Uma tentativa, as vezes um tanto falha, de expressar a vida com palavras.



sábado, 15 de agosto de 2009

Coisa que eu não entendo...

Acordei cedo com o celular tocando, do outro lado da ligação um camarada reclamando do meu atraso. Era um encontro marcado com um representante da organização de concervação ferroviaria do estado, estavamos tendando marcar este encontro a meses. Eu não fui avisado.
Passados alguns segundos de reclamações e explicações, corre da cama, pega roupa vai pro banheiro. Toma banho, escova os dentes... em tempo record fica pronto para sair. Café da manhã? Leite frio com café morno! Estava atrsado. Sai correndo pega o primeiro onibus que passa. Fui pulando de condução em condução!
Cheguei em cima da hora. Entramos no memorial e andamos até a parte mais afsatada do terreno, fechada a visitação. Là, numa velha casa de madeira, um homem de uns 40 anos nos comprimenta com ar sério e nos pede para sentar. Sentamos os 4 em uma mesa redonda e esse cara começou a falar de toda a história ferroviaria nacional. De maneira quase initerrupta e de forma muito rápida. Isso foi das 11:35 até as 16:00, sem parar nem para beber água. O lugar era quente, eu estava morrendo de fome e para piorar de 30 em 30 min uma maria fumaça passava apitando ao lado da casa. Depois do fim da converssa o cara ainda fez questão de nos arrastar para ver algumas locomotivas e carros ferroviarios que ainda necessitavam de restauração. Muitos estavam caindo aso pedaços e alguns não tinham nem mesmo chão!

Fui sair de lá as 18h!!! Isso por que fechava as 17...
Não tem como descrever um passeio mais intediante na minha opinião...
E agora vem a parte que não dá para entender. Eu adorei!
Eu não tinha nada para fazer no sabado, me acordam me avisando que meses de trabalho deram fruto finalmente. Eu fiquei tão empolgado que sai de casa o mais rapido possivel. Nem me preocupei em esquentar o café com leite, quente ou morno eles tem o mesmo gosto! Fiz milagres logisticos ara chegar na hora. Quando pensei que ia ficar num escritório chato por uma ou duas horas, fiquei em uma casa histórica repleta de livros, miniaturas e fotos interresantes. Entretido numa conversa interresantissima que conta partes da história do meu pais que se perderam na ditadura militar. De 30 em 30 minutos passava uma maria fumaça completamente restaurada e funcional que era perfeita, linda e tinha uma apito que me lembrava trem de desenho animado.
Após o final da conversa tinhamos não só sanado nossas duvidas, como feito um amigo e tinhamos gastado horas numa conversa animada e dinamica. Nem vimos as as horas passar.
Na saida o cara incistiu em nos mostrar todo acervo ainda não restaurado da associação.
Locomotivas a vapor gigantescas, locomotivas elétricas recordistas de velocidade, carros de passageiros que já foram verdadeiros hotéis sobre triho, e raridades da engenlharia.
Muitos estavam caindo aso pedaços e alguns não tinham nem mesmo chão! Mas estavam sendo restauradas na velocidade que podiam, pois o governo em nada ajuda a associação.

Foi uma tarde super agradavel e divertida. Escalei locomotivas, entrei em carros ferroviarios pela janela, passei em baixo, em cima por dentro. Parecia criança!
Fui sair de lá as 18h! Isso por que fechava as 17...
São dias assim que me deixam a impressão de ser diferente. Quase todos meus amigos teriam odiado meu dia de hoje, mas eu adorei. Tinha quase tudo que eu gosto... faltou comida, bebida e um linda garotinha... mas longe de mim querer perfeição.
História, engenharia, bom papo e até piadinhas! Sem falar que o acervoque eu vi visitante nenhum pode ver! Os trens que eu visitei, vcs provavelmente jamais iram visitar. E os detalhes que eu vi e pude mecher ninguem nem vai notar!
Eu me divirto com cada coisa que eu não consigo entender... mas por sorte não é preciso entender para gostar!

Nenhum comentário: