Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mulher Menina


De longe uma criança delicada, menina feita de finos traços, porcelana. De perto é uma "muleca", bricalhona, ativa e arteira.  Tem um riso de criança, solto, largo, gostoso. Olhos que brilham, felizes, claros, felinos. Sim, felinos. Pois algo se esconde atras daquele olhar infantil, é um olhar feminino, sedutor... Felino! Olhar claros, espelhos d'água que escondem, por tras da aparencia de criança, uma mulher formada.
Se porta feito criança. Curiosa, atenciosa e distraida. Gosta de ouvir histórias, ver coisas brilhantes, barulhentas ou coloridas. Se encanta com as pequenas coisas, com os detalhes, som os enfeites. Ainda vê a mágica no mundo, gosta das histórias, acredita no que ouve. Com certeza ainda falta nela muito para que possa se tornar gente grande. E espero que ela jamais encontre esse muito que esta faltando. Seria triste que essa garota perdesse esse lado criança. Embora nela já habite uma mulher. E digo mais, uma mulher e tanto.
Inteligente e astuta, que sabe a arte de qaundo falar e quando calar. Cautelosa, sempre analisando os fatos ao seu redor e decidindo seus passos com cuidado. Timida quando lhe convem e extorvertida quando a situação permite. E é claro, sedutora. De maneira natural, sem precisar de dedicação ou esforço. Mulher de genio forte e gestos delicados. Acho mesmo que a melhor classificação para ela é: Mulher Menina. Pois pesa,sente e sonha como mulher feita. Mas tem ainda feições e reações de menina.
Tive a oportunidade de conhece-la por acaso de passagem por local comum. Mas logo me encantei com aquela garota. Premeiro pelos olhos, meu facinio antigo por lindos olhos claros. Mas depois,  mais seriamente, pela mente brilhante que se escondia atras do rosto angelical da menina. E fiquei na duvida... Se o encanto vinha do olhar puro da menina, ou do olhar analitico de mulher. A duvida ficou e ela se foi. Mas eu fiquei intrigado para conhece-la melhor, entender melhor aquela delicada e sedutora criatura. E a chance não demorou nada a vir. Nesse sabado passado fui ao parque ouvir musica com aquela que me entrigava!
Na recepção, ainda longe do destino. Foi menina, alegre e saltitante ao me ver. No caminho foi alternando, quando ria era menina, quando ouvia era mulher. Lá chegando foi menina, perdida no desconhecido. Olhos bem abertos e sorriso de alegria perante o novo. Mas rapidamente vinha seu lado mulher, se preocupando com o caminho de volta, a saida, o roteiro. A criança sonhando queria explorar, a mulher cautelosa queria saber como voltar. E eu curioso estava só a observar. Durante o passeio esas duas não paravam de trocar de lugar. Ria feito criança, insinuava feito mulher. Hora séria, hora brincalhona. Hóra silenciosa, hora faladeira. E aos poucos eu fui percebendo o obivio. Ela não era, e nem podia ser, duas em um só corpo. Ela era simplismente a mistura das duas. Na minha opinião é o mais próximo de perfeição que se pode encontrar. Ri como criança, te escuta como mulher, brinca como criança, se preocupa como mulher, te ve como criança, te entende como mulher. Eu creio que ela segue o  molde da mulher original. Eva. Inocente feito criança, sedutora feito mulher, curiosa feito criança, tentadora feito mulher... Quem sabe deus pegou o molde antigo e resouveu reutilizar, ou apenas imitou o projeto pra ver no que ia dar. O resultado é empolgante, cativante de se ver e conviver. Conheci uma Mulher menina, com tantos encantos que ainda vai demorar muito tempo para que eu possa, a todos, conhecer.

Um comentário:

Unknown disse...

Um texto mais do que descritivo, é uma verdadeira "poesia"! Adorei.É um retrato perfeito.