Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Fogo!


Segundo o dicionário, é o desenvolvimento simuntânio de calor e luz apartir da combustão de certos corpos...
Mas é claro que eu tenho outra versão. Uma mais poética talvez, mas com certeza, não menos fisica.
É inegavel que o fogo realmente é uma mistura de calor e luz, assim como é ugualmente inegavel que ele esta ligado a combustão.
Mas ele estálonge de ser só isso! Não sei você já parou para olhar, mas o fogo se comporta de maneira unica e especial.Para começo de converça existem muitos casos de combustã0 em que o calor e a luz aparecem, mas o fogo não!
Isso é meio estranho, mas acontece! Em casos em que a combustão dura apenas alguns segundos por exemplo!
Podemos ver um lampejo de luz, podemos sentir o calor, mas não vemos o fogo. Sei que alguns dirão que o fogo este presente, mas meus olhos não puderam identifica-lo nesse curto espaço de tempo. Mas é calro que eu tenho um contra argumento para isso tambem, afinal não faz sentido escrever falar sobre algo se não esta preparado para devender sua tese!
Quando olhamos estas combustões estantaneas em gravações, com a velocidade reduzida, podemos vez todo o fenomeno de maneira detalhada. E mesmo assim, só oque vemos é uma clarão! Não vemos o fogo!
Mas se algum chato estiver lendo isso, rovavelmente vai dizer que o tal clarão é o fogo. Mas fogo é diferente de clarão!
Fogo, como eu já disse, é unico. São colunas de luz , que embora aparentemente possui volume, mas não possui matéria! Ele pode ser movido por uma corente de ar, por contato com um corpo sólido e até se mover sem que haja qualquer tipo de interferencia!
Ele possui uma aparencia caracteristica, porem pode assumir as mais distintas formas!
E sejamos sinceros! O fogo dança!!!
É... os fisicos vão me perdoar, mas eu vou ter que abandonar os argumentos fisicos, tem coisa que só a filosofia e a poesia esplicam... e o fogo é uma delas!
Voltando ao asunto! O fogo dança!
Não há melhor maneira de definir a natureza dos movimentos das chamas. Elas dançam, mas eu não saberia dizer ao som de que musica!
Tem quem diga que o dançam ao som da musica dos astros, outros ao som dos anjos, outros dizem que são os demonios... Mas eu me contento em dizer que dançam.
E embora eu não saiba a origem da musica ou dos passos ritmicos e unicos, eu com certeza conheço algo que se compara com a dança das chamas. A dança do ventre! Os movimentos de uma odalisca em muito se asemelham aos movimentos das labaredas numa fogueira por exemplo!
Há todo um mistério e uma sensualidade, em ambas as danças temos a impresão que existe um segredo que nos será revelado. Mas este tal segredo nunca é revelado! Nós olhamos o desenvolvimento da dança aflitos, esperando o momento da revelação, mas nada nos é dito.
No fim tudo não passa de um jogo de sedução. Tudo não passa de um truque para atrair o publico.
A odalisca atrai pois embora mostre seu corpo em uma dança provocante e sensual, ela não mostra sua exencia, sua personalidade. E com o fogo não é muito diferente, ele atrai qualquer um que o olho diretamente, pois logo se vê que existe algo de unico nele, um segredo! Mas mesmo que olhemos por horas, jamais encontraremos a resposta.
Mas mesmo parecendo delicado e infantil, não podemos esquecer que o nosso amigo dançarino misterioso tambem é um detruidor implacavel!
Deixando de lado a dança e o mistério... vamos falar do mau humor do fogo.
Através do calor a combustão se porpaga, propagando assim as chamas. Para que observa o espetaculo, parece que as chamas estão se alimentando dos sólidos que encontra pela frente!
E para ser correto, é exatamente isso que acontece! O fogo se alimenta dos sólidos para continuar existindo!
Assim como qualquer ser vivo.
Só que ele não é vivo! Alias ele nem é composto por matéria!!!
Alias ele é formado de calor e luz!!! Não da pra ser mais incorpóreo que isso!
Mas esse ser incórporeo consome casas, florestas, animais... Em fim, tudo que ele conseguir reduzir a cinzas.
O fogo é uma criatura feroz, misteriosa e sedutora! Um ser cujas motivações nós não conhecemos e que não podemos classificar com nossas palavras.
É um ser que só pode ser entendido quando visto de perto! E com certeza é muito mais que fogo, luz e combustão!
É uma criatura inspiradora e eterna, mas ao mesmo tempo efêmera e asustadora.
O fogo existe desde muito antes do homem andar pela terra e nos acompanha durante toda a nossa história.
Muitos foram os homens que já o veneraram, e muitos são os que ainda veneram. Você pode até achar loucura, mas são muitos os homens que se inspiram no fogo para conseguir coragem e força para vencer os desafios da vida!
Só a critério de exemplo... Qual é o maior simbolo das olimpiadas? Uma tocha! Uma chama que atravessa o globo e inspira os atletas!!!
Ta bom. Eu sei que isso parece uma alucinação alcoolica, mas não é! O fogo realmente é inspirador!
Quem, ao ver uma fogueira, não teve a vontade de pular ela? Ou assar algo? Ou destruir algo?
Não importa oque você deseja fazer ao ver uma fogueira, o fato é que você acaba realmente tendo a vontade de fazer algo! E se ficar tempo o bastante perto dela vai acabar fazendo oque pensou!!!
E é agora que a coisa fica complicada. Como um simples fenomeno formado de luz e calor no momento de combustão, pode dançar, destruir,encantar, incentivar.... Em resumo, como pode o fogo agir como um ser pensante?
Isso foi mesmo uma pergunta! Eu não faço a minima ideía da resposta. Na verdade quanto mais eu pensso no fogo, menos respostas eu tenho!
E olha que eu não falei do fogo utilizado prara aquecer nossos alimentos. è como se ele fosse um animal selvagem domesticavel!!!
Bem... o fogo é ummonte de coisa e coisa nehuma ao esm tempo. É tão unico que a falta de parametros de comparação faz dele algo impossivel de se entender. Mas nada te impede de admira-lo e estua-lo.
Eu sei disso por que é oque eu faço. A esplicação que os dicionarios e livros de ciencia me dão sobre o fogo não me deixam satisfeito.
O fogo é mais que um amontoado de luz e calor! É uma mania, uma motivação, uma fascinação!
Um fenomeno que já levou muitos homens ao topo, a vitória! Porem levou um outro grande numero de homens a loucura.
A qual dos dois grupos eu devo pertencer?

Nenhum comentário: