Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



segunda-feira, 13 de julho de 2009

Tempo




As vezes os segundos passam como etrenidades, as vezes as eternidades é que duram apenas alguns segundos. O tempo é bem mais relativo do que se penssa. Muitas vezes as pessoas vivem longas vidas de 90 ou 100 anos e quando perguntadas em seus ultimos segundos oque foi a sua vida elas acabaram relatando um momento expecifico, os fisicos diram que isso não tem importancia, que o tempo passou da mesma maneira por toda a vida da pessoa. Mas para aquela pessoa existiu um momento de alguns segundos que durou por toda uma vida! E não é só, o tempo tambem tem o dom de modificar as coisas, transforma carinho em amor e amor em ódio. Isso com o simples rodar dos ponteiros. Quantos relacionamentos começaram com amizades desconprometidas e com o tempo se tornaram verdadeiras histórias de amor? E quantos dessas histórias se perderam sobre o mesmo efeito do tempo? Nisso os fisicos quase acertam quando afirmam que o tempo sempre influencia o meio, mas nos seres humanos ele muda o interior da alma, a raiz do sentimento. Muitos são os filósofos e os poetas que já falaram sobre o tempo e eu não pretendo me prolongar falando muito sobre eles, mas sim relatar meu momento eterno. Não mentirei dizendo que tenho apenas um momento eterno, jamais diria isso. Tenho muitos, alguns bons outros ruins. Uns modificados pelo tempo, outros mantidos intactos até hoje! E não importa qual deles é mais antigo ou mais recente. Todos são igualmente eternos, mas falarei de apenas um.
Não sei nem o porque de ter me marcado tanto, mas marcou. E embora não tenha passado tempo algum, praticamente, muitos detalhes se erderam. Um simples abraço. Simples mas muito estranho, devo afirmar. Era noite, e eu estava atrasado. Ouvi que iria ser abandonado mais um vez, a ultima vez. Escutei os motivos, insisti para que não tivesse que ir sozinho, me senti mal por fazer isso. Na hora. Hoje sei que eu me preocupei com um mentira, um desculpa para me afastar. Mas no momento em que disse aquela desculpa, não me afastou. Me abraçou. Um abraço. Serei eternamente incapaz de expressar oque senti naquele abraço. Me apertou forte, pude sentir te peito quente contra o meu, seus batimentos ascelerados. não me soltou por nem por um segundo. Converssamos abraçados até o momento em que meu impaciente amigo disse que já não ia mais esperar. Penssei em ficar, mas não podia. O abraço se desfez com dificuldade. Recebi um beijo meigo, calmo e gostoso. "Amanhã nos vemos?" Respondi que sim. "É bom mesmo." Mais mentiras. Segurou a minha mão e pediu desculpas. E disse queela não deveria se preocupar. Não sabia que estava desculpando-a não por não ir comigo e sim por estar mentindo. Mesmo assim me desculpei. desci a escada, passei pela porta e assim que ela se fechou eu me senti o pior dos homens por deixa-la lá doente e sozinha aquela noite. Ela não estava doente e estava sozinha por decisão própria. Mas mesmo assim oque ficou gravado foi a minha vontade de voltar e cuidar dela. E talvez receber mais um abraço. Um abraço...
Fico pensando se com o passar do tempo essa cena vai continuar assim. Sera que me esquecerei que gostei do abraço? Sera que o tempo pode amargar o gosto do beijo? Noto que cada vez que recordo da história ela tem mais ocorrencias da palavra mentira! Será que vai demorar para que no final da cena eu diga que senti algo de estranho, algo que pudesse predizer oque estava realmente acontecendo? Ou será que eu sempre me lembrarei que queria cuidar da pessoa que mentia para mim? Não posso dizer. Não tenho como prever os efeitos do tempo. Por experiencia, sei que ele age rápido. Até por isso aconselho que se você tem algo a dizer que diga agora. Pois embora seja verdade que frases podem ser ditas a qualquer momento... as vezes pode ser tarde demais. O tempo tem uma caracteristica que ninguem pode negar, ele não volta atrás. Acelera e desacelera, destroi, constroi e modifica, porem jamais volta atrás. Então saiba tratar o tempo com respeito e cuidado. E tenha sempre em mente que ele não vai parar para que você possa tomar tuas decisões. Na duvida faça como eu, de a tuas decisões uma semana. Se algo precisa ser dito, feito ou pensado. Gaste uma semana. é sempre um prazo relatiamente curto... embora as vezes um unico segundo é oque separa o cedo do tarde demais. Oque muda uma "para sempre" por um"jamais".

Nenhum comentário: