Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A menina que roubava livros!




Sei que não fiz esta droga de blog para comentar livros.
Mas esse livro merece uma espaço! Na verdade não exatamente o livro...
Eu resolvi falar de um dos personagens do livro.
É o seguinte, para quem nunca ouviu falar desse livro, ele conta a história de uma menina que teve uma infancia meio complicada na alemanha nazista. E um dos pontos altos do livro é que a narradora da história não é a tal menina e sim a Morte em pessoa. Alias cabe dizer que a morte é uma comediante nata!
Ela brinca com as maiores atrocidades da humaninade, como se não passacem de brincadeiras de criança!
Mas oque eu venho alertar é que na verdade o protagonista da história não é nem a tal menina e nem a morte!
Para aqueles que leram com cuidado, descobriram que o verdadeiro protagonista é Rudy steiner.
Não querendo dismerecer a menina. Ela tem fibra, é valente e consegue , através dos livros, sobreviver a coisas terriveis.
Mas o pobre do Rudy tem uma vida muito mais dificil que a dela! E reclama muito menos.
Uma garoto magrelo. Na verdade beirando a desnutrição pois comida era artigo raro na alemnha naquela época. E na casa dos Steiner era quase uma lenda! Rudy dividia a atenção dos pais e as refeições com seus 5 irmãos!
Como a casa estava sempre cheia, o garoto aprendeu a se virar na rua. Rudy era bom de futebol! Fazer gols era a diversão do garoto. Que alias era alguem que sabe como se divertir.
Quem nunca se fantasiou de seu heroi favorito? Bem o Rudy já! Ele se fantasiou de Jesse Owens, que pra quem não conhece é aquele corredor negro que ganhou todas as medalhas do atletismo e deixou o Hitler fulo da vida. Imagina um garoto ariano se pintar de carvão e correr pelas ruas da cidade se dizendo Jesse Owens.
Ou ele é muito idiota, ou tem muita coragem. No caso de Rudy, as duas coisas!
Mas ele não apenas admirava o corredor negro, ele tambem tinha o sonho de ser tão bom quanto ele. E eu sou obrigado a admitir, ele realmente consegu. Rudy é um corredor nato, um atleta de primeira. Mesmo desnutrido!
E tem mais. Ele tambem era um dos melhores alunos do colégio. Não era exatamente um gênio, mas era bom!
E as quelidades de rudy não param por ai... Ele tambem era confiavel! Preferiria nadar na merda a deixar um amigo na mão! E foi exatamente oque ele fez por um amigo.
Mas a parte mais comovente da vida de Rudy, sem sombra de duvida, é a paixão do menino por Liesel ( a tal ladra de livros). Ele faz tudo por ela. Faz qualquer coisa por um beijo dela, mas só recebe ele lá nofim da história. Quando já não faz tanta diferença...
Mas o importante é que nada abate a vontade de viver do menino Rudy Steiner! Ele esta sempre disposto a lutar por seus sonhos, amigos e vizinha da casa do lado!
Por que? Isso nem a morte soube responder. Os motivos de Rudy pertenciam só a ele.
Mas é incrivel oque um menino é capaz de fazer!
Um menino que a morte impediu de virar homem, mas não pode impedi-lo de virar lenda!
Liam o livro "A menina que roubava livros" e vejam a saga do menino que amava esta tal menina!
(e não venham reclamar que eu contei partes da história! Logo nas primeiras paginas a Morte vai te contar o fim do livro!)

Um comentário:

Anônimo disse...

Livro simplismente perfeito, esse post quase me fez chorar.