Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



terça-feira, 26 de agosto de 2008

Presentear

Tem gente que gosta de receber presentes e tem gente como eu. Que gosta de presentear!
Bem eu tenho mania de dar presentes. Não preciso exatamente de um motivo e nem sempre meus presentes são convencionais, mas sempre são legais.
Meus presentes já tomaram as mais diferentes formas. Chocolates, flores,desenhos, aquarios com peixes,taças de cristal,esculturas,imãs de geladeiras,dados de dez lados,serras,pedaços de aço... E nem lembro mais oque.
O fato é que eu gosto de presentear. Já presentiei pessoas de tudo que é tipo! Até pessoas que não gostam de mim já receberam presentes.
E embora eu não lembre exatamente quando foi que começou essa vontade de dar prsentes, eu lembro algumas histórias de presentes que dei e que tiveram certa importancia na minha vida e na vida de quem recebeu.
E uma dessas histórias são os cervos. Quando eu era criança, devia ter uns 4 ou cinco anos, perguntei pro meu pai se eu podia escolher o presente de dias das mães daquele ano. Meu paie respondeu que eu iria escolher um e ele daria outro em nome do meu irmão. Ele me levou a uma loja de decoração do bairro e me deixou livre para escolher.
Para a sorte dele eu não escolhi nada caro. Eu escolhi um cervo (um viadinho), alias, cervos sempre me lembram a minha mãe, por que ela chora quando assisti Bambi. Na verdade... minha mãe chora atoa, mas isso é outra história.
Voltando aos presentes. Naquele ano nós compramos o bibelô de cervo e um colar. Minha mãe adorou os presentes e chorou que nem criança.
Bem até ai nada de notavel, só um piralho dando um presente para a mãe. Mas a história começa a ficar interesante no ano seguinte.
Quando meu pai me leva na mesma loja e me peda para escolher algo, eu dou uma volta, procuro bem e encontro algo que lembra a minh mãe. E adivinha oque eu esconhi...Outro cervo!!!
Na verdade quando eu comprei o primeiro cervo eu retirei ele de um familia de 5 cervos. E agora estava cara a cara com os outros 4 cervos. Todos muito parecidos com o primeiro cervo, mas cada um em uma posição diferente.
E não tive duvida, forcei meu pai e comprar outro cervo. E na hora de presentear minha mãe foi muito engraçada a cara que ela fez! Ela começou a chorar e dizer, repetidas vezes:
-Você lembrou dele! Comprou outro bambi!!!
Mas é claro que a história não acabou aqui. Não forão cinco anos seguidos comprando cervos.
Alias o ultimo cervo foi um desafio! Eu corri a loja toda, desesperado, e não encontrei o mandito viado!
Fiquei bravo e comecei a reclamar com meu pai. A coleção não estaria fechada se não tivesse aquele cervo! Um esforço de 5 anos estaria estragado!
Mas meu pai resolveu perguntarpara a vendedora onde estava o cervo. A mulher foi muito delicada e disse:
-Oh desculpe. Eu lembro deste cervo, ele esta na loja a anos. Tiramos das vitrines para das espaço a outros produtos. Espere só um minuto e eu irei pega-lo.
Não era pra menos. Aquele cervo estava encalhado lá a 5 anos! E o mais incrivel, quando eu fui lá pela primeira vez só existiam 5 cervos. Não existia cervos em estoque, pois a cada ano o numero de cervos diminuia e eles ficavam cada vez mais escondidos no fundo da loja.
Foi incrivel eu ter conseguido! E minha mãe quase morreu quando eu disse que aquele era o ultimo cervo!
Ela me abraçou forte e disse que adorou eu ter feito a coleção inteira para ela.
Nunca perguntei o por que dela ter gostado tanto, mas até hoje ela ainda lembra dos cervos com carinho!
(Alias alguns dias depois do dia das mães ela martelou todos os 5 cervos)
Mas minha mania de presentear não parou por ai, como já havia dito. Mas nem todos os presentes tem que ser comprados. Eu gosto de fazer presentes, alias, os mais comum são desenhos.
Eu vivo desenhando, em tosdos os lugares. Basta estar feliz e ter uma lapis ou caneta a mão e pronto! Um personagem engraçado e sorridente aparecerá no papel.
E sempre existem pessoas para ver esse desenho e pedi-lo. E eu com todo orgulho e felicidade dou o tal desenho.
Mas o importande não e o fato de eu dar, ou da pessos pedir o desenho, o mais incrivel é que tem pessoas que guardam meus desenhos por anos. Alguns eu mesmo já esqueci que fiz, mas a pessoa continua guardando.
E é muito gratificante ver meu desenho na casa de outra pessoa depois de tanto tempo.
Outra coisa gratificante são os ursos de pelucia! Não me lembro de presentes tão fantasticos quanto eles.
Um urso de pelucia tem o poder de entrar na vida de uma pessoa de uma certa maneira que ele vira um membro da familia.
Ursos de pelucias quando dados com carinho são uma parte de você, são quase vivos! è uma coisa que só quem tem um urso dado por alguem especial pode entender!
E muitos outros presentes são incriveis!
Mas oque importa não é o presente e sim a intenção. Sei que essa frase parece coisa de quem não tem dinheiro ou vontade de comprar coisas grandiosas caras ou cahmativas, mas não é.
Muitas vezes pequenos presentes desintereçados são os menhores!
Quantas vezes eu já não deu um chocolate, um risole, um cartão... para alguem e esse alguem me olhou emocionado e disse que era a primeira vez que ganhava um presente de alguem que não fosse da familia!
Quantas moças, menias e mulheres nunca ganharam flores? Quantos amigos seus nunca receberam um sinal materia de afeto?
Pare para avaliar bem estas palavras. Não vai te custar muito. Vai aproveita que você leu isso e toma coragem! Compra um doce e presenteia alguem, seu porteiro, vizinho, cobrador do onibus, secretária da escola... Ou um desconhecido! Veja como um unico bombom pode mudar drasticamente a vida , ou pelo menos o dia, de uma pessoa.
Não estou falando para bancar p papai-noel todos os dias do ano. Mas faça isso as vezes! Vai te fazer bem.
Fica com esta frase de presente:
"Faça o bem, sem olhar a quem. E logo aparecerá alguem para te fazer bem!"

Um comentário:

Pumpkin pie. disse...

Eu tenho muitos desses desenhos, tenho tambem alguns poemas... tudo isso guardado a anos. Mas agora eu tenho um presente que eu espero nao perder porque ta grudada nas minhas costas.