Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Valeu a pena esperar

Já faz tempo, muito tempo que eu estava esperando ouvir uma certa frase. Não sabia muito bem oque era, não entendia seu significado e muito menos sua importancia. Mas prcisava ouvi-la. Não me lembro quando começou e muito menos o por que, mas esse sentimento estranho foi crescendo com o passar dos anos.
Fica dificil de explicar, mas como diz o cançoneiro popular:
"...meu vicio de insistir nessa saudade que eu sinto de tudo que eu ainda não vi."
É basicamente isso. Sinto falta, sinto saudade de uma frase que eu nunca ouvi. Que eu jamais formulei ou proferi. Mas hoje a coisa mudou. Eu ainda posso dizer que sinto falta da frase, embora hoje já possa dizer que a ouvi.
Foi um momento estranho, quase inoportuno. Se mais alguem ouvisse a frase eu me veria num momento constrangedor. Mas ninguem ouviu. Por um segundo o mundo desapareceu, ficando apenas eu, a dona da frase e uma distante janela, lá longe, no 8º andar de um hotel.
Aquela janela que eu nunca toquei ou passei perto tem significados importantes para mim. Faz parte do meu mais lindo plano, da minha maior prova de carinho, do mau mais louco absurdo. Faz parte de um momento mágico, que já passou. E a vida quis que não fosse diante daquela janela.
Mas mesmo assim sempre que passo perto deste hotel vem ao meu rosto um sorriso que diz: Seria mesmo a perfeição!
Ontem não foi diferente, assim que olhei para a tal janela sorri, e ao me ver sozinho com a garota lhe disse qual o significado da tal janela. Um plano complicado que terminaria com um amanhecer dourado, em que poderiamos ver toda grandiosidade do parque ibirapuera. O maior parque da região central, dourado pelos primeiros raios de sol que estariam discipando a neblina azulada da madrugada. Um espetáculo perfeito para fechar uma noite perfeita. Tudo sobre o nome de "pequeno mimo" para quem se gosta.
Veriamos o fim do espetáculo com um café da manhã igualmente perfeito, cheio de morangos e chocolates. Os nossos sabores preferidos.
Ao ouvir isso, um riso bobo se formou na face da garota. Foi como se recebesse um elogio galante ou mesmo um presente singelo. Ela me olhou com uma admiração bonita, que sempre me faz bem e disse de maneira solta. Completamente descomppromissada.
"-Não podia esperar menos de você."
Era essa a frase! Era exatamente essa. Dessa maneira e nessa circunstancias. Para ela a frase não foi importante, creio eu. Provavelmente hoje não se lembre que disse isso. Mas para mim foi tudo.
Após anos fazendo milagres, absurdos e as mais inusitadas peripécias só para trazer a tona um riso ou alguma paz de espirito para alguem que precise eu ouvi oque mais queria. Perfeição é oque se espera de mim.
Claro que meus planos tolos dão errado, eu sempre me atrapalho e muitas vezes fico bravo quando algo acontece sem ter sido previsto... perfeição não pode ser feita por um ser imperfeito. Mas mesmo assim eu sempre quis ouvir algo que elogiasse minha mania de tentar.
Jamais serei perfeito, mas nã desisto de tentar. E parece que de alguma forma, existe alguem no mundo que percebe isso. E parece gostar de ver eu me esforçar.
Eu finalmente ouvi a frase que tantas vezes esperei, parado, olhando no fundo daqueles olhos negros. Mas agora já ouvi fica outra saudade. Saudade dela dizendo a frase. E essa , por erros e mal entendidos, talvez nunca poderei sanar. Mas o perfeito seria poder voltar a ouvir a tal frase, e se é perfeição que eu procuro... sou a pessoa certa para tentar! E nem foi eu que disse isso...

Nenhum comentário: