada mais é que alguem sem auto-confiança. Snorlax, o inabalavel.

3º - Muk : Os dois primeiros dessa lista geraram em mim fortissimas primeiras impresões, fossem positivas ou negativas, mascom o Muk foi bem diferente. Eu o conheci na forma de Grimer e nem de longe aquela gelatina de uva me pareceu respeitavel ou temivel. Foi uma batalha rapida, embora ele tenha se mostrado resistente só suportou 2 golpes. Mas foi o suficiente, pois ele teve tempo de me atingir com um golpe. Para ele bastava isso! Aquele unico golpe me envenenou e não fui capaz de slavar a vida de meu pokémonou leva-lo ao hospital a tempo. O grimer tinha tido a sua vingança!  Voltei lá determinador a dar um jeito naquel trapaceiro. E a história se repetiu, ele fez de tudo para sobreviver ao primeiro ataque só para poder me envenanar antes da morte. Orgulhoso aquele lodo roxo se recusava a perder, fazia qualquer falcatrua para poder no minimo empatar. Mesmo que tivesse que vencer seu inimigo fora do campo de batalha. Uma geléia dotada de pura maldade! Com aquele riso dissimulado. Mas algo naquele trapaceiro me cativou, devemos sempre admirara aqueles que defendem seus ideais. Mesmo que possamos lamentar a forma que eles utilizam para alcançalos. Ele era sim um trapaceiro odioso e nogento, mas não como negar que ele era muito bom no que fazia! O capturei e em pouco tempo ele cresceu e se tornou Muk, o mestre das trapaças. A estratégia dele era envenenar e esperar. Tão resistente quanto osnorlax, mas muito mais perigoso já que seu veneno ficava mais letal a cada minuto. Ele corroia seus inimigos por dentro e os via definhar com um semblante de nojo e superioridade. Muito mal carater, mas contribuia com sua força. Com ele eu aprendi que as vezes é melhor aceitar a ofensa ou o ataque e esperar para atacar quando o inimigo mesnos suspeita.
Aprendi a fina arte de observar e encontrar fraquezas. O vil veneno das palavras que podem não machucar na hora, mas envenenam a alma. Com ele eu aprendi muita coisa ruim que hoje tento esquecer. Mas pelo menos aprendi a me defender do veneno da mentira quando fui alvo do meu próprios veneno. Assim como o Muk hje e sou imune aos venenos do mundo graças a ele. Muk, o vingativo.

4º - Hitmonlee: Esse aqui veio de brinde. Caiu na minha vida graças a um engano. Em determinada parte do jogo nos é permitdo escolher entre duas pokebolas. Uma tem um Hitmonchan e outra um Hitmonlee. Eu queria um hitmonchan, pois ele tinha mais variadade de golpes. Podia usar socos elétrios, de fogo, gelo, que confundiam, batiam varias vezes ou até paralizavam! Era um lutador completo! Mas eu escolhi a pokebola errada e me vi num dilema. Tinha quardado um espaço no time para o hitmonchan e agora não tinha ele! Claro que eu podia desligar sem salvar e escolher de novo, mas eu estava jogando a horas e perderia tudo que tinha feito naquela tarde. Respirei fundo e resolvi ficar com o Hitmonlee mesmo. Ele era o posoto do outro, era focado em ataques do tipo ludador e que não faziam nada mais que isso. Enquanto o hitmonchan era super versatil o hitmonlee era um super especialista que não sabia nada fora da sua area. Mas logo eu persebi que issonão era de forma alguma uma desvantagem. Por ter apenas golpes do mesmo tipo ele era mais preciso e eficiente. Dificilmente errava um ataque. Mesmo quando confuso ou paralisado ele dava um jeitinho de acertar. E tenha muita força naqueles chutes. Bastava um ponta pé para o oponente ir bater um papo com São Pedro. Ele era incrivel, rapido, equilibrado, sério e esforçado. Uma verdadeira máquina de batalha. Quebrava tudo com seus chutes, sempre bem colocados. Estava sempre preparado. Com ele eu aprendi a escolher um objetivo e me dedicar a ele com toda minha atenção. Aprendi que aqueles que querem saber tudo sobre tudo, acabam por saber muito pouco. Mas aqueles que se dedicam a apenas uma area do conhecimento poderam adquirir verdadeiro saber, e quando estiverem satisfeitos com oque já sabem podem ir descobrir outras coisas. Mas sempre levando seus estudos até o fim.  O Hitmonlee era um lutador aplicado e que levava aluta a sério. O mais sério dos 6, não era de piadas e brincadeiras, tratava todo oponente com respeito e cautela. Esse foi o Hitmonlee, o Aplicado.

5º -Wobbuffet: Esse aqui é outro paraquedista. Veio de umas das inumeras trocas estranhas que podemos fazer durante o jogo. Entrei numa casa e alguem me perguntou se eu queria trrocar um pokemon qualquer por um Wobbuffet. Eu tinha esse pokemon que o carinha queria, um pokemon só pra usar HM, e resolvi fazer a troca. Pura curiosidade de poder utilizar o Wobbuffet, o pokemon que não tem ataca! Já tinha visto ele na Tv, mas lutar utilizando um é outra coisa. Logo na primeira batalha eu me apaixonei, ele leva o ataque, suporta o dano e devolve em dobro. Para a tristesa do outro poquemon que não suporta o impacto e vem a óbito! Incrivel. Porem tem lá os seus riscos, é necessario saber qual tipo de ataque o oponente ira utilizar para poder rebater corretamente.É um jogo arriscado, se errar a previsão o Wobbuffet leva o ataque e é incapaz de devolver. Ele é um grande apostador. De todos é o mais concentrado, sem risada, sem provocação, passa a maior parte do tempo parado. Mesmo não sendo o mais carismático dos 6 eu gostava dele. Cauteloso o Wobbuffet só se movia no momento extato, nunca antes e nem depois. Dotado de uma frieza incrivel e um poder esmagador. Porem mesmo sendo de longe o mais forte dos 6 ele tinha essa lado pacifista. Jamais atacaria alguem que não o atacou. da mesma forma que seu ataque era sempre proporcional ao ferimento que recebeu. Em outras palavras, ele era o oposto do Muk. Wobbuffet era justo.
Dotado da mais irremediavel justiça e senhor da lei de ação e reação. Com ele eu aprendi as vezes é melhor suportar calado e depois devolver tudo na medida correta. Que ser pacifista não é ser bobo. è não atacar aquele que não nos fez nada, mas tambem nos cabe o direito de nos defender se atacados. Foi oque me mostrou o Wobbuffet, o justo.

6º-Shedinja : Este grupo de 6 pokemon é por mim chamado de time dos sonhos por que nunca foi uma realidade. Culpa do Shedinja. Ele pertence a uma versão de pokemon com a qual é impossivel compartilhar pokemons de versões antetiores. Por esse motivo ele nunca conviveu com os outros 5 titãs desse time. O Shedinja foi a minha aquisição mais estranha e mais imprevista. Mesmo quando adquiri alguns paraquedistas eu ainda sabai dizer de onde vieram, mas o shidinja veio do nada! Tudo começou quando eu capturei um inseto para poder utilizar o golpe Cut para mim. Nincada era o nome do danadinho. Eu cabei utilizando ele em algumas batalhas e o tal nincada evoluiu! De maneira muito estranha na verdade. Ao inves dele se transformar em um outro pokemon ele se tornou 2 outros pokemons. Um se chamava Ninjask era ultra veloz e forte, mas eu não fui com a cara dele e este passou a tomar o cargo do nincada no trabalho de cortar arvores. Já o outro pokemon que veio da evolução do nincada tinha algo de especial que me chamou a atenção. Este era o Shedinja. Um carinha bem estranho. Um inseto fantasa formado apenas pela casta do antigo nncada. Um ser oco, meio sem vida com apenas 1 ponto de vida.Exatamente! 1 unico e solitario ponto de vida!!! Isso me deixou curioso, de que serviria um pokemon que morreria sempre que atingido? É ai que esta a força do Shedinja, ele era virtualmente inatingivel! Apenas algusn pouquissimos golpes de alguns pouquissimos pokemons eram capazes de afeta-lo. O resto não podia atingi-lo. Ele se tornou rapidamente um dos meus favoritos e eu comecei a desejar que ele pudesse entrar no time dos meus maiores pkemons. O mais fragil e delicado pokemon da história, tinha umppoder de ataque de longa distancia muito bom e era praticamente invencivel. Sozinho naquela versão estranho do jogo pokemon ele representava todos os outros cinco. Ele era o maior, venceu sozinho todos os pokemons lendarios daquela versão, mesmo tendo apenas 1 de vida! Shedinja era simplismente inacreditavel. Com ele eu aprendi a maior lição. Que mesmo quando somos visivelmente mais fracos que nosso inimigos ou frageis demais para algum desafio mais bruto nós ainda temos como lutar. Basta se precaver de cuidados e não deixar que o inimigo tenha a chance de te atingir. Foi oque eu aprendi com Shedinja, o inatingivel.

Nenhum comentário: